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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6060
Tipo: | Tese |
Título: | Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC) na construção de Planos de Ensino Individualizado para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo |
Autor(es): | Acosta, Priscila de Carvalho |
Primeiro Orientador: | Martins, Morgana de Fátima Agostini |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Verônica Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Aline Maira da |
metadata.dc.contributor.referee4: | Nozu, Washington Cesar Shoiti |
Resumo: | O uso de Planos de Ensino Individualizado (PEIs) é preconizado por políticas educacionais e para sua elaboração é necessário o uso de instrumentos avaliativos que levantem as potencialidades e necessidades dos indivíduos. Esse trabalho teve como objetivo construir, organizar e verificar a validade social de um instrumento de avaliação de repertório comportamental de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ou outras condições que geram atraso no desenvolvimento, para uso, prioritariamente, de professores. O trabalho foi composto por três estudos, Estudo 1: objetivou levantar a versão dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs) sobre elaboração e operacionalização de PEIs. Estudo 2: buscou levantar pesquisas sobre o uso de instrumentos de avaliação de repertório comportamental para indivíduos com TEA e/ou atraso no desenvolvimento. O Estudo 3: organizou e construiu o Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC) para crianças pequenas com TEA e verificou sua validade social. O referencial teórico metodológico dessa pesquisa foi a Análise do Comportamento. Para o levantamento dos dados do Estudo 1, foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado em três professoras responsáveis pelo AEE de CEIMs, os principais achados indicam que as professoras costumam elaborar PEIs aos alunos Público-alvo da Educação Especial (PAEE), no entanto, relatam que a ferramenta pouco contribui para sua atuação junto a estes alunos, além disso, as três declaram perceberem a necessidade de fazer uso de instrumentos que possam levantar as necessidades desse público, visto que nenhuma utiliza. Os resultados do Estudo 2 foram levantados por meio de uma pesquisa de revisão sistemática, considerando trabalhos publicados nos últimos cinco anos, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) que tratassem sobre o uso de instrumentos de avaliação de repertório comportamental para indivíduos com TEA e/ou atraso no desenvolvimento. A análise dos trabalhos identificou que somente um se propôs a desenvolver ferramentas de avaliação que pudesse instrumentalizar profissionais da Educação, sendo a elaboração de um instrumento para levantar sinais de risco ao desenvolvimento. A partir do levantamento realizado, tornou-se evidente a importância de pesquisas que investiguem ou propõem ferramentas que subsidiem a elaboração de PEIs e possam ser utilizados por profissionais da Educação. O estudo 3, por sua vez, buscou verificar a validade social do PARC, a partir da avaliação de 11 juízes, profissionais da Educação, que fizeram uso do instrumento para avaliar seus alunos com TEA. A análise das respostas dos juízes indicou, de modo geral, que o PARC contribui para levantar o repertório comportamental das crianças atendidas, foi avaliado como um instrumento fácil de ser compreendido e aplicado, além de ser considerado como uma ferramenta que colabora com o desenvolvimento de PEIs. Foi consenso entre os juízes, a pretensão futura do uso do material elaborado. Pesquisas posteriores podem sondar a adesão do uso do PARC pelos profissionais para a elaboração de PEIs, assim como, a análise dos documentos produzidos e subsidiados pelo instrumento desenvolvido, visando contribuir com a inclusão escolar de alunos PAEE. |
Abstract: | The use of Individualized Teaching Plans (IEPs) is advocated by educational policies and for their elaboration it is necessary to use evaluative instruments that raise the potentialities and needs of individuals. This work aimed to build, organize and verify the social validity of an instrument for evaluating the behavioral repertoire of children with Autism Spectrum Disorderm (ASD) or other conditions that generate developmental delay, for use, primarily, by teachers. The work consisted of three studies, Study 1: aimed to raise the version of the teachers of the Specialized Educational Assistance (SEA) of Municipal Early Childhood Education Centers (MECECs) on the elaboration and operationalization of PEIs. Study 2: sought to raise research on the use of behavioral repertoire assessment instruments for individuals with ASD and/or developmental delay. Study 3: organized and constructed the Behavioral Repertory Assessment Protocol (BRAP) for young children with ASD and raised its social validity. The theoretical and methodological framework of this research was Behavior Analysis. For the survey of data from Study 1, a semi-structured interview script was applied to three teachers responsible for the SEA of MECECs, the main findings indicate that the teachers usually prepare IEPs for Special Education Target Public (SETP) students, however, report that the tool contributes little to their work with them, in addition, the three declare that they perceive the need to make use of instruments that can raise the needs of this public, since none of them use them. The results of Study 2 were raised through a bibliographical review research, surveying works published in the last five years, in the Periodicals Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CIHEP); in the CIHEP Catalog of Theses and Dissertations and in the Digital Library of Theses and Dissertations (DLTD) that dealt with the use of behavioral repertoire assessment instruments for individuals with ASD and/or developmental delay. The analysis of the works identified that only one set out to develop assessment tools that could equip Education professionals, with the creation of an instrument to raise signs of risk to development. From the survey carried out, the importance of research that investigates or proposes tools that support the preparation of IEPs and can be used by education professionals became evident. Study 3, in turn, sought to socially validate the BRAP, based on the evaluation of 11 judges, Education professionals, who used the instrument to evaluate their students with ASD. The analysis of the judges' responses indicated, in general, that the BRAP contributes to raising the behavioral repertoire of the children assisted, it was evaluated as an instrument that is easy to understand and apply, in addition to being considered as a tool that collaborates with the development of IEPs. It was consensus among the judges, the future intention of using the elaborated material. Further research can probe the adherence to the use of BRAP by professionals for the preparation of IEPs, as well as the analysis of documents produced and supported by the instrument developed, aiming to contribute to the school inclusion of SETP students. |
Palavras-chave: | Educação especial Special education Desenvolvimento infantil Child development Instrumento de avaliação Assessment instrument |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | ACOSTA, P.C. Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC) na construção de Planos de Ensino Individualizado para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. 2023. 223 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6060 |
Data do documento: | 2-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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