Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rizzo, Dayvid Tenner de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9642851209900423pt_BR
dc.contributor.referee1Taques, Marcelo Josépt_BR
dc.creatorVargas, Marco Antônio Mendonçapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3448413221189886pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-14T19:18:14Zpt_BR
dc.date.available2024-02-28pt_BR
dc.date.available2025-05-14T19:18:14Zpt_BR
dc.date.issued2024-02-19pt_BR
dc.identifier.citationVARGAS, Marco Antônio Mendonça. O professor de educação física do sexo masculino na educação infantil: desafios e perspectivas. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6304pt_BR
dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa é discutir os aspectos da presença e impactos dos professores de educação física do sexo masculino na educação infantil, por meio de uma revisão de literatura apoiada em estudo de campo, a fim de promover um levantamento de dados específicos relacionados à diversidade de gênero no contexto educacional, enquanto que a revisão de literatura contribui para uma compreensão mais aprofundada do contexto teórico e pesquisas anteriores sobre o impacto da diversidade de gênero no ambiente educacional. Essa abordagem integrada visa fornecer uma análise abrangente e fundamentada, combinando as vantagens da pesquisa no campo com a base teórica consolidada na literatura acadêmica. Especificamente o estudo de campo se deu por meio da aplicação de um questionário junto a quatro professores que atendiam os critérios de serem do sexo masculino e atuantes na Educação Física na Educação Infantil nos anos iniciais, sendo que o contato se deu por meio das redes sociais. Quanto a pesquisa bibliográfica, foi realizada a partir de uma grande variedade de fontes envolvendo artigos, teses e livros publicados em língua portuguesa, abordando a presença de homens na educação infantil. Esses dados foram coletados em quatro bases de dados acadêmicos amplamente reconhecidos, incluindo o Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, o Portal de Periódicos da CAPES, o Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Google Scholar. Os resultados indicam que embora um dos professores realmente tenha passado por uma situação de desconfiança e descrédito pela sua atuação enquanto professor do sexo masculino, este tipo de relato não está presente em todos os discursos. Inclusive um dos professores acredita que a realização de um bom trabalho faz com que seja respeitado pelos alunos e colegas. Com base nos resultados percebe-se que é uma preocupação a ausência do tema da Educação Física direcionada às crianças no curso de graduação em Educação Física.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa é discutir os aspectos da presença e impactos dos professores de educação física do sexo masculino na educação infantil, por meio de uma revisão de literatura apoiada em estudo de campo, a fim de promover um levantamento de dados específicos relacionados à diversidade de gênero no contexto educacional, enquanto que a revisão de literatura contribui para uma compreensão mais aprofundada do contexto teórico e pesquisas anteriores sobre o impacto da diversidade de gênero no ambiente educacional. Essa abordagem integrada visa fornecer uma análise abrangente e fundamentada, combinando as vantagens da pesquisa no campo com a base teórica consolidada na literatura acadêmica. Especificamente o estudo de campo se deu por meio da aplicação de um questionário junto a quatro professores que atendiam os critérios de serem do sexo masculino e atuantes na Educação Física na Educação Infantil nos anos iniciais, sendo que o contato se deu por meio das redes sociais. Quanto a pesquisa bibliográfica, foi realizada a partir de uma grande variedade de fontes envolvendo artigos, teses e livros publicados em língua portuguesa, abordando a presença de homens na educação infantil. Esses dados foram coletados em quatro bases de dados acadêmicos amplamente reconhecidos, incluindo o Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, o Portal de Periódicos da CAPES, o Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Google Scholar. Os resultados indicam que embora um dos professores realmente tenha passado por uma situação de desconfiança e descrédito pela sua atuação enquanto professor do sexo masculino, este tipo de relato não está presente em todos os discursos. Inclusive um dos professores acredita que a realização de um bom trabalho faz com que seja respeitado pelos alunos e colegas. Com base nos resultados percebe-se que é uma preocupação a ausência do tema da Educação Física direcionada às crianças no curso de graduação em Educação Física.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-05-14T19:18:14Z No. of bitstreams: 1 MarcoAntonioMendonçaVargas.pdf: 326848 bytes, checksum: 6c8a44ee70cfc7594b769466ca9b6692 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-14T19:18:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarcoAntonioMendonçaVargas.pdf: 326848 bytes, checksum: 6c8a44ee70cfc7594b769466ca9b6692 (MD5) Previous issue date: 2024-02-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectDiversidade de gêneropt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectQuestões de gênero na educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleO professor de educação física do sexo masculino na educação infantil: desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcoAntonioMendonçaVargas.pdf319,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.