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dc.contributor.advisor1Oliveira, Magda Carmelita Sarat-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4301531823989684pt_BR
dc.creatorFerreira, Eliana Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1143090657324988pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-17T13:15:52Z-
dc.date.available2019-04-17T13:15:52Z-
dc.date.issued2012-05-03-
dc.identifier.citationFERREIRA, Eliana Maria. "Você parece criança!" os espaços de participação das crianças nas práticas educativas. 2012. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/626-
dc.description.abstractThis research attempted to discover the spaces for participation of children in the context of educational practices in a Municipal Center for Early Childhood Education in Dourados-MS. The theory and methodology was based on Elias (1980; 1994; 2006), Cohn (2005), Corsaro (2005;2009), Kuhlmann (1998; 2001; 2003), Sarat (2004), Gebara (2005), Minayo (1993) and others still. For that, we conducted a case study with ethnographic inspiration with children 3 years and 2 months to 4 years and 4 months old during 6 months. The information was obtained from footage, photos, voice records and in a field dairy. To analyze the information, choose a reading that could put in evidence, from the perspective of children and adults, the composition of aspects that more is presented in the speeches and in interlocutions these (children) in phrases and questions on the daily actions. Through the references pointed out, we conclude that the ways of being, thinking and acting of children can mediate and consolidate new educational practices the extent that space for participation is constructed considering the rights of children and not devaluing forms of learning and knowledge from one generation to another. It was noted that this space for participation is constantly marked by elements of the adult world that identify the child as be incomplete, characterized by the need of preparation, however, they create strategies that dribble obstacles. We observe that they build relationships based on their experience, sometimes conflictive, highlighting the opposition of interests and disputes, sometimes peacefully, approaching themselves of other as a way to balance or need. The speeches appeared need of the children establish networks of relations and the power aspect was one of elements of intersection of daily practices of both sides. Therefore, the suggestion is that it is a reading of adults, seeking to understand the child's perception.en
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou conhecer os espaços de participação das crianças no contexto das práticas educativas em um Centro Municipal de Educação Infantil de Dourados/MS. Os referenciais teórico metodológicos baseiam se nas contribuições de Elias (1980; 1994; 2006), Corsaro (2005; 2009) Kuhlmann (1198; 2001; 2003), Sarat (2004), Gebara (2005), Minayo (1993) entre outros. Para tanto, realizamos um estudo de caso com inspiração etnográfica com crianças de 3 anos e 2 meses a 4 anos e 4 meses num período de 6 meses. Os dados foram obtidos a partir das filmagens, fotografias, registros de voz e no diário de campo. Para a análise dos dados, elegemos uma leitura que pode colocar em evidência, a partir da perspectiva das crianças e dos adultos, a montagem dos aspectos que mais se apresentavam nas falas e nas interlocuções destas (crianças) em frases e interrogações acerca das ações cotidianas. Apoiada nos referenciais já destacados, concluímos que os modos de ser, pensar e agir das crianças pode mediar e consolidar novas práticas educativas à medida que o espaço de participação seja construído considerando o direito das crianças e não desvalorize as formas de aprendizagens e conhecimento de uma geração a outra. Foi possível constatar que tal espaço de participação está constantemente marcado por elementos do mundo adulto que identificam a criança como um ser incompleto, caracterizado pela necessidade de preparação, entretanto, elas criam estratégias que driblam os obstáculos. Observei que elas constroem suas relações pautadas na experiência, ora conflituosas, destacando a oposição de interesses e disputas, ora de maneira pacífica, aproximando se do outro como forma de equilíbrio ou de necessidade. As falas surgiam da necessidade das crianças estabelecerem redes de relações e o aspecto do poder foi um dos elementos de intersecção das práticas cotidianas de ambos os lados. Portanto, a sugestão é que seja uma leitura de adultos, buscando compreender a percepção da criança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-17T13:15:52Z No. of bitstreams: 1 ElianaMariaFerreira.pdf: 5647706 bytes, checksum: 6ada56bbb3986472e13f25c3a47b6c51 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-17T13:15:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ElianaMariaFerreira.pdf: 5647706 bytes, checksum: 6ada56bbb3986472e13f25c3a47b6c51 (MD5) Previous issue date: 2012-05-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducational practicesen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.title"Você parece criança!" os espaços de participação das crianças nas práticas educativaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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