Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6245
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barreto, Lindsei Brabec Motapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6617081147696673pt_BR
dc.contributor.referee1Taques, Marcelo Josépt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Luís Antôniopt_BR
dc.creatorDantas, Brenda de Sápt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4983868674114988pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-07T17:21:34Zpt_BR
dc.date.available2024-07-18pt_BR
dc.date.available2025-05-07T17:21:34Zpt_BR
dc.date.issued2024-06-27pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Brenda de Sá. Aspectos motivacionais e metodologias inovadoras para a realização das aulas de educação física no ensino médio. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6245pt_BR
dc.description.abstractPhysical Education (PE) as a subject in the school curriculum seems to be losing its importance in the student training process, especially in High School (HS). Students usually show little motivation to participate in classes, especially practical classes. Therefore, it is necessary to understand how motivational factors and methodologies influence student participation in classes. Object: Carry out a bibliographical review and identify the information and teaching methods related to the motivation of High School students to participate in Physical Education classes. Methods: A literature review was carried out in the databases of the Institute of Education Sciences (ERIC), Scielo, Virtual Health Library (BVS) and PubMed. Thus, 19 articles were found and after the screening and selection process, using previously established criteria, 5 articles remained for analysis. Results: The results showed that HS students feel motivated to take PE classes when they are offered something new and understandable to practice. Innovative proposals such as (De)serialization, Open Classes using social media and bodybuilding classes can increase the motivation of HS students to take PE classes. The main reason that has led students to attend PE classes is because they are mandatory in the curriculum, however, students reported enjoying the classes when their opinions were relevant to the proposed activities. Conclusion: It is necessary to use new teaching methodologies that encourage HS students to take PE classes, investing in teaching diverse content and the use of methods that come closer to the concept of Open Classes, as students will participate more actively in the choice and discussion of themes and activities to be developed.en
dc.description.resumoA Educação Física (EF) como disciplina curricular escolar parece perder espaço no processo formativo dos alunos, especialmente no Ensino Médio (EM). Os alunos, geralmente, demonstram pouca motivação em participar das aulas, principalmente nas práticas. Portanto, é necessário compreender como os fatores motivacionais e as metodologias influenciam na participação dos alunos nas aulas. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica e identificar as informações e as metodologias de ensino relacionadas com a motivação dos alunos do Ensino Médio em participarem das aulas de Educação Física. Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados do Instituto de Ciências da Educação (ERIC), Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed. Foram localizados 19 artigos que após um processo de triagem e seleção, por meio de critérios previamente estabelecidos, resultou em 5 artigos para análise. Resultados: Os resultados apontaram que os alunos do EM se sentem motivados a realizar aulas de EF quando lhes é oferecido algo novo e compreensível à prática. Propostas inovadoras como (Des)seriação, Aulas Abertas com o uso de redes sociais e aulas de musculação podem aumentar a motivação dos alunos do EM para realizar as aulas de EF. O principal motivo que tem levado os alunos a frequentarem as aulas de EF é a sua obrigatoriedade na grade curricular, porém, os discentes relataram gostar das aulas quando suas opiniões possuíam relevância para as atividades propostas. Conclusão: É necessário utilizar novas metodologias de ensino que estimulem e os alunos do EM a realizar as aulas de EF, investindo no ensino de conteúdos diversificados e com métodos que se aproximam à concepção das Aulas Abertas, pois, os alunos participarão mais ativamente na escolha e discussão dos temas e atividades a serem desenvolvidas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-05-07T17:21:34Z No. of bitstreams: 1 BrendadeSáDantas.pdf: 338934 bytes, checksum: 2a9cc139fe7bf556745e57dd2e0ea250 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-07T17:21:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BrendadeSáDantas.pdf: 338934 bytes, checksum: 2a9cc139fe7bf556745e57dd2e0ea250 (MD5) Previous issue date: 2024-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIncentivopt_BR
dc.subjectIncentiveen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectTeenagersen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleAspectos motivacionais e metodologias inovadoras para a realização das aulas de educação física no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrendadeSáDantas.pdf330,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.