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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fernandes, Célia Regina Delácio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4978877013343192pt_BR
dc.creatorCordeiro, Maisa Barbosa da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2436691879344613pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-16T13:40:08Z-
dc.date.available2019-04-16T13:40:08Z-
dc.date.issued2013-04-08-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Maisa Barbosa da Silva. Leitura, literatura, biblioteca e políticas públicas: um estudo de caso em Dourados/MS. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/612-
dc.description.abstractThis research investigates the knowledge of the works sent by the National School Library (PNBE), by the mediators in literary reading, as well as how the program interferes with the practice in the literature by means of statements obtained for mediators and students in a case study in a public school in Dourados/MS. The PNBE is a government program of distribution of literary collections and materials to support public schools, established in 1997. Since its genesis, it is mainly responsible for sending the literary for school libraries. However, based on the premise that the distribution of collections is not enough to form literary readers, this study seeks to determine if the works sent by PNBE are used in the practice of literary reading, as well as knowledge on the part of mediators, of programs sent for him. The methodology is based on the case study, which investigates in depth the problems it proposes. In judging the fundamental role of the library, it is also necessary to observe the environment and its conditions for the formation of the readers. With this, we intend to contribute to the dissemination of PNBE their reach in the school environment and the performance of public policies for the training of readers, through questions that seek to know the school practices with literary book. This research offers this possibility, from the speeches of their own mediators and students. The relevance of academic research is to investigate some problems about the mode of action of public policies of literature. When contemplating an important question for the effectiveness of education quality, the subject has also social relevance.en
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga o conhecimento, por parte dos mediadores em leitura literária, das obras enviadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), bem como o modo com que interfere nas práticas escolares com a literatura, por meio das declarações de mediadores e alunos obtidas em um estudo de caso em uma escola pública de Dourados/MS. O PNBE é um programa federal de distribuição de acervos literários e materiais de apoio às escolas públicas, instituído em 1997. Desde a sua gênese, é o principal responsável pelo envio de obras literárias às bibliotecas escolares. No entanto, ao partir da premissa de que a distribuição de acervos não é suficiente para formar leitores literários, este estudo busca investigar se as obras enviadas pelo PNBE são utilizadas nas práticas de leitura literária; além disso, verificar o conhecimento, por parte dos mediadores, acerca do programa e das obras por ele enviadas. A metodologia fundamenta-se no estudo de caso, que se aprofunda na problemática a que se propõe. Ao julgar fundamental o papel da biblioteca, faz-se necessário, ainda, a observação do ambiente e suas condições para a formação dos leitores. Com isso, pretende-se contribuir para a divulgação do PNBE, de seu alcance no ambiente escolar e da atuação das políticas públicas para a formação de leitores, por meio de questões que buscam conhecer as práticas escolares com o livro literário. Esta pesquisa oferece esta possibilidade, a partir dos discursos dos próprios mediadores e alunos. A relevância acadêmica da pesquisa está na investigação de algumas problemáticas concernentes a atuação das políticas públicas de fomento à literatura. Ao contemplar uma questão indispensável para a efetivação da educação de qualidade, a temática possui, igualmente, relevância social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-16T13:40:08Z No. of bitstreams: 1 MaisaBarbaosadaSilvaCordeiro.pdf: 1114840 bytes, checksum: c7360d3ba4241596d22c38597db3a7e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-16T13:40:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MaisaBarbaosadaSilvaCordeiro.pdf: 1114840 bytes, checksum: c7360d3ba4241596d22c38597db3a7e5 (MD5) Previous issue date: 2013-04-08en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policyen
dc.subjectPrograma Nacional Biblioteca da Escolapt_BR
dc.subjectDourados (Mato Grosso do Sul)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleLeitura, literatura, biblioteca e políticas públicas: um estudo de caso em Dourados/MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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