Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sá Junior, Mario Teixeira dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2550852907604317pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira Junior, Hermespt_BR
dc.contributor.referee2Lutti, Aline Castilho Crespept_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Esmael Alves dept_BR
dc.contributor.referee4Pereira, Levi Marquespt_BR
dc.creatorSilva, Leandro Arvelino dapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1199964205926476pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-27T19:05:39Zpt_BR
dc.date.available2023-09-10pt_BR
dc.date.available2025-05-27T19:05:39Zpt_BR
dc.date.issued2023-09-04pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Leandro Arvelino da. A imigração venezuelana a partir da perspectiva dos estudantes venezuelanos da Escola Menodora Fialho de Figueiredo, de Dourados – MS. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6377pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the impacts of Venezuelan immigration on the lives of immigrant and refugee students from Venezuela. Its focus group is students enrolled in a state school, in the city of Dourados, in the interior of Mato Grosso do Sul. Therefore, the object of study of this research focuses on the process of adaptation of these young people to the process of learning, construction of identity and belonging. Therefore, the method adopted for the development of this work is the ethnographic one, because the coexistence with the group was the basis for data collection, in addition to the interviews with the actors involved in the process: teachers, Brazilian students, immigrants, servers and school management. Another concern of this research is related to the analysis of public policies in favor of immigrant students, as well as the Teaching strategies Offered by the institution, based on the study of the school's guiding documents, such as School Regiment and Pedagogical Political Project.en
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo analisar os impactos da imigração venezuelana na vida dos estudantes imigrantes e refugiados da Venezuela. Tem como grupo focal discentes matriculados em uma escola estadual, na cidade de Dourados, no interior do Mato Grosso do Sul. Diante disso, o objeto de estudo desta pesquisa centra-se no processo de adaptação destes jovens diante do processo de aprendizagem, construção de identidade e pertencimento. Para tanto, o método adotado para o desenvolvimento deste trabalho é o etnográfico, pois a convivência com o grupo foi a base para a coleta de dados, além das entrevistas com os atores envolvidos no processo: professores, estudantes brasileiros, imigrantes, servidores e direção escolar. Outra preocupação desta pesquisa relaciona-se à análise das políticas públicas em prol dos estudantes imigrantes, bem como as estratégias de ensino ofertadas pela instituição, a partir do estudo dos documentos norteadores da escola, como o Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-05-27T19:05:39Z No. of bitstreams: 1 LeandroArvelinodaSilva.pdf: 2695516 bytes, checksum: 543d0f68cd7241f5949d497bf08d1416 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-27T19:05:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LeandroArvelinodaSilva.pdf: 2695516 bytes, checksum: 543d0f68cd7241f5949d497bf08d1416 (MD5) Previous issue date: 2023-09-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImigrantespt_BR
dc.subjectImmigrantsen
dc.subjectRefugiadospt_BR
dc.subjectRefugeesen
dc.subjectCrise Humanitáriapt_BR
dc.subjectHumanitarian Crisisen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.titleA imigração venezuelana a partir da perspectiva dos estudantes venezuelanos da Escola Menodora Fialho de Figueiredo, de Dourados – MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeandroArvelinodaSilva.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.