Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/628
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Magda Carmelita Sarat-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4301531823989684pt_BR
dc.creatorBarbosa, Eltongil Brandão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9906442167539500pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-17T13:27:39Z-
dc.date.available2019-04-17T13:27:39Z-
dc.date.issued2012-05-07-
dc.identifier.citationBARBOSA, Eltongil Brandão. História & memória docente nos cursos de letras: Campo Grande/MS. 2012. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/628-
dc.description.resumoAs mudanças na sociedade e consequentemente também na ciência, contribuíram para um novo olhar sobre o ofício do historiador. A metodologia da história oral vem abarcar essas mudanças de forma significativa, oportunizando e valorizando a história do cotidiano, antes não respeitada. Utilizando as fontes orais, as narrativas de quatro professoras que atuam nos cursos de Letras na cidade de Campo Grande –MS, propomos conhecer suas histórias e memórias relevantes ao processo de formação docente chegando a atuação no Ensino Superior. Desvelando fatos relacionados não apenas as suas trajetórias de vida, mas também a história da educação na capital do Estado de Mato Grosso do Sul. No decorrer da pesquisa, nos apropriamos dos conceitos de memória, da metodologia da História Oral, para que fosse possível a total compreensão das possibilidades de trabalho. Feito isso a contextualização histórica fezse necessária. A educação superior no Brasil, a história docente, a história das instituições que oferecem o curso de Letras até chegarmos ao cruzamento das análises das narrativas. De maneira clara a escolha pela profissão docente mostra-se em alguns casos uma decisão consciente clara e objetiva e outros momentos evidencia-se como produto de uma série de fatores e influências. A família foi um dos aspectos mais apontados pelas nossas entrevistadas sobre os fatores que poderiam ou podem intervir sobre a escolha profissional. As trajetórias se cruzam em muitos momentos, a maneira como as professoras vão fazendo parte uma da história da outra é algo prazeroso de investigar. Ao fim da pesquisa, concluímos que a formação docente é um processo contínuo, que a decisão de seguir a carreira de professora universitária não foi fruto apenas de um único fator decisivo, mas de vários fatores objetivos e subjetivos que envolvem tanto a escolha profissional, como seu caminhar profissional. Todas as participantes mostraram aparente sucesso e realização profissional e mesmo as professoras que disseram que não haviam pensado em dar aulas, com o envolvimento e engajamento declaram-se apaixonadas pela profissão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-17T13:27:39Z No. of bitstreams: 1 EltongilBrandaoBarbosa.pdf: 1021007 bytes, checksum: adb75c40030727622432f035059129b7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-17T13:27:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EltongilBrandaoBarbosa.pdf: 1021007 bytes, checksum: adb75c40030727622432f035059129b7 (MD5) Previous issue date: 2012-05-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectOral historyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleHistória & memória docente nos cursos de letras: Campo Grande/MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EltongilBrandaoBarbosa.pdf997,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.