Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Edilaine Buinpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5566353304529422pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Saparas, Marcelopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9518476520187106pt_BR
dc.contributor.referee1Budny, Rosanapt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Adair Vieirapt_BR
dc.contributor.referee3Figueiredo, Carlos Vinícius da Silvapt_BR
dc.creatorSato, Sidney Kazuyukipt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3317015060932367pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-29T17:55:26Zpt_BR
dc.date.available2023-06-06pt_BR
dc.date.available2025-04-29T17:55:26Zpt_BR
dc.date.issued2023-04-12pt_BR
dc.identifier.citationSATO, S.K. Livros importados de língua inglesa usados por alunos brasileiros: princípios condizentes com a base nacional comum curricular (BNCC) e o uso do inglês como língua franca (ILF)?. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6178pt_BR
dc.description.abstracthe teaching of the English language in Brazil has traditionally followed the North American and/or British learning culture patterns. As of 2017, the National Common Curricular Base (NCCB) was approved to guide Brazilian basic education and, in the case of the English language, its teaching must follow the teaching of English as a lingua franca approach. It is important that the teaching materials consider inter and multicultural aspects during the language teaching and learning process. This research aimed to investigate the occurrence of concepts inherent to the National Common Curricular Base (NCCB) and the use of English as a lingua franca in imported textbooks. The national cultural representations and those of other nations in images, texts and audios were examined, as well as the adequacy of these materials for Brazilian basic education students, with reference to the NCCB in two imported textbooks for teaching the English language. A documentary research was carried out in such books, one for beginners and the other for advanced learners, with scientific content analysis through a qualitative approach. For data triangulation, the document referring to the NCCB, scientific papers and books were used to corroborate the information obtained. In summary, the results of the analyzes showed that the textual production and discursive activities meet the guidelines established in the NCCB and aspects of the use of English as a lingua franca for English language classes for Brazilian students in basic education. However, Brazilian cultural aspects were not considered in the analyzed materials, and sociocultural representations of countries that created the English language standards were observed, with emphasis on the United States of America. Discussions about interculturality were present, mainly in discursive and reading activities, however, superficially considering the didactic activities proposed in the books. In conclusion, the books in question, in view of the established objectives, are partially adequate for the Brazilian student, considering the ELF approach. Nevertheless, these didactic materials can be perfectly customized by the teacher to meet the Brazilian reality, and not just the NCBB and the Brazilian basic education students, mainly public education.en
dc.description.resumoO ensino da língua inglesa no Brasil tradicionalmente sempre seguiu os moldes de uma cultura de aprendizagem norte-americana e ou britânica. A partir de 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada para nortear o ensino básico brasileiro e, no caso da língua inglesa, seu ensino deve adotar a abordagem inglês como língua franca. Neste sentido, é importante que os materiais didáticos considerem aspectos inter e multiculturais durante o processo de ensino e aprendizagem da língua. Esta pesquisa objetivou investigar a ocorrência de conceitos inerentes à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao uso do inglês como língua franca em livros didáticos importados. Foram avaliadas as representações culturais nacionais e de outras nações em imagens, textos e áudios e a adequação destes materiais para alunos do ensino básico brasileiro tendo como referência a BNCC em dois livros didáticos importados para o ensino da língua inglesa. Realizou-se uma pesquisa do tipo documental nos referidos livros, um para turmas iniciantes e outro para turmas avançadas, com análise científica de conteúdo por meio de um viés qualitativo. Para a triangulação dos dados, foram utilizados o documento referente à BNCC, artigos científicos e livros para a corroboração das informações obtidas. De forma resumida, os resultados das análises mostraram que a produção textual e as atividades discursivas vão de encontro às diretrizes estabelecidas na BNCC e a aspectos do uso do inglês como língua franca para as aulas de língua inglesa para estudantes brasileiros do ensino básico. Entretanto, aspectos culturais brasileiros não foram contemplados nos materiais analisados e observaram-se representações socioculturais de países criadores das normas da língua inglesa, destacando-se os Estados Unidos da América. As discussões sobre interculturalidade se fizeram presentes, principalmente nas atividades discursivas e de leitura, entretanto, de maneira superficial considerando as atividades didáticas propostas nos livros. Conclui-se que os livros em questão, frente aos objetivos estabelecidos estão parcialmente adequados para o estudante brasileiro considerando o viés do ILF. No entanto, estes materiais didáticos podem ser perfeitamente customizados pelo professor para atender a realidade brasileira, e não apenas a BNCC e os alunos do ensino básico brasileiro, principalmente o ensino público.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-29T17:55:26Z No. of bitstreams: 1 SidneyKazuyukiSato.pdf: 1635567 bytes, checksum: a1d46808c79b85655ff88c3984943001 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-29T17:55:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SidneyKazuyukiSato.pdf: 1635567 bytes, checksum: a1d46808c79b85655ff88c3984943001 (MD5) Previous issue date: 2023-04-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivros didáticos importados de língua inglesapt_BR
dc.subjectImported English language textbooksen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectNational Common Curriculum Baseen
dc.subjectInglês como Língua Francapt_BR
dc.subjectEnglish as a Lingua Francaen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleLivros importados de língua inglesa usados por alunos brasileiros: princípios condizentes com a base nacional comum curricular (BNCC) e o uso do inglês como língua franca (ILF)?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SidneyKazuyukiSato.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.