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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Baller, Leandropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5650832262821109pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Eudes Fernandopt_BR
dc.contributor.referee2Langer, Protasio Paulopt_BR
dc.contributor.referee3Campigoto, José Adilçonpt_BR
dc.contributor.referee4Koling, Paulo Josépt_BR
dc.creatorFreitas, Anderson Arilson dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8857446745852645pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-26T21:40:29Zpt_BR
dc.date.available2025-05-04pt_BR
dc.date.available2025-05-26T21:40:29Zpt_BR
dc.date.issued2025-04-04pt_BR
dc.identifier.citationFREITAS, Anderson Arilson de. Memórias das roças e bailes de puxirão no oeste do Paraná (1930 – 1980). 2025. 317 f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6370pt_BR
dc.description.abstractThis thesis discusses the memories of peasants who performed puxirão in the Western Part of the State of Paraná – Brazil, between the 1930s and 1980s. In the Oral History interviews and readings of theorists of the New Left, the actions were perceived as strategies of sociocultural existence and survival through customs. The migrations of populations from different regions of the country in the first decades of the XX century motivated the opening and occupation of land possessions in the Western Part of Paraná. This exploration of the territory was carried out in the system of partnership, with the troca de dias. The work aimed at removing vegetation, burning – coivara, planting, harvesting and raising pigs in the safra de porco. The clearings were reciprocated with food, drinks and dances. The occasions demanded learning of dances, clothing, transportation and locomotion, organization of spaces, furniture, food, sounds and security. These were moments for peasants to get to know each other, have fun and solidify social and cultural relationships. The interaction, based on the ethics of respect, allowed for meetings, flirting, dating and other approaches that were restricted in everyday life. Physical and/or symbolic violence were events that motivated the need for authorizations, surveillance and rules to minimize contradictions. Mobilizations were frequent while collective work on the land was in force. They ended with political transformations, land regularization, agricultural mechanization, predominance of large estates, migrations, rural exodus; among other manifestations of young people, through fashion and cultural consumption. Memories are understood as existence and (re)existences, in mobilizations for dances, in returns to the countryside, and in the sounds and peasant identities shared with new generations.en
dc.description.resumoA presente tese discorre sobre as memórias dos(as) camponeses(as) que realizavam puxirão no Oeste do Estado do Paraná – Brasil, entre as décadas de 1930 e 1980. Nas entrevistas de História Oral e leituras de teóricos da Nova Esquerda Inglesa, as ações foram percebidas como estratégias de existência e sobrevivência sociocultural através dos costumes. As migrações de populações de diferentes regiões do país nas primeiras décadas do século XX motivou a abertura e ocupação de posses de terras no Oeste paranaense. Essa exploração do território era realizada no sistema de parceria, com a troca de dias. Os trabalhos visavam a retirada da vegetação, queimadas – coivara, plantio, colheitas e a criação de suínos em safra de porco. As roçadas eram retribuídas com a alimentação, bebidas e bailes. As ocasiões demandavam o aprendizado das danças, vestuário, transportes e locomoção, organização dos espaços, mobiliário, alimentação, sonoridades e a segurança. Eram momentos para os(as) camponeses(as) se conhecerem, se divertirem e solidificarem relações socioculturais. A interação, pautada na ética do respeito, possibilitava encontros, paqueras, namoros, e outras aproximações restritas no cotidiano. Violências físicas e/ou simbólicas figuravam como acontecimentos que motivaram a necessidade de autorizações, vigilância e regras para minimizar as contradições. As mobilizações foram frequentes enquanto o trabalho coletivo na terra era vigente. Tiveram seu desfecho com as transformações políticas, regularização fundiária, mecanização agrícola, predomínio dos latifúndios, migrações, êxodo rural; entre outras manifestações dos jovens, através da moda e o consumo cultural. As memórias são compreendidas como existência e (re)existências, nas mobilizações para os bailes, nos retornos para o campo, e nas sonoridades e identidades camponesas compartilhadas com as novas gerações.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-05-26T21:40:29Z No. of bitstreams: 1 AndersonArilsondeFreitas.pdf: 27232086 bytes, checksum: 31fe1dc571df38366f56b097ce5290ea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-26T21:40:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AndersonArilsondeFreitas.pdf: 27232086 bytes, checksum: 31fe1dc571df38366f56b097ce5290ea (MD5) Previous issue date: 2025-04-04en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectHistory oralen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectWorken
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleMemórias das roças e bailes de puxirão no oeste do Paraná (1930 – 1980)pt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Doutorado em História

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