Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Botero, Eriton Rodrigopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8529549983857097pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Adriano Manoel dospt_BR
dc.contributor.referee2Basso, Eduardo Andre Flachpt_BR
dc.contributor.referee3Botero, Eriton Rodrigopt_BR
dc.creatorSilva, Ivan Fernando Cabral dapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6181511366298810pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-08T21:12:53Zpt_BR
dc.date.available2025-03-13pt_BR
dc.date.available2025-05-08T21:12:53Zpt_BR
dc.date.issued2024-10-10pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Ivan Fernando Cabral da. Sequência didática: a utilização de animes como estímulos para o ensino de interações elétricas. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6267pt_BR
dc.description.abstractThe current context of education in Brazil has undergone numerous political and methodological changes. The high school segment is the most affected, and any potential reforms have created increasingly profound gaps in learning. The subject of Physics, situated within the natural sciences, often finds itself sidelined due to the constant shifts in the educational system. Consequently, it becomes necessary to employ alternatives aimed at mitigating the educational deficits arising from this context. In light of this situation, this didactic sequence is premised on utilizing Ausubel’s theory of meaningful learning, incorporating elements and concepts in the creation of a podcast based on anime, with electromagnetism as the central theme of Physics. The application of this product took place in a school in Mato Grosso do Sul, involving a group of 19 students in their third year of high school. The initial step involved collecting students' prior concepts (subsumers) through a questionnaire, followed by an exploration of electromagnetism concepts. Next, students were divided into groups and encouraged to respond to questions about excerpts from anime that highlighted issues related to electromagnetism. The podcasts were developed in the final stage of the project to unify and enhance previous concepts by creating narratives and plots based on the anime. The application proved to be satisfactory given the feedback from the students, however it is not plausible to state that there was in fact significant learning, since more extensive and detailed monitoring is necessary to evaluate possible signs of significant learning, that is, it would be pertinent to continue this action to verify and compare the evolution of skills, but due to it being the last school year of these students, this analysis barrier was established.en
dc.description.resumoO contexto atual da educação no Brasil tem passado por inúmeras mudanças políticas e metodológicas. O ensino médio é o mais afetado e suas eventuais mudanças tem originado abismos cada vez mais profundos quanto à aprendizagem. A disciplina de Física, alocada na área de ciências de natureza, muitas vezes encontra-se deslocada devido as constantes alterações do sistema educacional. Em virtude disso torna-se necessário o emprego de alternativas que visem atenuar as defasagens educacionais oriundas deste contexto. Mediante a este panorama esta sequência didática tem como premissa utilizar da teoria de Ausubel sobre a aprendizagem significativa, incorporando elementos e conceituações na criação de um podcast, baseado em animes, tendo como temática central da Física a eletricidade. A aplicação do produto ocorreu em uma escola de Mato Grosso do Sul, com uma turma de 19 alunos do 3º ano do ensino médio. O passo inicial decorreu de coletar as concepções prévias dos estudantes (subsunçores) através de um formulário, prosseguindo pelos conceitos da eletricidade. O próximo passo os alunos foram separados em grupos e foram estimulados a responderem questões sobre trechos animes, que elucidavam problemáticas associadas a eletricidade. Os podcasts foram desenvolvidos no estágio final do trabalho, a fim unificar e aprimorar os conceitos anteriores, criando narrativas e enredos pautados nos animes. A aplicação demonstrou-se satisfatória visto o feedback dos educandos, entretanto não é plausível afirmar que houve de fato uma aprendizagem significativa, visto que, torna-se necessário um acompanhamento mais extenso e detalhado para avaliar os possíveis indícios da aprendizagem significativa, ou seja, seria pertinente uma continuidade desta ação para verificar e comparar a evolução das habilidades, mas que devido ser o último ano escolar destes estudantes estabeleceu-se está barreira de análise.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-05-08T21:12:53Z No. of bitstreams: 1 IvanFernandoCabraldaSilva.pdf: 2193153 bytes, checksum: 725939e55be337d24382a455afcb9d4c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-08T21:12:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IvanFernandoCabraldaSilva.pdf: 2193153 bytes, checksum: 725939e55be337d24382a455afcb9d4c (MD5) Previous issue date: 2024-10-10en
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAusubelpt_BR
dc.subjectAusubelen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectPodcasten
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleSequência didática: a utilização de animes como estímulos para o ensino de interações elétricaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IvanFernandoCabraldaSilva.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.