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Tipo: Dissertação
Título: O que tinha atrás daquele morro? Narrativas de circulação e experiências de mulheres Terena em Mato Grosso do Sul
Autor(es): Silva, Roselayne Miguel da
Primeiro Orientador: Souza, Lauriene Seraguza Olegário e
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Antonio Carlos Seizer da
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Noemia dos Santos Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Evelin Tatiane da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Augusto Aventura dos
metadata.dc.contributor.referee5: Pereira, Levi Marques
Resumo: A dissertação de mestrado é proveniente do trabalho de diversos campos desenvolvidos na Reserva Indígena Francisco Horta Barbosa, Terra Indígena Buriti, Terra Indígena Taunay/Ipegue, sempre tendo em mente como a vivência Terena se desenvolve em diversos espaços e que as memórias são ferramentas de resistência e persistência da sua forma de viver, ver e desenvolver sua cosmovisão. Diversos mundos constituem um imenso mosaico que a trajetória Terena foi constituída de resistência e luta que se tornaram peças que compõe todo o universo que sofreu variações, lembrando que Laraia (2006) referia a “dinâmica” constantes do meio social e aqui procuramos apresentar o desempenho, atuação, a performance das mulheres que são como semeadoras, espelhando na prática em que é possível fortalecer, sobreviver, suportar, conservar e permanecer as “maneiras Terenas”. Uma das artimanhas impostas no período de SPI foi a de que os Terena não são indígenas “de verdade” e que são assimilados. Absorvendo os códigos do “purutuyé”, “Karai”, não indígena. O trabalho de campo foi fundamental, pois, as memórias de cada tronco que saíram de seus territórios como das Terra Indígena Buriti, Terra Indígena PIN Taunay se mantém o fortalecimento familiar e o jeito Terena de ser no trato com o outro e nas negociações internas e externas, visando o bem coletivo, desenvolvendo estratégias de resistência seja na língua, seja nas danças e principalmente nas relações cotidianas silenciosas. A contribuição para esse estudo está relacionada a resistência e a valorização de territórios tradicionais, o fortalecimento da identidade e constituição histórica na trajetória do Terena e todo impacto que sofreu com esses encontros e desencontros nas dimensões políticas, culturais e religiosas e na maneira de organizar-se internamente e a mulher e o seu desenvolvimento fundamental nos espaços que circula, deixando e aprimorando sua participação e o comprometimento com o coletivo. Os métodos recorridos para elaboração desse trabalho foi história oral, história de vida ajustados ao método etnográfico na perspectiva de uma melhor compreensão da sociabilidade da “vida diária” terena.
Abstract: Enopone redação escolar yutóxoti xêti (dissertação) koane curso de pós – graduação tumúneke íhikaxeovo doutorado(mestrado) hara itukoa yútoe ukeâti ya poké’exa kopénoti,Francisco Horta Barbosa, poké’exa kopénoti Buriti, poké’exa kopénoti Taunay/Ipegue. Koati xúnati isóneuhiko kixóvoku kóukoponeo ne Têrenoe kóane ákoyea malíka yónokuhiko ínixea tumúne. Ako tôpi úkeaku xanéhiko yara kúveo mêum, koyúhoe kiêku mezáiku enepone exene Têrenoe Kóxunakovohiko koene lutáxea. Itea honêkomaka yara Kúveo mêum ákoyea tópi ánahi. Yokómaka koêku ne Laraia 2006 koyúhoti yupíheovo ukóponea ra koekúti xapa xane. Kene hara apresenta kixo utone itúkea koêku kóxunakeovo koukoponea íhikauvo ne senóhiko koane kóxunakoa ákoyea áuke’e kixóvoku ne Têrenoe. Póhuti yane éxeako SPI koyúhoe akoyea itúkapu kaná’uti kopénoti ne Têrenoe ite itúkeovo exékonoti itúkeo purutuyé,karai koati únati koekúti ne ítukehiko ukeâti poké’exa kopénoti Buriti ukeâti poké’exa kopénoti Pin Taunay. Koane Kóxunako fámileana Têrenoe motovâti yuíxeovokono xoko âha úkeakuke koane ya méukeke. Hara yonóhiko isóneu unako koêku koane káxunakeohiko ákoyea áuke’e emó’u koáne híyokena, ínapoxo kixóvokuhiko ákoti ohôno emó’u. Pôreu ne íhikaxeovohiko poréxoti kóxunakeovohiko koáne poréxea valor ne koati poké’exahiko óvohikoku mekúke. Koáne uhá koêti ne okópeokonoke xapa pulítika, yaxoko kulturana koene xoko religião na Yoko kóyuseyeovohiko xoko ípuxeovoku. Koáne senóhiko ukóponea ya koêkuti vékoku koane kouhe’exeovo kixóvokuhiko. Enopone kíxoakuhiko itúkea ne itukéti koati ya xêti kamokenókixonéti. Èxetina xâne hoekúti vidanake xâne koane vidanake uhá koeti xâne.
Palavras-chave: Terena
Têrenoe
Mulheres
Senóhiko
Família
Fámilea
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Antropologia
Citação: SILVA, Roselayne Miguel da. O que tinha atrás daquele morro? Narrativas de circulação e experiências de mulheres Terena em Mato Grosso do Sul. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6374
Data do documento: 9-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia

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