Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barreto, Lindsei Brabec Motapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6617081147696673pt_BR
dc.contributor.referee1Barcelos, Kaio da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Lollo, Pablo Christiano Barbozapt_BR
dc.creatorCano, Giovane Alexandre Martinspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4299607924163103pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-07T17:41:10Zpt_BR
dc.date.available2024-12-17pt_BR
dc.date.available2025-05-07T17:41:10Zpt_BR
dc.date.issued2024-11-27pt_BR
dc.identifier.citationCANO, Giovane Alexandre Martins. Benefícios do judô para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6246pt_BR
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition characterized by a combination of deficits in social communication (socialization and verbal and non-verbal communication) and behavioral patterns (restricted interests and repetitive movements), manifesting from childhood. The practice of judo can be an effective tool for improving motor skills and social abilities in individuals with ASD, as it incorporates discipline and coordinated movements. Objective: To identify the benefits that judo can provide for individuals with Autism Spectrum Disorder. Methods: This is a literature review study that analyzed articles published between 2015 and 2024 using databases such as Scielo, Virtual Health Library, and Google Scholar. A total of 44 articles were found, and after a screening process, 4 studies were selected for analysis. Results: The findings indicated positive outcomes from practicing judo for children and adolescents with ASD, including improvements in physical conditioning and social interaction (interacting with friends and family), as well as an increase in verbal repertoire and interest in participating in new activities. The study found that the training period influences the physical benefits achieved, with programs lasting 6 months or more yielding better results. For psychosocial benefits, only 2 months of judo practice were sufficient to observe significant changes. However, during the COVID-19 lockdown, the achieved benefits were lost, demonstrating the need for continuous judo practice to maintain psychosocial gains. Conclusion: It was concluded that judo positively impacts motor development and social skills in children and adolescents with ASD, provided that its practice is sustained over the long term and remains continuous.en
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de neurodesenvolvimentocaracterizada pela combinação de déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamental (interesse restrito e movimentos repetitivos), manifestada desde a infância. A prática do judô pode ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento motor e de habilidades sociais de pessoas com TEA, por ter características de disciplina e movimentos coordenados. Objetivo: Identificar os benefícios que o judô pode proporcionar para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Métodos: Este é um estudo de revisão de literatura que pesquisou artigos publicados entre 2015 à 2024, por meio das bases de dados Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde e Google acadêmico. Foram encontrados 44 artigos e, após processo de triagem, restaram 4 estudos para serem analisados. Resultados: Os resultados indicaram pontos positivos na prática do judô por crianças e adolescentes com TEA, como aumento no condicionamento físico e na interação social (interação com amigos, família), além de aumento em seu repertório verbal e interesse em participação de novas atividades. Neste estudo foi constatado que o período de treinamento tem influência nos resultados alcançados para benefícios físicos, sendo que para obter melhores resultados o período de programa de judô deve ser aplicado por 6 meses ou mais. Já para os benefícios psicossociais, apenas 2 meses de prática de judô foram suficientes para mudanças significativas, porém, quando ocorreu o confinamento por conta do COVID-19 os resultados atingidos foram perdidos, mostrando a necessidade da prática contínua do judô para manter os benefícios psicossociais alcançados. Conclusão: Concluiu-se que o judô exerce um impacto positivo para o desenvolvimento motor e para a habilidade social de crianças e adolescentes com TEA contanto que sua prática seja por um longo prazo e contínua.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-05-07T17:41:10Z No. of bitstreams: 1 GiovaneAlexandreMartinsCano.pdf: 342308 bytes, checksum: d4e78e9b8a3d6d8859d457cf8f909099 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-07T17:41:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GiovaneAlexandreMartinsCano.pdf: 342308 bytes, checksum: d4e78e9b8a3d6d8859d457cf8f909099 (MD5) Previous issue date: 2024-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes Marciaispt_BR
dc.subjectMartial artsen
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectEsportes de combatept_BR
dc.subjectCombat sportsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleBenefícios do judô para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GiovaneAlexandreMartinsCano.pdf334,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.