Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6194
Tipo: | Dissertação |
Título: | Narrativas sobre a alfabetização e letramento por mulheres fronteiriças: relatos de uma professora e sua ex-aluna |
Autor(es): | Souza, Silvia Antônia de |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Edilaine Buin |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Charlene Bezerra dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Guimaraes, Thayse Figueira |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema central as narrativas sobre alfabetização e letramento de uma ex-aluna, falante do guarani, e de sua professora, falante do português, alfabetizadora, em uma escola fronteiriça entre Brasil – Paraguai. O objetivo é apresentar, por meio de trechos significativos de narrativas de memórias autobiográficas, as experiências vivenciadas no contexto de aprendizagem de língua portuguesa por Yasmine, a ex-aluna, e de sua professora, Silvinha, também autora desta dissertação, buscando organizar e interpretar os episódios linguísticos relevantes dessas narrativas em um cenário de escola que, embora inserida em um contexto fronteiriço multilíngue, sustenta-se em um direcionamento pedagógico monolíngue em Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, construída por narrativas de memórias autobiográficas. Busca-se relacionar elementos das narrativas vivenciadas por duas mulheres, que, no passado, assumiram o papel de professora e de estudante. Elas se reencontram e em diálogo sobre questões relacionadas à alfabetização, recordam episódios do processo de Yasmine, de aquisição do português, sua segunda língua. Os episódios trazidos datam o ano de 1999, que correspondem a fase das vivências no 1º ano do ensino fundamental em escola brasileira situada no contexto de fronteira seca. As narrativas que se construíram no reencontro foram registradas pela professora-pesquisadora por meio de gravações de áudios e escrita de relatos autobiográficos por meio das narrativas que produzem sobre si, as experiências pelas quais passaram, dotando a própria trajetória profissional. O corpus desta investigação foi gerado mediante conversas realizadas pela pesquisadora, a ex-aluna e sua mãe, dona Glória, em contexto fronteiriço. As entrevistas semiestruturadas com as participantes da pesquisa permitiram resgatar episódios relevantes para refletir sobre questões que extrapolam as duas personagens em foco e se relacionam com outros tantos sujeitos que precisam, no momento atual, superar barreiras linguísticas e culturais no ambiente de ensino. O trabalho possibilitou a reflexão sobre o quanto e como a falta de aceitação da língua materna pode levar a situações desconfortáveis e muito desfavoráveis para a aprendizagem. O trabalho chama a atenção para a importância da promoção e do respeito por diferentes línguas e culturas, o que depende do apoio da escola, das famílias e da comunidade, essencial para criar ambientes educacionais enriquecedores, onde cada estudante possa prosperar e contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva. |
Abstract: | Esta investigación tiene como tema central las narrativas sobre alfabetización y alfabetización de una ex alumna, de habla guaraní, y su maestra, de habla portuguesa, alfabetizadora, en una escuela en la frontera entre Brasil y Paraguay. El objetivo es presentar, a través de extractos significativos de narrativas autobiográficas, las experiencias vividas en el contexto del aprendizaje del portugués por Yasmine, la ex alumna, y su profesora, Silvinha, también autora de esta disertación, buscando organizar e interpretar los episodios lingüísticos relevantes. de estas narrativas en un entorno escolar que, aunque inserto en un contexto fronterizo multilingüe, se basa en un enfoque pedagógico monolingüe en portugués. Se trata de una investigación cualitativa, construida a partir de narrativas de recuerdos autobiográficos. El objetivo es relacionar elementos de las narrativas vividas por dos mujeres que, en el pasado, asumieron los roles de profesora y alumna. Se reencuentran y, en un diálogo sobre temas relacionados con la alfabetización, recuerdan episodios del proceso de adquisición por parte de Yasmine del portugués, su segunda lengua. Los episodios traídos datan de 1999, que corresponden a la fase de experiencias en el 1º año de la escuela primaria en una escuela brasileña ubicada en el contexto de la frontera seca. Las narrativas que se construyeron durante el reencuentro fueron registradas por el docente-investigador a través de grabaciones de audio y relatos autobiográficos escritos a través de las narrativas que producen sobre sí mismos, las experiencias vividas, brindando su propia trayectoria profesional. El corpus de esta investigación fue generado a través de conversaciones sostenidas por la investigadora, la exalumna y su madre, doña Glória, en un contexto fronterizo. Las entrevistas semiestructuradas con los participantes de la investigación nos permitieron recuperar episodios relevantes para reflexionar sobre cuestiones que van más allá de los dos personajes en foco y se relacionan con muchos otros sujetos que actualmente necesitan superar barreras lingüísticas y culturales en el entorno docente. El trabajo permitió reflexionar sobre cuánto y cómo la falta de aceptación de la lengua materna puede derivar en situaciones incómodas y muy desfavorables para el aprendizaje. El trabajo llama la atención sobre la importancia de promover y respetar las diferentes lenguas y culturas, lo cual depende del apoyo de la escuela, las familias y la comunidad, fundamental para crear ambientes educativos enriquecedores, donde cada estudiante pueda prosperar y contribuir a una sociedad más justa. y más inclusivo. |
Palavras-chave: | Letramento Alfabetización Multilinguismo Multilingüismo Fronteira educacional Frontera educativa |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Comunicação, Artes e Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Letras |
Citação: | SOUZA, Silvia Antônia de. Narrativas sobre a alfabetização e letramento por mulheres fronteiriças: relatos de uma professora e sua ex-aluna. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6194 |
Data do documento: | 20-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SilviaAntoniadeSouzaFernandes.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.