Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carvalho, Claudia Cristina Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8982560843745120pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Cândida Soares dapt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Esmaelpt_BR
dc.contributor.referee3Coenga, Rosemar Euricopt_BR
dc.creatorCarmo, Fabiana Marques dopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9886112615583757pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-27T19:17:11Zpt_BR
dc.date.available2024-01-12pt_BR
dc.date.available2025-05-27T19:17:11Zpt_BR
dc.date.issued2023-12-14pt_BR
dc.identifier.citationCARMO, F. M. O ọfò de exu e os caminhos de ogun: o samba que vem de lá de são mateus pede passagem. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6378pt_BR
dc.description.abstractThe allure of wordsintroduces us back to the magic of Samba, guiding us along its stronghold’s pathwys. São Mateus’s Samba, which has produced numerous contributions to Brazilian Popular Music (MPB), from the 90's to the present day, fosters an ongoing dialogue between the new generation and the local Samba griots. The Afro-Brazilian culture’s triad, consisting of religiosity, dances and musicality/Samba, plays a significant role in the country's cultural, social, and historical development. Despite the often overlooked and diminished contributions of the Afro and Indigenous ethnic groups to the Brazilian socio-historical and cultural context, due to colonialism and racial stereotypes, their presence is increasingly vibrant and palpable with each manifestation, exhibiting unmistakable characteristics. Decolonial studies caution against power dynamics that foster universalisms based on a false understanding of a homogenized reality, which for a long time denied global cultural diversities, leading to epistemicides that disadvantage peoples who have suffered from European colonization. n. In light of the geopolitics of the knowledge of marginalized groups, the current scientific work “The ọfò of Exú and the paths of Ogum: the Samba that comes from t São Mateus asks for passage”, aims to study the stronghold of São Mateus's Samba and understand the socio-spatial and cultural constructs led by social actors. This is done from the perspective survival as a form of resistance, initiated in social struggles to ensure the right to life, employing 'Samba wheels' as a tool for political awareness to foster the socio-cultural and territorial transformation of the São Mateus district. Methodologically, the study adopts the framework of ethnography, enablingus to fulfill the specific objectives of sharing the memories of São Mateus's social actors who have helped establish this territoryas one of Brazil's largest Samba strongholds.en
dc.description.resumoOs encantos das palavras nos remetem à magia do Samba, que nos conduz aos caminhos do seu reduto. O Samba de São Mateus gerou diversos frutos para a Música Popular Brasileira (MPB), ao ser consolidado na década de 90 e perdurando até a atualidade, estabelecendo um diálogo contínuo entre a nova geração e os griots do Samba da localidade. Formados pela a tríade da culturaafro-brasileira (religiosidade, danças e musicalidade/Samba), marcam a presença na construção cultural, social e histórica do país. Embora as contribuições dos grupos étnicos afro e indígena para o cenário sócio-histórico e cultural brasileiro tenham sido frequentemente invisibilizadas e inferiorizadas pelo colonialismo, imersas em estereótipos raciais, essas presenças destacam-se e pulsa a cada manifestação, com características inegáveis reconhecidas. Os estudos decoloniais alertam sobre as relações de poder que geram universalismos, promovendo uma falsa compreensão de uma realidade homogeneizada na qual, por muito tempo, as diversidades culturais pelo mundo foram negadas, reproduzindo epistemicídios que desfavorecem os povos afetados pela colonização europeia. Diante da geopolítica dos conhecimentos dos grupos subalternizados, a presente produção científica "O ọfò de Exú e os caminhos de Ogun: o Samba que vem de lá de São Mateus pede passagem", teve como proposta central estudar o reduto do Samba de São Mateus e compreender as construções socioespaciais e culturais protagonizadas por atores sociais na perspectiva de resistência em forma de sobrevivência, iniciadas nas lutas sociais para garantir o direito à vida, utilizando as 'rodas de Samba' como instrumento de conscientização política para promover a transformação sociocultural e territorial do distrito de São Mateus. O estudo adotou, metodologicamente, os contornos da etnografia, que nos permite atender aos propósitos específicos de difundir as memórias dos atores sociais de São Mateus, que contribuíram para consolidar este território como um dos maiores redutos do Samba do Brasil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-05-27T19:17:11Z No. of bitstreams: 1 FabianaMarquesdoCarmo.pdf: 3921255 bytes, checksum: 617050e32523f7f145e23c6d9d2eaa3d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-27T19:17:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FabianaMarquesdoCarmo.pdf: 3921255 bytes, checksum: 617050e32523f7f145e23c6d9d2eaa3d (MD5) Previous issue date: 2023-12-14en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrixápt_BR
dc.subjectOrixáen
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectSambaen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectEthnographyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.titleO ọfò de exu e os caminhos de ogun: o samba que vem de lá de são mateus pede passagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FabianaMarquesdoCarmo.pdf3,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.