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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6129
Tipo: | Tese |
Título: | Achegas para uma história do audiovisual autoral dos povos indígenas de MS: a etno-historiofotia nos filmes da Ascuri – Associação Cultural dos Realizadores Indígenas |
Autor(es): | Corrêa, Miguel Angelo |
Primeiro Orientador: | Langer, Protásio Paulo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Levi Marques |
metadata.dc.contributor.referee2: | Perli, Fernando |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Luciana de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Galhegos, Guilherme |
Resumo: | Busco nesta tese demonstrar que em filmes do coletivo Associação Cultural dos Realizadores Indígenas de MS - ASCURI existe uma historiofotia alternativa à conceituada por Hayden White e Robert Rosenstone que, pretendo, seja alcunhada pela noção de “etno-historiofotia”. Uma sondagem bibliográfica preliminar realizada desde antes do contato sugeriu que existiram e existem poucos historiadores ameríndios e pouca historiografia produzida por indígenas, porém, principalmente os trabalhos de Serge Gruzinski, Sanjay Seth e Michel Rolph Trouillot, permitiram a indução de que os ameríndios quase sempre manifestaram sua historicidade que, em geral, permaneceu sem visibilidade. No tempo presente, esta historicidade tornou-se explícita por meios e modos diversos, mormente os relacionados ao audiovisual. Defendo que, não obstante as situações históricas desfavoráveis pelas quais têm passado ao longo dos séculos, parte das etnias do sul de MS têm aprimorado a sua produção e a divulgação de conhecimentos e saberes e, através de uma abordagem de história do tempo presente, demonstro que membros dos povos guarani, terena e kaiowá têm desenvolvido inúmeras iniciativas para assumir palpável protagonismo não somente em sua história, mas também em certa produção historiográfica a seu respeito, realizando diversificada produção audiovisual autoral, plena de historicidade, com indícios de importante e inédita historiofotia não canônica. Os seguintes filmes do coletivo são referenciados: “Jepea’yta – A lenha principal”, “Yvy reñoi, semente da terra”, e “Ta`anga ymã - imagens nunca morrem”. Também desenvolvo considerações sobre as relações entre cinema, audiovisual, história e os povos indígenas e apresento um painel com os principais videastas e coletivos indígenas mato-grossenses-do-sul. |
Abstract: | In this thesis, I seek to demonstrate that in films by the collective Cultural Association of Indigenous Filmmakers from Mato Grosso do Sul, Brasil - ASCURI there is an alternative historiophoty to that conceptualized by Hayden White and Robert Rosenstone, which, I intend, will come to be known by the notion of “ethnohistoriophoty”. A preliminary bibliographic survey carried out since before contact suggested that there were and are few Amerindian historians and little historiography produced by indigenous people, however, mainly the works of Serge Gruzinski, Sanjay Seth and Michel-Rolph Trouillot, allowed the induction that the indigenous peoples almost always expressed their historicities that, in general, remained without visibility. In the present time, these historiographies has become explicit through different means and ways, especially those related to audiovisual. I argue that, despite the unfavorable historical situations they have experienced over the centuries, part of the ethnic groups in the south of MS have improved the production and the dissemination of their knowledge and, through a present-day history approach, I demonstrate that members of the Guarani, Terena and Kaiowá peoples have developed numerous initiatives to assume a palpable role not only in their history, but also in certain historiographical production about them, carrying out diverse authorial audiovisual production, full of historicity, with signs of important and unprecedented historiophoty non-canonical. The following films by the collective are referenced: “Jepea’yta – The main firewood”, “Yvy reñoi, seed of the earth”, and “Ta`anga ymã - images never die”. Considerations are also made regarding the relationships between cinema, audiovisual, history and indigenous peoples and a panel is presented with the main video artists and collectives from Mato Grosso do Sul. |
Palavras-chave: | Audiovisual Audiovisual Cinema Cinema Historiofotia Historiophoty |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em História |
Citação: | CORRÊA, Miguel Angelo. Achegas para uma história do audiovisual autoral dos povos indígenas de MS: a etno-historiofotia nos filmes da Ascuri – Associação Cultural dos Realizadores Indígenas. 2023. 321 f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6129 |
Data do documento: | 15-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em História |
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