Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Leite, Eudes Fernandopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768513233701906pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fernanda Martins dapt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Luís César Castrillonpt_BR
dc.creatorSilva, Alécio Gonçalves dapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7904380584409854pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-23T20:04:40Zpt_BR
dc.date.available2024-10-30pt_BR
dc.date.available2025-04-23T20:04:40Zpt_BR
dc.date.issued2024-03-22pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Alécio G. O cururu e o siriri entre a margem e o palco: projetos, narrativas e interesses na construção de uma identidade cultural em Mato Grosso no decorrer do século XX. 2024. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6128pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to elucidate how in the state of Mato Grosso the process of establishing a cultural identity resulted from a complex interface between objective and discursive factors, such as language, territory, common history and the creation of regional symbols, all of which , combined with the direct and creative intervention of intellectuals and politicians linked to institutions and the State itself, tasked and challenged with defining a subjective aspect of regional collective memory. In this sense, the singing and dancing manifestations of Cururu and Siriri, typical of popular, rural and marginalized culture, began to be given new meanings, became more dynamic, and throughout the 20th century, through the social, cultural and political ordering of the state and of the country, were seized as symbolic aspects of the imagined community which, in turn, sought to symbolically channel expressiveness of a so-called Mato Grosso tradition and culture. The integrationist projects of the New State (1937-1945) and the Military Dictatorship (1964-1985), as well as the fears generated by the waves of migration, especially from the south, to the state, the territorial and administrative rupture with the division and subsequent creation of the state of Mato Grosso do Sul in 1977, in addition to interests in economic development, led institutions, politicians, intellectuals and cultural producers, mainly from zone Cuiabana, to reflect and commit to the implementation of an effective identity narrative based on the practices of Cururu and Siriri, thus aiming to integrate the people of Mato Grosso in the face of the challenges imposed by contemporary times in a phenomenon whose effects are still reverberating.en
dc.description.resumoA presente pesquisa pretende elucidar como, no estado de Mato Grosso, o processo de constituição de uma identidade cultural teve seu resultado a partir de uma complexa interface entre fatores objetivos e discursivos, tais como língua, território, história comum e criação de símbolos regionais, isso tudo, aliado à intervenção direta e criativa de intelectuais e políticos ligados a instituições e ao próprio Estado, incumbidos e desafiados a definir um aspecto subjetivo da memória coletiva regional. Nesse sentido, as manifestações de canto e dança de Cururu e Siriri, próprias da cultura popular, rural e marginalizada, passaram a ser ressignificadas, se dinamizaram. Ademais, no decorrer do século XX, por meio do ordenamento social, cultural e político do estado e do país, foram apreendidas enquanto aspectos simbólicos da comunidade imaginada que, por sua vez, buscava canalizar simbolicamente expressividades de uma dita tradição e cultura mato-grossense. Os projetos integracionistas do Estado Novo (1937-1945) e da Ditadura Militar (1964-1985), bem como os temores gerados pelas levas de migração, especialmente sulista, para o estado, a ruptura territorial e administrativa com a divisão e subsequente criação do estado de Mato Grosso do Sul em 1977, além de interesses de desenvolvimento econômico levaram instituições, políticos, intelectuais e os produtores culturais, principalmente da Baixada Cuiabana, a refletirem e a se empenharem na concretização de uma narrativa identitária efetiva tendo por base as manifestações de Cururu e Siriri, objetivando assim a integração dos mato-grossenses frente aos desafios impostos pela contemporaneidade em um fenômeno cujos efeitos ainda se reverberam.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-23T20:04:40Z No. of bitstreams: 1 AlécioGonçalvesdaSilva.pdf: 1250771 bytes, checksum: 293b792d88ce51814f26b5453a5896e2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-23T20:04:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlécioGonçalvesdaSilva.pdf: 1250771 bytes, checksum: 293b792d88ce51814f26b5453a5896e2 (MD5) Previous issue date: 2024-03-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCururupt_BR
dc.subjectCururuen
dc.subjectSiriript_BR
dc.subjectSiririen
dc.subjectIdentidade cultural Mato-Grossensept_BR
dc.subjectMato Grosso cultural identityen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO cururu e o siriri entre a margem e o palco: projetos, narrativas e interesses na construção de uma identidade cultural em Mato Grosso no decorrer do século xxpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlécioGonçalvesdaSilva.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.