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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma análise comparativa do mercado de trabalho e da escolaridade no Centro-Oeste entre os anos de 2013 e 2023
Autor(es): Lima, Talita Emilly de Aguiar
Primeiro Orientador: Silva, Jonathan Gonçalves da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Almeida, Roselaine Bonfim de
metadata.dc.contributor.referee1: Corrêa, Alexandre de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Leandro Vinicios
Resumo: A melhoria no nível e na qualidade da educação é fundamental para o desenvolvimento do país e tem um papel fundamental para a conquista de bons empregos, melhores salários e menores chances de desemprego. Compreendendo a importância da escolaridade, este trabalho busca situar a relação entre os indicadores dos níveis de instrução e do mercado de trabalho da população jovem adulta (15 a 24 anos) da região Centro-Oeste. Para isso foi utilizado os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do primeiro trimestre de 2013 e do primeiro trimestre de 2023, tendo como variáveis: gênero, cor/raça, local de residência, anos de estudo, ocupação, contribuição previdenciária, jornada de trabalho, entre outras. Durante a análise descritiva dos dados, observou-se avanços das mulheres em alcançar e consolidar níveis mais elevados de escolaridade, além da diminuição do analfabetismo em ambos os sexos, porém a desigualdade ainda persiste, especialmente entre os negros e pardos, que ainda apresentam taxas ligeiramente mais altas de analfabetismo comparadas aos brancos. Comparando os dados de 2013 e 2023, foi observado uma evolução geral nos níveis de escolaridade, com uma maior concentração de pessoas alcançando o ensino médio completo e superior. Apesar de ainda existirem desigualdades, em destaque entre as populações indígenas e negras, o que pode apontar para uma evolução nas oportunidades educacionais ao longo dos anos. Percebeu-se que em 2023 a distribuição de pessoas com dois e três ou mais trabalhos foi mais expressiva do que em 2013, refletindo uma possível necessidade maior de complementar a renda ou a presença de atividades informais. Por fim, foi observado que a escolaridade continua a influenciar significativamente as condições de trabalho, com níveis mais altos de estudo associados a jornadas mais equilibradas e oportunidades em empregos formalizados, enquanto aqueles com menor escolaridade estão mais suscetíveis a condições de trabalho mais exigentes ou à exclusão do mercado.
Abstract: Improving the level and quality of education is essential for a country's development and plays a key role in securing better jobs, higher wages, and lower unemployment rates. Understanding the importance of education, this study examines the relationship between educational indicators and labor market outcomes for young adults (ages 15 to 24) in Brazil's Centro-Oeste region. Using data from the Continuous National Household Sample Survey (PNADC) from the first quarter of 2013 and 2023, the study analyzes variables such as gender, race/color, residence area, years of schooling, occupation, social security contributions, and work hours. Descriptive analysis reveals notable progress among women in achieving higher levels of education and a reduction in illiteracy rates for both genders. However, disparities persist, particularly among Black and Mixed-race populations, who continue to have slightly higher illiteracy rates compared to White individuals. A comparison of 2013 and 2023 data shows overall improvements in educational attainment, with more individuals completing secondary and higher education. Despite ongoing inequalities, particularly among Indigenous and Black populations, there is evidence of progress in educational opportunities. Furthermore, in 2023, there was a notable increase in individuals holding two or more jobs compared to 2013, suggesting a greater need for supplementary income or engagement in informal work. The analysis concludes that education continues to significantly influence work conditions, with higher educational levels linked to more balanced work hours and formal job opportunities, while those with lower education are more likely to face demanding work conditions or exclusion from the labor market.
Palavras-chave: Mercado de trabalho
Labor market
Escolaridade
Education
Centro-Oeste
Centro-Oeste
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: LIMA, Talita Emilly de Aguiar. Uma análise comparativa do mercado de trabalho e da escolaridade no Centro-Oeste entre os anos de 2013 e 2023. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6244
Data do documento: 9-Dez-2024
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