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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6125
Tipo: | Tese |
Título: | Atravessar ruas, transpor abismos, descolonizar indivíduos, saberes e poderes: direitos humanos em perspectiva no curso de direito da UEMS/Dourados-MS-(1997- 2019) |
Autor(es): | Alencar, Joaquim Carlos Klein de |
Primeiro Orientador: | Mendes, Luís César Castrillon |
metadata.dc.contributor.referee1: | Baruffi, Helder |
metadata.dc.contributor.referee2: | Perli, Fernando |
metadata.dc.contributor.referee3: | Leite, Eudes Fernando |
metadata.dc.contributor.referee4: | Gonçalves, Carlos Barros |
metadata.dc.contributor.referee5: | Caleiro, Manuel Munhoz |
Resumo: | A presente tese de doutorado investiga, a partir de uma abordagem interdisciplinar, especialmente com referências da História e do Direito, os fatos, as pessoas e instituições que idealizaram e construíram o Curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Dourados, no período entre 1997/2019, cujo objetivo geral é compreender o processo de construção do conhecimento na história do Curso, a partir do seu presente, com foco nos Direitos Humanos numa perspectiva decolonizadora. A investigação aborda, primeiramente, a própria instituição UEMS e o contexto político de Mato Grosso do Sul antes e depois da divisão/criação do Estado, a fim de analisar e compreender as causas que impulsionaram o nascimento da UEMS no formato e nos fins que possui e, consequentemente, os motivos da criação e implantação do curso de Direito estudado, nas suas particularidades e características, formação do corpo docente e o reflexo dessa formação no corpo discente. Analisar-se-á também os projetos pedagógicos no período proposto, especialmente no que se refere ao currículo, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Direito, para então compreender especificamente o Curso de Direito de Dourados, para defender a tese na qual a perspectiva contra hegemônica de Direitos Humanos deve ser inerente à uma proposta de curso com a visão e uma identidade decolonial. Para tanto, além dos estudos bibliográficos, faz-se uso da análise de fontes documentais, como normas, projetos pedagógicos, recortes jornalísticos, atas de reuniões, publicações oficiais, dentre outras, cuja metodologia de escrita é exploratória, qualitativa, crítica e dedutiva. Buscamos, finalmente, entregar conclusões que evidenciem a construção histórica do Curso de Direito de Dourados. |
Abstract: | This doctoral thesis investigates, from an interdisciplinary approach, especially with references from History and Law, the facts, people and institutions that idealized and built the Law Course at the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados Unit, in the period between 1997/2019, whose general objective is to understand the process of construction of knowledge in the history of the Course, from its present, with a focus on Human Rights from a decolonizing perspective. The research addresses, first, the UEMS institution itself and the political context of Mato Grosso do Sul before and after the division/creation of the State, in order to analyze and understand the causes that drove the birth of UEMS in the format and purposes it has and, consequently, the reasons for the creation and implementation of the Law course studied, in its particularities and characteristics, training of the teaching staff and the impact produced on the student body. Past and current pedagogical projects will also be analyzed, especially with regard to the curriculum, the National Curricular Guidelines for Law courses, in order to understand specifically the Dourados Law Course, in order to defend the thesis in which the counter hegemonic perspective of Human Rights must be inherent to a course proposal with a decolonial vision and identity. To this end, in addition to bibliographic studies, the analysis of documentary sources will be used, such as norms, pedagogical projects, journalistic clippings, minutes of meetings, official publications, among others, whose writing methodology is exploratory, qualitative, critical and deductive. Finally, we seek to deliver conclusions that highlight the historical construction of the Dourados Law Course. |
Palavras-chave: | Direitos Humanos Human Rights Decolonialidade Decoloniality Direito Law |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em História |
Citação: | ALENCAR, Joaquim Carlos Klein de. O Museu José Antônio Pereira e as possibilidades de pesquisa histórica sobre a cidade de Campo Grande (MS). 2024. 156 f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6125 |
Data do documento: | 6-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em História |
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