Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6376
Tipo: Dissertação
Título: “Escola segura terra”: educação escolar Guarani e Kaiowá como ferramenta de luta pelo tekoha
Autor(es): Cruz, Hildyanne Teixeira Costa
Primeiro Orientador: Lutti, Aline Castilho Crespe
metadata.dc.contributor.referee1: Silvester, Célia Maria Foster
metadata.dc.contributor.referee2: Benites, Eliel
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo levantar novos dados que dão continuidade às pesquisas em andamento sobre os Guarani e Kaiowá em luta pelo reconhecimento de seus direitos, com a finalidade de compreender a relação entre luta pelo território e projetos de educação escolar dentro das comunidades. Em Dourados, no Mato Grosso do Sul, está localizada a reserva indígena mais populosa do Brasil. Com cerca de 17 mil pessoas, vivem na aldeia famílias das etnias Kaiowá, Guarani e Terena. Este território é conhecido, nacional e internacionalmente, pela precariedade em que vivem os povos que nele residem e pelas situações de violências aos quais foram submetidos, depois de terem sido expulsos de seus territórios tradicionais e recolhidos em pequenas áreas demarcadas pelo Serviço de Proteção aos Índios (SPI). Mas os Guarani e Kaiowá também são conhecidos pelas respostas que vêm dando aos ataques contra seus direitos por meio das retomadas dos territórios tradicionais, identificados por eles como tekoha. A luta pela terra mostra-se como principal meio para a resolução dos problemas atualmente enfrentados pelos Guarani e Kaiowá. Durante minha experiência com os Guarani e Kaiowá pude observar que a luta pela educação está atrelada a luta pela terra. Assim, as comunidades envolvidas em processos de recuperação dos territórios tradicionais têm dado especial atenção para projetos de educação, tornando-os de grande importância para o auxílio na luta pelo tekoha e teko porã. Este projeto busca reconhecer os avanços e os impasses enfrentados pelos Guarani e Kaiowá na luta pela educação escolar indígena. Embora as diretrizes da educação indígena sejam feitas pelo próprio Estado, os indígenas, ao reconhecer-lhe as limitações, procuram modificar seu caráter, para que a escola se torne um instrumento de luta pela terra. A partir de uma pesquisa etnográfica realizada na retomada Nhu Porã, em Dourados – Mato Grosso do Sul, trago os dilemas que as comunidades em áreas não demarcadas enfrentam para a efetivação de uma educação indígena voltada para a autonomia.
Abstract: This research aims to raise new data that give continuity to ongoing research on the Guarani and Kaiowá in struggle for the recognition of their rights in order to understand the relationship between the struggle for territory and school education projects within the communities. In Dourados, Mato Grosso do Sul, the most populous indigenous reserve in Brazil is located. With about 17 thousand people, families of the Kaiowá, Guarani and Terena ethnic groups live in the village. This territory is known, nationally and internationally, for the precariousness in which the peoples who reside there live and for the situations of violence to which they were subjected after being expelled from their traditional territories and collected in small areas demarcated by the Indian Protection Service ( SPI). But the Guarani and Kaiowá are also known for the responses they have been giving to the attacks on their rights through the retaking of traditional territories, identified by them as tekoha. The struggle for land appears as the main means of solving the problems currently faced by the Guarani and Kaiowá. During my experience with the Guarani and Kaiowá I was able to observe that the fight for education is linked to the fight for land. Thus, the communities involved in processes of recovery of traditional territories have given special attention to education projects, becoming of great importance to help in the struggle for tekoha and teko porã. This project seeks to recognize the impasses faced by the Guarani and Kaiowá in the struggle for indigenous school education. Although the guidelines for indigenous education are set by the State itself, recognizing the limitations given by it, the indigenous people seek to change its character, so that the school can be an instrument in the struggle for land. Based on a research with an ethnographic bias carried out in the resumption of Nhu Porã, i bring up the dilemmas that communities in non-demarcated areas face for the realization of an indigenous education aimed at autonomy.
Palavras-chave: Educação escolar indígena
Indigenous school education
Guarani e Kaiowa
Guarani and Kaiowa
Tekoha e Escola
Tekoha and School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Antropologia
Citação: CRUZ, H. T. C. “Escola segura terra”: educação escolar Guarani e Kaiowá como ferramenta de luta pelo tekoha. 2022. 126 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6376
Data do documento: 11-Abr-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HildyanneTeixeiraCostaCruz.pdf4,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.