Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6107
Tipo: | Dissertação |
Título: | The seven grandfather teachings: etnografia sobre as tribal colleges/universities estadunidenses |
Autor(es): | Gonçalves, Harryson Júnio Lessa |
Primeiro Orientador: | Landa, Beatriz dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Urquiza, Antônio Hilário Aguilera |
metadata.dc.contributor.referee1: | Dias, Ana Lúcia Braz |
metadata.dc.contributor.referee2: | Colman, Rosa Sebastiana |
Resumo: | Esta dissertação em Antropologia tem como temática central a rede das Tribal Colleges and Universities (TCUs) no sistema educacional dos Estados Unidos. As TCUs são instituições de educação superior destinadas aos nativos estadunidenses e geridas pelas nações/tribos indígenas às quais elas pertencem. O objetivo do trabalho é prover uma conversa sobre potencialidades das tribal colleges/Universities (TCUs) na realização de alinhamento da localização epistêmica de indígenas/nativos estadunidenses com a sua posição de indigeneidade. Para tanto, realizou-se um estudo etnográfico, o qual foram realizadas três visitas àquele país (estados do Michigan e Novo México). O texto foi estruturado em sete capítulos, sendo cada um deles com alusão a um dos sete saberes dos avós (ancestrais anishinabek): Gwekwaadziwin (honestidade), Nbwaakaawin (sabedoria), Debwewin (verdade); Aakwa’ode’ewin (bravura), Mnaadendimowin (respeito), Zaagidwin (amor) e Dbaadendiziwin (humildade). O trabalho apresenta alguns aspectos pedagógicos, históricos e sociais das TCUs que levam o leitor a caracterizar e contextualizar os significados culturais dessas instituições nos Estados Unidos, em especial para as nações indígenas. A forma com que a rede das TCUs se afirma naquele sistema educacional, por meio do American Indian Higher Education Consortium (AIHEC), demonstra uma organização dialogada na luta pela legitimação dessas instituições nos Estados Unidos, bem como o reconhecimento do seu papel naquela sociedade. Até mesmo porque as TCUs se estruturam alicerçadas na organização cultural, social e econômica das próprias nações indígenas de que fazem parte – apesar de ora atravessadas pelo capitalismo com vistas à sua ressignificação (quiçá sua superação). |
Abstract: | This anthropology dissertation focuses on the network of Tribal Colleges and Universities (TCUs) within the United States' educational system. TCUs are institutions of higher education designed for Native Americans and managed by the indigenous nations/tribes to which they belong. The aim of the work is to engage in a conversation about the potentialities of TCUs in aligning the epistemic location of Native Americans with their position of indigeneity. To achieve this, an ethnographic study was conducted based on the experience of a Brazilian university professor and researcher in the United States, seeking (re)knowledge of the structure and organization of TCUs through three visits to the country (in the states of Michigan and New Mexico). The text was structured into seven chapters, each alluding to one of the seven knowledges of the grandparents (ancestors of the Anishinabek): Gwekwaadziwin (honesty), Nbwaakaawin (wisdom), Debwewin (truth); Aakwa’ode’ewin (bravery), Mnaadendimowin (respect), Zaagidwin (love), and Dbaadendiziwin (humility). The work presents some pedagogical, historical, and social aspects of TCUs that lead the reader to characterize and contextualize the cultural meanings of these institutions in the United States, especially for indigenous nations. The way in which the TCUs network asserts itself in the educational system, through the American Indian Higher Education Consortium (AIHEC), demonstrates a dialogic organization in the struggle for the legitimization of these institutions in the United States, as well as the recognition of their role in that society. This is because TCUs are structured based on the cultural, social, and economic organization of the indigenous nations to which they belong—although at times influenced by capitalism with a view to their redefinition (perhaps even their overcoming). |
Palavras-chave: | Faculdades indígenas Indigenous colleges Etnografia Ethnography Educação Americana American education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Antropologia |
Citação: | GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa. The seven grandfather teachings: etnografia sobre as tribal colleges/universities estadunidenses. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6107 |
Data do documento: | 8-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Antropologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HarrysonJunioLessaGonçalves - Embargado.pdf | 50,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.