Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6121
Tipo: | Dissertação |
Título: | Aula ao ar livre: uma sequência didática com horta e plantas orgânicas no ensino da geografia |
Autor(es): | Silva, Thiago Balbino da |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Mara Aline |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Campelo Junior, Marcos Vinicius |
metadata.dc.contributor.referee1: | Marinho, Vera Lucia Freitas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Siqueira, José Flávio Rodrigues |
Resumo: | A troca de informações entre o ser humano e o meio que o cerca acontece em diversas vertentes sociais e campos de conhecimento, neste rol se inclui o mundo vegetal. Entre as diversas possibilidades de uso dos vegetais, destacam-se os tratamentos terapêuticos fitoterápicos e a utilização na alimentação da população. Sendo assim, é importante levar para a escola a experiência na produção, execução, cuidados e benefícios da horta para a comunidade, possibilitando às/aos estudantes participarem de todas as etapas de construção de uma horta, em uma perspectiva interdisciplinar. Diante disso, o objetivo geral deste estudo é “analisar uma sequência didática com inclusão de produção de horta suspensa, com pressupostos da Educação Ambiental na disciplina de Geografia em uma escola pública do município de Rondonópolis/MT”. Como objetivos específicos, elencaram-se os seguintes: relacionar as habilidades da BNCC com os pressupostos da Educação Ambiental; desenvolver e aplicar uma sequência didática; avaliar a consolidação da aprendizagem dos estudantes a partir da sequência didática. Trata-se de uma pesquisa ancorada na abordagem qualitativa, na forma de pesquisa ação, que apresenta uma Sequência Didática. As atividades propostas foram desenvolvidas na Escola Estadual José Salmen Hanze, localizada no bairro Vila Salmen, na cidade de Rondonópolis/MT, no ano de 2023, envolvendo duas turmas dos 6º anos do Ensino Fundamental, totalizando 49 alunas/os, com faixa etária entre 10 e 14 anos. Os resultados indicam que a sequência didática propiciou a interdisciplinaridade na escola e a horta - como uma ferramenta pedagógica - auxilia no desenvolvimento de competências e habilidades em conteúdos como responsabilidade ambiental, alimentação saudável, solo, água, plantas, entre outros que incluem as premissas da educação ambiental, responsabilidade ambiental, alimentação saudável entre outros. Além disso, a partir da SD com as turmas, proporcionaram-se diferentes experiências para as/os estudantes, seja pessoal, coletivo e de conhecimento no processo ensino aprendizagem, trazendo-lhes reflexões e maior consciência social e ambiental. |
Abstract: | The exchange of information between human beings and their surroundings takes place in various social areas and fields of knowledge, including the plant world. Among the various possible uses of plants, we highlight therapeutic herbal treatments and their use in people's diets. It is therefore important to bring experience in the production, execution, care and benefits of a vegetable garden to the community, enabling students to take part in all the stages of building a vegetable garden from an interdisciplinary perspective. Given this, the general objective of this study is to "analyze a didactic sequence in the form of a school garden, with the assumptions of Environmental Education in the subject of Geography in a public school in the municipality of Rondonópolis/MT". This research is based on a qualitative approach, in the form of action research, which presents a Didactic Sequence. The proposed activities were developed at the José Salmen Hanze State School, located in the Vila Salmen neighborhood, in the city of Rondonópolis/MT, in the year 2023, involving two 6th grade classes, totaling 49 students, aged between 10 and 14. The results indicate that the didactic sequence promoted interdisciplinarity in the school and the vegetable garden as a pedagogical tool, helps in the development of skills and abilities in contents such as environmental education, environmental responsibility, healthy eating, among others. In addition, the DS with the classes provided different experiences for the students, whether personal, collective or in terms of knowledge in the teaching-learning process, bringing them reflections and greater social and environmental awareness. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Teaching geography Alimentação saudável Teaching sequence Horta na escola Healthy eating |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Geografia |
Citação: | SILVA, Thiago Balbino da. Aula ao ar livre: uma sequência didática com horta e plantas orgânicas no ensino da geografia. 2024. 54 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6121 |
Data do documento: | 6-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ThiagoBalbinodaSilva.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.