Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carvalho, Cláudia Cristina Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8982560843745120pt_BR
dc.contributor.referee1Lutti, Aline Castilho Crespept_BR
dc.contributor.referee2Bitencourt, Silvana Mariapt_BR
dc.creatorSilva, Renata Figueiredopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9913027778382273pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-22T20:13:14Zpt_BR
dc.date.available2025-04-22T20:13:14Zpt_BR
dc.date.issued2024-09-10pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Renata Figueiredo. Maternar na academia: uma etnografia interseccional sobre mulheres-mães nos cursos de pedagogia, educação do campo e engenharia de alimentos da UFGD. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6114pt_BR
dc.description.abstractThe present study is focused on understanding the experiences of motherhood in the context of the Federal University of Grande Dourados/UFGD, with a special look at three Faculties in their respective courses: Pedagogy (FAED), Food Engineering (FAEN) and Rural Education (FAIND). This is qualitative research from a socio-anthropological perspective, based on dense description (Geertz, 1989; 2001), whose main objective is to analyze how women with children aged 4 months to 12 years (black, indigenous, white) , in their different geographies, build their experiences and academic trajectories at UFGD, their difficulties and resistance. Furthermore, based on their experiences, they will be able to see what and how the paternal role has been in the context of the university stay for which the maternal role has been exercised. In this sense, we also seek to verify whether there are, at the institutional level, affirmative actions or permanent higher education policies for undergraduate academic mothers. To this end, we seek to triangulate campus procedures that can support the understanding and interpretation of the phenomena studied, such as: interviews, focus group dynamics - interactions with women-mothers and the institution and analysis of documentation. Our initial hypothesis is that patriarchal structures inside and outside the university particularly affect the progression, development and academic retention of women with daughter(s). In the theoretical framework of feminist studies, postcolonial criticism is woven into the intersectional approaches of class, ethnicity-race, sexuality, generational, gender. The results suggest that there is an urgent need to discuss motherhood as one of the indicators of university dropout and, therefore, there is a need for institutional actions in this regard.en
dc.description.resumoO presente estudo é centrado na compreensão das experiências do maternar no contexto da Universidade Federal de Grande Dourados/UFGD, com especial olhar para três Faculdades em seus respectivos cursos: Pedagogia (FAED), Engenharia de Alimentos (FAEN) e Educação do Campo (FAIND). Trata-se de uma pesquisa qualitativa numa perspectiva de feição sócio antropológico, calçada na descrição densa (Geertz,1989; 2001), cujo, objetivo principal é analisar como as mulheres com crianças de 4 meses a 12 anos (negras, indígenas, brancas), em suas diferentes geografias, constroem suas experiências e trajetórias acadêmicas na UFGD, suas dificuldades e resistências. Além disso, a partir de suas experiências entrever com qual e como tem sido o papel paterno no contexto da permanência universitária para que exerça a maternidade. Neste sentido, também se busca verificar se há, no âmbito institucional, ações afirmativas ou políticas permanentes de educação superior para as acadêmicas-mães da graduação. Para tanto, busca-se a triangulação de procedimentos de campus que possam subsidiar a compreensão e interpretação dos fenômenos estudados, tais como: entrevistas, dinâmicas de grupos focais - interações com mulheres-mães e instituição e análise de documentação. Nossa hipótese inicial é a de que as estruturas patriarcais dentro e fora da universidade afetam particularmente a progressão, o desenvolvimento e a permanência acadêmica das mulheres com filha/o(s). No arcabouço teórico dos estudos feministas crítica pós-colonial tecido nas abordagens interseccionais de classe, etnicidade-raça, sexualidade, geracional, gênero. Os resultados sugerem que há uma necessidade urgente de discutir a maternidade como um dos indicadores da evasão universitária e, portanto, há necessidade de ações institucionais nesse sentido.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-22T20:13:14Z No. of bitstreams: 1 RenataFigueiredoSilva.pdf: 3667708 bytes, checksum: 52bfdc241362174b6f4d04d1a4db9bf4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-22T20:13:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RenataFigueiredoSilva.pdf: 3667708 bytes, checksum: 52bfdc241362174b6f4d04d1a4db9bf4 (MD5) Previous issue date: 2024-09-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectCareen
dc.subjectMaternidadept_BR
dc.subjectMaternityen
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectUniversityen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleMaternar na academia: uma etnografia interseccional sobre mulheres-mães nos cursos de pedagogia, educação do campo e engenharia de alimentos da UFGDpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RenataFigueiredoSilva.pdf3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.