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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Andérbio Márcio Silvspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq/9593565168451258pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Thayse Figueirapt_BR
dc.contributor.referee2Troquez, Marta Coelho Castropt_BR
dc.creatorAlmeida, Heliodoro dept_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7908854375706270pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-29T19:10:49Zpt_BR
dc.date.available2024-08-05pt_BR
dc.date.available2025-04-29T19:10:49Zpt_BR
dc.date.issued2024-04-01pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Heliodoro de. Múltiplas violências em O Peso do Pássaro Morto, de Aline Bei. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6186pt_BR
dc.description.abstractEl principal objetivo de esta investigación es realizar una descripcíon de como se viene dando la enseñanza de la lengua materna em los últimos años de la Enseñanza Básica en una escuela indígena de la Reserva Te’yikue, ubicada en el município de Caarapo-MS. Se trata de um estúdio etnográfico en un ambiente escolar.Para trazar un panorama de la realidad de la enseãnza, se consideró la programación del currículo docente, en cuanto a los contenidos y su serialización; la forma en que ocurre la enseñanza, considerando el papel del docente en el proceso de enseñanza aprendizaje; el estudio reflexivo de la realidad sociolinguística del área investigada y el impacto de esta realidad y como se produce la reflexión linguística en torno a los fenómenos que conciernen al funcionamento del linguaje. Los procedimientos metodológicos adoptados para la realización fueran: lectura, análisis e interpretación del Proyecto Político Pedagógico de la escuela; Diario de campo, entrevistas con estudiantes, profesores; análisis del Diario de Clase registrado en el sistema e-cidade; y acompañamiento de profesores indígenas realizando estudios en las horas actividades colectivas y actividades de acuerdo a la organización de horarios y calendario escolar con el fin de comprender las prácticas docentes y su desarrollo metodológico. Con este estudio, buscamos tener un panorama de la enseñanza de la lengua materna, que ayude en las discusiones sobre el avance de la calidad de la Educación Escolar Indígena en la realidad investigada.es
dc.description.resumoO principal objetivo desta pesquisa é realizar uma descrição de como vem se dando o ensino de língua materna nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola indígena da Reserva Te’ýikue, localizada no município de Caarapó-MS. Trata-se de um estudo etnográfico em ambiente escolar. Para traçar um panorama da realidade do ensino foram considerados a programação curricular de ensino, em termos de conteúdos e a sua serialização; a forma como o ensino acontece, tendo em vista o papel do docente no processo de ensino-aprendizagem; o estudo reflexivo da realidade sociolinguística da área pesquisada e o impacto dessa realidade no ensino; e como se dá a reflexão linguística em torno de fenômenos que dizem respeito à forma de funcionamento da língua. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização da pesquisa foram leitura, análise e interpretação do Projeto Político Pedagógico da escola; diário de campo, entrevistas com estudantes, professores; análise do Diário de Classe dos docentes registrados no sistema e-cidade; e acompanhamento de docentes indígenas realizando estudo nas horas atividades coletivas e nas horas atividades conforme a organização dos horários e calendário escolar para poder compreender as práticas de ensino e seus desenvolvimentos metodológicos. Com este estudo buscou-se ter uma visão do ensino da língua materna, o que auxiliará nas discussões sobre o avanço da qualidade da Educação Escolar Indígena na realidade pesquisada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-29T19:10:49Z No. of bitstreams: 1 HelidorodeAlmeida.pdf: 1048523 bytes, checksum: c5f8a990c9d22bc69b867e50caab2ab2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-29T19:10:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HelidorodeAlmeida.pdf: 1048523 bytes, checksum: c5f8a990c9d22bc69b867e50caab2ab2 (MD5) Previous issue date: 2024-04-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de língua maternapt_BR
dc.subjectEnseñanza de la lengua maternaes
dc.subjectPovos Guarani e kaiowápt_BR
dc.subjectPueblos Guaraní y Kaiowáes
dc.subjectReserva Indígena Te’yikuept_BR
dc.subjectResguardo Indígena Te’yikuees
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA língua materna nos anos finais do ensino fundamental na reserva indígena Te’ýikue/MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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