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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6132
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Perli, Fernando | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0107910584657762 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bello, Robson Scarassati | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Coelho, Fabiano | pt_BR |
dc.creator | Souza, Rubens Magrini de | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9995696724119290 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-23T21:52:17Z | pt_BR |
dc.date.available | 2025-02-04 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-04-23T21:52:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-12-22 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUZA, Rubens M. Circuito aberto em revista: representações de videogames na supergamepower (1994 – 2001). 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6132 | pt_BR |
dc.description.abstract | Videogames have occupied a prominent space in contemporary society, constituting a lucrative industry and significant cultural elements. Among the various products emerging from the relevance of videogames are specialized magazines, which had widespread circulation in brazilian territory, especially in the 1990s. This research seeks to trace a historical overview that allows observing the technological evolutions of videogames and their growing social relevance to the point of being featured in specialized magazines, specifically SuperGamePower during the period it was published by Nova Cultural between 1994 and 2001. The study aims to understand how representations of electronic games are portrayed in the magazine, especially in its "Circuito Aberto" section. The SuperGamePower magazine is also analyzed through the lens of the convergence culture concept, aiming to visualize the technological innovations that videogames underwent during the studied period through the pages of the magazines. | en |
dc.description.resumo | Os videogames têm ocupado um espaço proeminente na sociedade contemporânea, constituindo uma indústria lucrativa e elementos culturais marcantes. Dentre os vários produtos que surgem através da relevância dos videogames, estão as revistas especializadas, que tiveram grande difusão em território brasileiro sobretudo na década de 1990. Esta pesquisa busca traçar um panorama histórico que permita observar as evoluções tecnológicas dos videogames e sua crescente relevância social ao ponto de figurarem como objeto de revistas especializadas, em específico a SuperGamePower no período em que foi publicada pela editora Nova Cultural, entre os anos de 1994 e 2001, para, assim, estudar como se dão as representações dos jogos eletrônicos na revista, em especial em sua seção Circuito Aberto. A revista SuperGamePower é analisada, também, através da ótica do conceito de cultura da convergência, buscando visualizar na revista as inovações tecnológicas pelas quais os videogames passaram no período estudado. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-23T21:52:17Z No. of bitstreams: 1 RubensMagrinideSouza.pdf: 4137591 bytes, checksum: e43f19c335193e65663a710a5562485b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-23T21:52:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RubensMagrinideSouza.pdf: 4137591 bytes, checksum: e43f19c335193e65663a710a5562485b (MD5) Previous issue date: 2023-12-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Representações | pt_BR |
dc.subject | Representations | en |
dc.subject | História dos videogames | pt_BR |
dc.subject | History of videogames | en |
dc.subject | História da mídia | pt_BR |
dc.subject | History of media | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Circuito aberto em revista: representações de videogames na supergamepower (1994 – 2001) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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RubensMagrinideSouza.pdf | 4,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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