Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Magda Carmelita Sarat-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4301531823989684pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Alexandra Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511220028923806pt_BR
dc.contributor.referee2Gebara, Ademir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1431810046621847pt_BR
dc.creatorTeixeira, Marcia Prenda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1900649647651138pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-17T12:48:12Z-
dc.date.available2019-04-17T12:48:12Z-
dc.date.issued2011-04-14-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Marcia Prenda. A Mulher como leitora: memórias de professoras: Dourados-MS (1963-1973). 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/621-
dc.description.abstractThis search intends to interrogate using five teachers’ memories of reading, who taught between the 1963 and 1973 years in the Joaquim Murtinho Municipal School, what was offered to the woman to read, as well as if there were any prohibitions on the written material accessible and what do they get interested to read, trying to understand their reading practices. We also have the intention to understand the ways that this reading material walked to Dourados city, in the Mato Grosso do Sul state. To do this, we are going to make use of the techniques transmitted through Oral History as the main methodological source of this essay. The changes happened through the History have given rise to new trends in historiography, proposing new ways of questioning reality, and, as a consequence, the use of the memory in scientific searches has been more and more important, using the Oral History to rescue life histories. To the comprehension of the reading history and the practices that involves it, we are going to analyze the reading through the cultural history’s perspective, considering it as cultural thing, seeking to show the use that the lector made of the reading, not only considering the reception as a direct action of the ideas that the text transmits. We believe that, more than just search what was offered to the woman as a reading, it is necessary to understand the individuals, the family relationships, the society relationships in general, because, considered as a cultural object the book shows different meanings when it is interpreted inside different communities, at different times. Working with this perspective, we interviewed five teachers between 58 and 82 years old, and theirs reports brought to this search not only their reading memories, but also their childhood memories, their adolescence memories, their mastership memories, in other words, their life memories. We have the intention to contribute, through this search, to a better understanding of the woman’s history as a reader in Dourados city, a history that bring to us books, magazines, lectors, teachers, in other words, subjects not covered by the official history of this city, but that we are intending to say that made part of this history.en
dc.description.resumoEsta pesquisa busca perceber através das memórias de leitura de cinco professoras que lecionaram entre os anos de 1963 a 1973 na Escola Municipal Joaquim Murtinho, o que estava disponível à mulher como leitura, bem como se haviam proibições relativas ao material escrito a que tinham acesso e o que as mesmas se interessavam em ler, para tentar entender suas práticas de leitura. Temos também a intenção de compreender os caminhos que esse material de leitura trilhou até a cidade de Dourados, localizada no Estado do Mato Grosso do Sul. Para tanto, nos utilizaremos das técnicas transmitidas pela História Oral como principal fonte metodológica do trabalho. Analisaremos a leitura sob a perspectiva da história cultural, considerando a mesma como um bem cultural, procurando evidenciar o uso que o leitor faz da leitura, e não apenas considerando a recepção como uma ação direta das ideias passadas pelo texto. Acreditamos que mais do que pesquisar o que era oferecido à mulher como leitura, é preciso compreender os indivíduos, as relações familiares, as relações da sociedade em geral, pois, considerado como objeto cultural, o livro se apresenta com sentidos diferentes quando recebido por pessoas distintas, inseridas em diferentes realidades e épocas. Trabalhando nesta perspectiva, entrevistamos cinco professoras com idade entre 58 e 82 anos, que viveram num período distinto, trazendo para a pesquisa não apenas as sua memórias de leitura, mas também, suas memórias de infância, de juventude, dos tempos de magistério, enfim, suas memórias de vida. Temos a intenção de contribuir com esta pesquisa, para um melhor entendimento da história da mulher como leitora na cidade de Dourados, uma história que nos traz livros, revistas, leitoras, professoras, enfim, sujeitos não contemplados pela história oficial dessa cidade, embora tenham feito parte da mesma.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-17T12:48:12Z No. of bitstreams: 1 MarciaPrendaTeixeira.pdf: 12278790 bytes, checksum: cbe85bacae15086d173b53aa52c469cd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-17T12:48:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarciaPrendaTeixeira.pdf: 12278790 bytes, checksum: cbe85bacae15086d173b53aa52c469cd (MD5) Previous issue date: 2011-04-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres - leiturapt_BR
dc.subjectWomen - reading interestsen
dc.subjectLeitura - hábitopt_BR
dc.subjectReading interestsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA Mulher como leitora: memórias de professoras: Dourados-MS (1963-1973)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarciaPrendaTeixeira.pdf11,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.