Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6245
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Barreto, Lindsei Brabec Mota | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6617081147696673 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Taques, Marcelo José | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Martins, Luís Antônio | pt_BR |
dc.creator | Dantas, Brenda de Sá | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4983868674114988 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T17:21:34Z | pt_BR |
dc.date.available | 2024-07-18 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-05-07T17:21:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-06-27 | pt_BR |
dc.identifier.citation | DANTAS, Brenda de Sá. Aspectos motivacionais e metodologias inovadoras para a realização das aulas de educação física no ensino médio. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6245 | pt_BR |
dc.description.abstract | Physical Education (PE) as a subject in the school curriculum seems to be losing its importance in the student training process, especially in High School (HS). Students usually show little motivation to participate in classes, especially practical classes. Therefore, it is necessary to understand how motivational factors and methodologies influence student participation in classes. Object: Carry out a bibliographical review and identify the information and teaching methods related to the motivation of High School students to participate in Physical Education classes. Methods: A literature review was carried out in the databases of the Institute of Education Sciences (ERIC), Scielo, Virtual Health Library (BVS) and PubMed. Thus, 19 articles were found and after the screening and selection process, using previously established criteria, 5 articles remained for analysis. Results: The results showed that HS students feel motivated to take PE classes when they are offered something new and understandable to practice. Innovative proposals such as (De)serialization, Open Classes using social media and bodybuilding classes can increase the motivation of HS students to take PE classes. The main reason that has led students to attend PE classes is because they are mandatory in the curriculum, however, students reported enjoying the classes when their opinions were relevant to the proposed activities. Conclusion: It is necessary to use new teaching methodologies that encourage HS students to take PE classes, investing in teaching diverse content and the use of methods that come closer to the concept of Open Classes, as students will participate more actively in the choice and discussion of themes and activities to be developed. | en |
dc.description.resumo | A Educação Física (EF) como disciplina curricular escolar parece perder espaço no processo formativo dos alunos, especialmente no Ensino Médio (EM). Os alunos, geralmente, demonstram pouca motivação em participar das aulas, principalmente nas práticas. Portanto, é necessário compreender como os fatores motivacionais e as metodologias influenciam na participação dos alunos nas aulas. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica e identificar as informações e as metodologias de ensino relacionadas com a motivação dos alunos do Ensino Médio em participarem das aulas de Educação Física. Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados do Instituto de Ciências da Educação (ERIC), Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed. Foram localizados 19 artigos que após um processo de triagem e seleção, por meio de critérios previamente estabelecidos, resultou em 5 artigos para análise. Resultados: Os resultados apontaram que os alunos do EM se sentem motivados a realizar aulas de EF quando lhes é oferecido algo novo e compreensível à prática. Propostas inovadoras como (Des)seriação, Aulas Abertas com o uso de redes sociais e aulas de musculação podem aumentar a motivação dos alunos do EM para realizar as aulas de EF. O principal motivo que tem levado os alunos a frequentarem as aulas de EF é a sua obrigatoriedade na grade curricular, porém, os discentes relataram gostar das aulas quando suas opiniões possuíam relevância para as atividades propostas. Conclusão: É necessário utilizar novas metodologias de ensino que estimulem e os alunos do EM a realizar as aulas de EF, investindo no ensino de conteúdos diversificados e com métodos que se aproximam à concepção das Aulas Abertas, pois, os alunos participarão mais ativamente na escolha e discussão dos temas e atividades a serem desenvolvidas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-05-07T17:21:34Z No. of bitstreams: 1 BrendadeSáDantas.pdf: 338934 bytes, checksum: 2a9cc139fe7bf556745e57dd2e0ea250 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-07T17:21:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BrendadeSáDantas.pdf: 338934 bytes, checksum: 2a9cc139fe7bf556745e57dd2e0ea250 (MD5) Previous issue date: 2024-06-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Incentivo | pt_BR |
dc.subject | Incentive | en |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Teenagers | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.title | Aspectos motivacionais e metodologias inovadoras para a realização das aulas de educação física no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BrendadeSáDantas.pdf | 330,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.