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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moreira, Bruno Arantespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/8553980695172080pt_BR
dc.contributor.referee1Bornschlegell, Augusto Salomãopt_BR
dc.contributor.referee2Gregolin, Rafael Ferreirapt_BR
dc.creatorFuchs, Maria Fernanda Francischinellipt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1109178657032747pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-15T18:46:39Zpt_BR
dc.date.available2024-12-11pt_BR
dc.date.available2025-04-15T18:46:39Zpt_BR
dc.date.issued2024-11-06pt_BR
dc.identifier.citationFUCHS, M. F. F. Análise da influência de suportes mecânicos no coeficiente de arrasto em um modelo veicular referência: corpo de ahmed. 2024. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6066pt_BR
dc.description.abstractThe study of aerodynamic characteristics in simplified models used as a reference in the automotive industry has been crucial for the development of new designs and technologies in vehicles. In this context, the Ahmed body stands out for being a vehicle prototype that allows the study of complex aerodynamic flows, without the need for a complete vehicle model, reducing costs and analysis time. Despite its simple physical characteristics, several studies further simplify Ahmed's models by removing certain elements, such as the supports at the base of the body, the “stilts”. Although this simplification helps to understand specific aspects of aerodynamic behavior, it can leave aside the reality of how the vehicle interacts with the environment in real conditions. In this context, this study experimentally determined the influence of the mechanical support present at the base of the model on the drag coefficient (CD) for a vehicle prototype, known as the Ahmed body. The tests were conducted in a wind tunnel, where a load cell was integrated internally into the model, allowing more reliable measurements without compromising its original geometry. The results showed that with the presence of mechanical support, the CD ranged from 0.35 to 0.39, with an average of 0.37, and for the absence of mechanical support, the CD ranged from 0.37 to 0.31, with an average of 0.34. The presence of support presented CD values from 4.99% to 13.35% higher than without support, with an average of 9.45%. These values indicated that the simplification of removing the support base distances the model from real traffic conditions and should be performed with cautionen
dc.description.resumoO estudo das características aerodinâmicas em modelos simplificados utilizados como referência na indústria automobilística vem sendo crucial para o desenvolvimento de novos designs e tecnologias em veículos. Neste contexto, o corpo de Ahmed destaca-se por ser um protótipo veicular que permite estudar escoamentos aerodinâmicos complexos, sem a necessidade de um modelo completo de veículo, reduzindo custos e tempo de análise. Apesar de suas características físicas simples, diversos estudos, simplificam ainda mais os modelos de Ahmed, removendo certos elementos, tais como, os suportes na base do corpo, os “stilts”. Embora essa simplificação ajude a entender aspectos específicos do comportamento aerodinâmico, ela pode deixar de lado a realidade de como o veículo interage com o ambiente em condições reais. Neste contexto, este estudo determinou experimentalmente a influência do suporte mecânico presente na base do modelo, no coeficiente de arrasto (CD) para um protótipo veicular, conhecido como corpo de Ahmed. Os ensaios foram conduzidos em um túnel de vento, onde uma célula de carga foi integrada internamente ao modelo, permitindo medições mais confiáveis, sem comprometer sua geometria original. Os resultados mostraram que com a presença de suporte mecânico o CD variou de 0,35 a 0,39, sendo a média de 0,37 e para a ausência de suporte mecânico o CD variou de 0,37 a 0,31, sendo a média de 0,34. A presença de suporte apresentou valores de CD de 4,99% a 13,35 % maiores do que sem o suporte, sendo a média 9,45%. Tais valores indicaram que a simplificação de retirada da base de sustentação afasta o modelo das condições reais de trânsito e que deve ser realizada com cautela.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-15T18:46:39Z No. of bitstreams: 1 MariafernandafrancischinelliFuchs- Embargado.docx.pdf: 49031 bytes, checksum: 3d5111b8abafe18c8bd63b8b867eb459 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-15T18:46:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MariafernandafrancischinelliFuchs- Embargado.docx.pdf: 49031 bytes, checksum: 3d5111b8abafe18c8bd63b8b867eb459 (MD5) Previous issue date: 2024-11-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectAerodynamicsen
dc.subjectCorpo de Ahmedpt_BR
dc.subjectAhmed bodyen
dc.subjectCoeficiente de Arrastopt_BR
dc.subjectDrag coefficienten
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleAnálise da influência de suportes mecânicos no coeficiente de arrasto em um modelo veicular referência: corpo de ahmedpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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