Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Flaviana Gasparottipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054462862933545pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Débora Schardosinpt_BR
dc.contributor.referee2Fernandez, Pablo Sebastian Moreirapt_BR
dc.creatorOliveira, Anderson Luiz Rodrigues dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6738774652580088pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-09T21:56:52Zpt_BR
dc.date.available2025-03-21pt_BR
dc.date.available2025-05-09T21:56:52Zpt_BR
dc.date.issued2025-03-21pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Anderson Luiz Rodrigues de. O cinema de animação como dispositivo de imaginações espaciais. 2025. 71 f. Dissertação (Mestrado Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6287pt_BR
dc.description.abstractThis research presents a reflection situated in the field of the relationship between Geography teaching and Cinema. Starting from a problematization of the elements that characterize the way Geography has approached films in the classroom – predominantly marked by a pedagogy of transmission – our reflection sought to present alternative paths in an attempt to create lines of escape in this relationship. To achieve this, we propose a discussion that considers cinema as a creative language beyond the idea that it merely represents and transmits given content. By arguing that cinema can create and/or enhance imaginations, we aim to discuss the concept of imagination and its importance for Geography. Alongside this theoretical-conceptual development, in our effort to generate alternative ways of engaging with cinema, we conducted experiments involving the screening and discussion of animated films. We understand animation as a film format capable of creating a detachment from the photographic reality that Geography often seeks in cinema to represent its content. Following the screenings and discussions, students produced drawings and photographs as a response to their engagement with the films. As a result of these experiments, we believe we have identified some clues that allowed us to break with students' passivity toward films and explore the potential of this experience in bringing forth themes, discussions, and imaginations among students.en
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma reflexão que se insere no campo das relações entre o ensino de Geografia e o Cinema. Partindo da problematização de elementos que caracterizam o olhar que a Geografia tem lançado para os filmes em sala de aula, majoritariamente marcado por uma pedagogia da transmissão, nossa reflexão buscou apresentar outros caminhos possíveis na tentativa de produzir linhas de fuga nessa relação. Para isso, apresentamos uma discussão que buscou pensar o cinema enquanto uma linguagem criadora para além da ideia de que este apenas representa e transmite conteúdos dados. Ao argumentar que o cinema pode criar e/ou potencializar imaginações, buscamos discutir o conceito de imaginação e a importância que este pode ter para a Geografia. Em conjunto com a elaboração teórico-conceitual, na busca por produzir essas outras possibilidades de encontro com o cinema, realizamos experimentações envolvendo a exibição e discussão de filmes de animação por entendê-los enquanto um formato de cinema capaz de produzir um afastamento da realidade fotográfica que a Geografia costuma buscar no cinema para representar seus conteúdos. A partir da exibição e discussão das animações, os estudantes produziram desenhos e fotografias como resultado do contato e discussão com os filmes. Como resultado das experimentações, acreditamos ter alcançado algumas pistas que nos permitiram romper com a passividade dos estudantes diante dos filmes e pensar potencialidades dessa experiência em fazer emergir temas, discussões e imaginações dos estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-05-09T21:56:52Z No. of bitstreams: 1 AndersonLuizRodriguesdeOliveira.pdf: 2843861 bytes, checksum: 0de3bd73a9c28fb56bd2ca3f53802b41 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-09T21:56:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AndersonLuizRodriguesdeOliveira.pdf: 2843861 bytes, checksum: 0de3bd73a9c28fb56bd2ca3f53802b41 (MD5) Previous issue date: 2025-03-21en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectCinema de animaçãopt_BR
dc.subjectAnimated filmen
dc.subjectImaginação espacialpt_BR
dc.subjectSpatial imaginationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleO cinema de animação como dispositivo de imaginações espaciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndersonLuizRodriguesdeOliveira.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.