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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6110
Tipo: | Dissertação |
Título: | Fazer-se uma entre muitas: trajetórias entre mulheres de uma antropóloga guarani |
Autor(es): | Vera, Jacy Caris Duarte |
Primeiro Orientador: | Souza, Lauriene Seraguza Olegário e |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cariaga, Diogenes Egidio |
metadata.dc.contributor.referee2: | Crespe, Aline Castilho |
metadata.dc.contributor.referee3: | Danaga, Amanda Cristina |
Resumo: | A pesquisa “Fazer-se uma entre muitas: trajetórias entre mulheres de uma antropóloga guarani" buscou conhecer um pouco sobre as mulheres de minha própria família e das comunidades Yvykuarusu/Takuaraty e Reserva Pirajuí, do município de Paranhos em Mato Grosso do Sul, com objetivo de conhecer mais e escrever sobre o que elas querem falar pois, muitas vezes ninguém as ouve, coisa que, ultimamente, vem dificultando ainda mais. As novas gerações vêm inovando em muitas situações, sem praticar o ñandereko - modo de viver guarani/kaiowá -, e isso vem dificultando a vida dos jovens e crianças. O diálogo com essas mulheres é para conhecer um pouco mais sobre o modo de vida delas, para ser uma mulher que tenha saúde, para que tenha vida longa e viver bem na sociedade. Também hoje sabemos que temos que batalhar por espaço na sociedade como mulher, como ñandesy, mostrar que temos valor, sim, sabemos que herdamos de nossos antepassados, os saberes que precisam ser mostrados. Hoje em dia aceitamos que fique no papel porque somos procuradas em diversas situações em busca de remédios, quando estão doentes, em especial as mulheres. Durante todo percurso da pesquisa, fui buscar entender porque para a mulher tudo parece ser mais complicado no seu modo de ser: ela menstrua, sangrando todos os meses, carrega filhos nove meses na barriga, sofre muito no parto para fazer nascer, depois de nascer vem a recuperação com a dieta de pós-parto, a amamentação, depois ainda tem que educar, independente do sexo da criança. E, ela carrega consigo que, se tiver uma filha mulher, ainda tem que passar para a filha tudo o que aconteceu com ela durante sua caminhada de vida de mulher e esta tradição tem que ser repetida. Quer que seu ñemoñare (filhas) sigam o mesmo caminho que uma mulher saudável, para ter uma longa vida em sua comunidade e que carregue esses seus saberes consigo mesma. Ela procura saber para repassar seus conhecimentos - reko, rekorã - o passo a passo do processo. Convivendo com elas, ouvindo-as e depois traduzindo para mim, além de eu mesma estar ali vivendo tudo que falaram foi uma sensação indescritível. A pesquisa feita foi com ñe´ẽngatu, guata e ñomongueta – caminhadas na roça, tomando chimarrão com as mulheres, conversas e conselhos que aconteceram entre as mulheres falando como foi a educação e os cuidados antigamente e como são hoje, bem como o que pode estar acontecendo com o passar do tempo com essas novas gerações que não praticam mais o teko marangatu hekovepe, que não tem mais uma vida saudável. |
Abstract: | Ko jeheka ajapo va’ekue há’e pe japo heta ndive kuñakuera reko ojeporekava teko maymava rehe guarani. Oheka oikuaave haguã kuña kuera che ypy kuera voi ha aveí pe tekoha guasupe gua avei herava yvykuarusu/Takuaraty ha avei tekoha Pitajuy opyta ko tekoha karaí kuera mba’eva Paranhospe Mato Grosso de Sul, pe ha’e ikatu haguãicha ojekuaauka há avei ojehecha aguãicha mba’epa pe kuña kuera omombe’use, heta ara ma ohasa há noñehendui gueteri chupe kuera, upe ou há noñepenai, hese kuera. Umi ipyahuva ou heta ombopyahu, há ndoiporuveima pe ñandereko-mba’eichapa jeiko rã guarani/kaiowá-,upe oguãhe ndoiporukatuveima há umi ipyahuva há umi mitã kuera avei. Pe ñomomgueta há’e kuña kuera reheve há’e upearehe mba’eichapa há’e teko há’e rupiete, mba’eichapa pe jeiko ikatu haguãicha oiko tesãi pe, oguereko haguãicha pe tekove puku há jeiko porã haguã opavave ndie. Upe apyytepe avei jaikuaa tekoteve jaikokuaa jahupyty haguaicha kuña aguaicha tendotarã ikatu haguãicha ñañehenduka avei, ñadesy haichaite ojehuka avei ñanemomba’e haguãicha avei, ñande ypykuera oheja va’ekue ikatu haguãicha jachuka avei pe jaikuaava ojechuka va’erã. Ko ará rupi ko ojehejama opyta haguãicha haíharehe ojehekagui opaicha, poha rekapa,hasyva, pe ohekaveva vai há’e kuña kuera. Pe guata ajapohape, aheka aikuaa haguã mba’eguipa kuna kuerape opa mba’e ijetu’yve pe heko rãpe: ha’e huguy heta jasype ha’e huguy, oguereko mitã hyepe orundy jasy, heta oiko asy oguereko hagua me mitã, uperire atu oñepohano há oñeñagareko va’era okuera haguã jey, upei omokambu va’era pe mitã ijehe, upei há’ejeynte oheko mbo’e va’era imemby kuña ha kuimba’erõ há’e voi ojapopava’era. Kuña há’e oguerokakuaa hendie imambyrõ kuña tekoteve hina, tekoteveha hina ombo’e chupe opa mba’e ojechuka va’ekue chupe hekorã pe hekorã oiko aja pukukue oiko aja. Upeicha pe iñemoñare kuera tekoteve ombohasa pe oipyhy va’ekue pe iñemoñare kueragui ikatu haguãicha opavave hesai há oikoparã haguaicha mamo ohohape. Pe oikuaava oheka ombohasa haguãicha ambuepe pe ikaapy, reko, rekorã- pe hekohaichaite. Pe aiko jave hendie kuera ahendu chupe kuera upei ahai cheve kuarã, cheve voi he’i aikuaa hendie kuera aiko hendie kuera upepe há’e pe ñeñandu ndakuaai mba’eicha ahaita ape, avy’a upearehe. Ko jeheka ojehu pe ñe’engatu, guata, ñomongueta, guata kokue harupi, ka’ay harupi kuñakuera ndie, ñe’e porã avei teko porãrã rehe avei he’i yma ve mba’eichapa raka’e pe tekorã há pe teko mbo’e rã’ka’e upe ymave ra’ka’e, ko ara rupi umi ipyahyveva ndojapokatuveima hekoitepe opa mba’e pe teko marangatu hekovepe, há ndoguerekokatuveima pe heko porã hesãirã. |
Palavras-chave: | Mulheres Kaiowa e Guarani Kuña kuéra Kaiowa ha Guarani Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul Antropologia Indígena Antropologia Indígena |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Antropologia |
Citação: | VERA, Jacy Caris Duarte. Fazer-se uma entre muitas: trajetórias entre mulheres de uma antropóloga guarani. 2023. 107 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6110 |
Data do documento: | 19-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Antropologia |
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