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Tipo: Dissertação
Título: Ensino de história e os estudos decoloniais: a representação das mulheres negras nos livros didáticos de história (PNLD 2020 - 7º. ano)
Autor(es): Souza, Carla Maria Monteiro de
Primeiro Orientador: Pinto, Adriana Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Tedeschi, Losandro
metadata.dc.contributor.referee2: Diallo, Cintia
Resumo: A presente pesquisa objetiva o estudo de livros didáticos buscando perceber as sujeitas históricas mulheres negras, que são qualificadas nos conteúdos do ensino de história nos anos fundamentais. Consideramos essa abordagem significativa, a partir da perspectiva da história das mulheres e de uma abordagem da escrita da história em uma nuance que dialoga com o pensamento decolonial, ou seja, a investigação busca perceber, identificar, mapear e analisar, quais as representações sobre mulheres negras são construídas nestes materiais didáticos, e a partir de quais vieses históricos. Para tanto selecionamos os livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental, aprovados no PNLD de 2020-2023, por entender que existe uma urgência em sanar algumas problemáticas no que se refere às representações históricas encontradas/ausentes neste material. Ressalta-se, ainda, que neste momento é possível fazer os recortes temáticos referentes a história do Brasil colonial, que envolvem diretamente os povos negros. As abordagens encontradas em boa parte dos livros são apresentadas dentro da ótica do europeu colonizador. As representações dos corpos dissidentes, como por exemplo dos povos negros e indígenas, são abordadas como pano de fundo, em boa medida, em lugares de subalternidade e de modo objetificado. Com isso, entendemos que se faz necessário compreender os paradigmas da história única, validar outros fatos históricos que ressaltem as narrativas históricas do/sobre o povo negro, dando maior destaque a história das mulheres negras. Para efetivar a pesquisa proposta, partimos da análise documental dos livros de história do 7º. ano, a partir de uma metodologia que prevê o exame de capa a capa, em diálogo com as normativas que estabelecem os conteúdos escolares.
Abstract: The present research aims to study textbooks seeking to understand the historical subjects of black women, who are qualified in the contents of history teaching in the elementary years. We consider this approach significant, from the perspective of women's history and an approach to writing history in a nuance that dialogues with decolonial thinking, that is, the investigation seeks to understand, identify, map and analyze, what are the representations about women are constructed in these teaching materials, and based on which historical biases. To this end, we selected textbooks for the 7th year of elementary school, approved by the PNLD from 2020-2023, as we understand that there is an urgency to resolve some issues regarding the historical representations found/absent in this material. It is also important to highlight that at this time it is possible to make thematic cuts relating to the history of colonial Brazil, which directly involve black people. The approaches found in most of the books are presented from the perspective of the European colonizer. The representations of dissident bodies, such as black and indigenous peoples, are approached as a backdrop, to a large extent, in places of subalternity and in an objectified way. With this, we understand that it is necessary to understand the paradigms of single history, validate other historical facts that highlight the historical narratives of/about black people, giving greater prominence to the history of black women. To carry out the proposed research, we started with the documentary analysis of the 7th grade history books. year, based on a methodology that provides for the exam from cover to cover, in dialogue with the regulations that establish school content.
Palavras-chave: Livros didáticos de história
History textbooks
Ensino de história
History teaching
Mulheres negras
Black women
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em História
Citação: SOUZA, Carla Maria Monteiro de. Ensino de história e os estudos decoloniais: a representação das mulheres negras nos livros didáticos de história (PNLD 2020 - 7º. ano). 2024. 155 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6131
Data do documento: 31-Out-2024
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