Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6168
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma sequência didática em foco: o gênero resumo acadêmico |
Autor(es): | Silva, Cristóvão Augusto Lima |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Adair vieira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Góis, Marcos Lúcio de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Andréa Ramos de |
Resumo: | A pesquisa se situa no campo da Linguística Aplicada e fundamenta-se no Interacionismo Sociodiscursivo, com o objetivo geral de prescrutar uma sequência didática (SD) do gênero resumo acadêmico, acerca da distribuição das capacidades de linguagem: capacidade de ação, capacidade discursiva e capacidade linguístico-discursiva. Os objetivos específicos são: 1. Identificar quais capacidades de linguagem subjazem às atividades propostas na sequência didática do gênero resumo acadêmico; 2. propor atividades complementares à sequência didática do gênero resumo acadêmico. A partir dos objetivos específicos, buscamos responder as seguintes perguntas de pesquisa: Quais capacidades de linguagem subjazem às atividades propostas na sequência didática do gênero resumo acadêmico? Quais atividades podem ser propostas para complementar a sequência didática do gênero resumo acadêmico? Para tal, utilizamos da metodologia da pesquisa documental, como tipo de pesquisa focada na análise de dados provenientes de documentos e, com isso, objetiva a extração de informações neles contidas para a compreensão de determinado fenômeno. O corpus da pesquisa está constituído pela sequência didática do gênero resumo acadêmico produzida por Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004). Como resultados, observamos que a SD: a) contribui para o desenvolvimento das capacidades de linguagem daqueles que a ela recorrem; b) favorece o desenvolvimento da autonomia do aprendiz na aprendizagem, manipulação, domínio e adequação do gênero resumo acadêmico nas diversas situações comunicativas; c) requer uma atualização/acréscimo de propostas de atividades para uma melhor aprendizagem dos estudantes. Por fim, compreendemos que as capacidades de linguagem supracitadas são categorias imprescindíveis para a elaboração e análise de materiais didáticos. |
Abstract: | The research is situated in the field of Applied Linguistics and is based on Sociodiscursive Interactionism, with the general objective of prescribing a didactic sequence (SD) of the academic abstract genre, about the distribution of language skills: capacity for action, discursive capacity and linguistic-discursive capacity. The specific objectives are: 1. to identify which language capacities underlie the activities proposed in the didactic sequence of the academic abstract; 2. to propose complementary activities to the didactic sequence of the academic abstract. From the specific objectives, we seek to answer the following research questions: Which language skills underlie the activities proposed in the didactic sequence of the academic summary genre? Which activities can be proposed to complement the didactic sequence of the academic abstract? To this end, we used the methodology of documentary research, as a type of research focused on the analysis of data from documents and, thus, aims to extract information contained therein for the understanding of a particular phenomenon. The corpus of the research is constituted by the didactic sequence of the academic abstract genre produced by Machado, Lousada and Abreu-Tardelli (2004). As results, we observed that the SD: a) contributes to the development of language skills of those who use it; b) favors the development of learner's autonomy in learning, manipulation, mastery and adequacy of the academic abstract genre to several communicative situations; c) requires an updating/addition of activity proposals for a better learning of the students. Finally, we understand that the aforementioned language abilities are essential categories for the development and analysis of teaching materials. |
Palavras-chave: | Interacionismo sóciodiscursivo Sociodiscursive interactionism Sequência didática Didactic sequence Resumo acadêmico Academic abstract |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Comunicação, Artes e Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Letras |
Citação: | SILVA, C. A. L. Uma sequência didática em foco: o gênero resumo acadêmico. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6168 |
Data do documento: | 30-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CristovãoAugustoLimaSilva.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.