Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6304
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rizzo, Dayvid Tenner de Souza | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9642851209900423 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Taques, Marcelo José | pt_BR |
dc.creator | Vargas, Marco Antônio Mendonça | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/3448413221189886 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-14T19:18:14Z | pt_BR |
dc.date.available | 2024-02-28 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-05-14T19:18:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-02-19 | pt_BR |
dc.identifier.citation | VARGAS, Marco Antônio Mendonça. O professor de educação física do sexo masculino na educação infantil: desafios e perspectivas. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6304 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo dessa pesquisa é discutir os aspectos da presença e impactos dos professores de educação física do sexo masculino na educação infantil, por meio de uma revisão de literatura apoiada em estudo de campo, a fim de promover um levantamento de dados específicos relacionados à diversidade de gênero no contexto educacional, enquanto que a revisão de literatura contribui para uma compreensão mais aprofundada do contexto teórico e pesquisas anteriores sobre o impacto da diversidade de gênero no ambiente educacional. Essa abordagem integrada visa fornecer uma análise abrangente e fundamentada, combinando as vantagens da pesquisa no campo com a base teórica consolidada na literatura acadêmica. Especificamente o estudo de campo se deu por meio da aplicação de um questionário junto a quatro professores que atendiam os critérios de serem do sexo masculino e atuantes na Educação Física na Educação Infantil nos anos iniciais, sendo que o contato se deu por meio das redes sociais. Quanto a pesquisa bibliográfica, foi realizada a partir de uma grande variedade de fontes envolvendo artigos, teses e livros publicados em língua portuguesa, abordando a presença de homens na educação infantil. Esses dados foram coletados em quatro bases de dados acadêmicos amplamente reconhecidos, incluindo o Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, o Portal de Periódicos da CAPES, o Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Google Scholar. Os resultados indicam que embora um dos professores realmente tenha passado por uma situação de desconfiança e descrédito pela sua atuação enquanto professor do sexo masculino, este tipo de relato não está presente em todos os discursos. Inclusive um dos professores acredita que a realização de um bom trabalho faz com que seja respeitado pelos alunos e colegas. Com base nos resultados percebe-se que é uma preocupação a ausência do tema da Educação Física direcionada às crianças no curso de graduação em Educação Física. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo dessa pesquisa é discutir os aspectos da presença e impactos dos professores de educação física do sexo masculino na educação infantil, por meio de uma revisão de literatura apoiada em estudo de campo, a fim de promover um levantamento de dados específicos relacionados à diversidade de gênero no contexto educacional, enquanto que a revisão de literatura contribui para uma compreensão mais aprofundada do contexto teórico e pesquisas anteriores sobre o impacto da diversidade de gênero no ambiente educacional. Essa abordagem integrada visa fornecer uma análise abrangente e fundamentada, combinando as vantagens da pesquisa no campo com a base teórica consolidada na literatura acadêmica. Especificamente o estudo de campo se deu por meio da aplicação de um questionário junto a quatro professores que atendiam os critérios de serem do sexo masculino e atuantes na Educação Física na Educação Infantil nos anos iniciais, sendo que o contato se deu por meio das redes sociais. Quanto a pesquisa bibliográfica, foi realizada a partir de uma grande variedade de fontes envolvendo artigos, teses e livros publicados em língua portuguesa, abordando a presença de homens na educação infantil. Esses dados foram coletados em quatro bases de dados acadêmicos amplamente reconhecidos, incluindo o Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, o Portal de Periódicos da CAPES, o Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Google Scholar. Os resultados indicam que embora um dos professores realmente tenha passado por uma situação de desconfiança e descrédito pela sua atuação enquanto professor do sexo masculino, este tipo de relato não está presente em todos os discursos. Inclusive um dos professores acredita que a realização de um bom trabalho faz com que seja respeitado pelos alunos e colegas. Com base nos resultados percebe-se que é uma preocupação a ausência do tema da Educação Física direcionada às crianças no curso de graduação em Educação Física. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-05-14T19:18:14Z No. of bitstreams: 1 MarcoAntonioMendonçaVargas.pdf: 326848 bytes, checksum: 6c8a44ee70cfc7594b769466ca9b6692 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-14T19:18:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarcoAntonioMendonçaVargas.pdf: 326848 bytes, checksum: 6c8a44ee70cfc7594b769466ca9b6692 (MD5) Previous issue date: 2024-02-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Diversidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Questões de gênero na educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.title | O professor de educação física do sexo masculino na educação infantil: desafios e perspectivas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarcoAntonioMendonçaVargas.pdf | 319,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.