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metadata.dc.type: Dissertação
Title: História da disciplina de biologia educacional no curso de magistério da Escola Dom Bosco de Indápolis, distrito de Dourados/MS (1977-2000)
metadata.dc.creator: Borges, Rozângela Soares Grangeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Longhini, Marcos Daniel
metadata.dc.contributor.referee2: Brazil, Maria do Carmo
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Reinaldo dos
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar a disciplina de Biologia Educacional, no Curso de Magistério da Escola Estadual Dom Bosco do Distrito de Indápolis, município de Dourados, no período de 1977 a 2000. A periodização está ancorada na instalação do curso de formação de professores de 1ª a 4ª séries do 1º Grau, na Escola Dom Bosco, e na extinção do curso na instituição. Marca também a instalação da Habilitação Específica para o Magistério de 1ª a 4ª série do antigo 1º grau, e o ano de 2000 marca o encerramento do Curso de Magistério na mesma instituição, em virtude das mudanças propostas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9.394/96), que estabeleceu que a formação de docentes para atuar na educação básica deveria ser realizada em instituições de ensino superior. A pesquisa orienta-se na perspectiva da Nova História Cultural, que se faz pela Cultura Escolar, Currículo e História das Disciplinas Escolares. A história da disciplina de Biologia Educacional foi registrada nesta dissertação, por meio dos dados coletados e analisados dos documentos do Arquivo da Escola Estadual Dom Bosco e Conselho Estadual de Educação da cidade de Campo Grande. Para realizar os depoimentos foi necessário recorrer à técnica da entrevista para registrar as narrativas com os exprofessores de Biologia Educacional e a diretora da Escola. Neste trabalho, os resultados apontaram que, embora a disciplina de Biologia Educacional tivesse um conteúdo programático prescrito pela administração pública do ensino, no Curso de Magistério da Escola Dom Bosco, a referida disciplina ora era ministrada com conteúdos direcionados propriamente ao ensino da Biologia Educacional, ora com conteúdos da Biologia Geral. De fato, pode-se observar que essa variação nos conteúdos estava relacionada ao professor que ministrava esta disciplina no período letivo. Assim, no Curso de Magistério da Escola Dom Bosco, na disciplina de Biologia Educacional havia em relação aos seus conteúdos ministrados um certo distanciamento entre o currículo prescrito e o currículo posto em ação no Curso de Magistério.
Abstract: This thesis aims to analyze the discipline of Educational Biology, Course of the Magisterium of the Dom Bosco Public School , District Indápolis, in Dourados-MS, in the period 1977 to 2000. Anchored on installation training course for teachers, of 1st to 4th grades, of the Grade 1 in Dom Bosco School, and the extinction of the course at the institution. Also Marks the installation of Empowerment Specific to the Magisterium of 1st to 4th grades of the former 1st grade, and year 2000 marks the end of the course of the Magisterium in the same institution, because to the changes proposed by the Law of Guidelines and Bases Education (no.. 9.394/96), which established that the training of teachers for working in basic education should be carried out in institutions of higher education. The research is oriented from the perspective of the New Cultural History. What is being done by the School Culture, and History Curriculum of School Subjects. The story of Biology Education was recorded in this work, using data collected and analyzed the documents of the Archives of State School Dom Bosco and the State Board of Education of the city of Campo Grande. To conduct the interviews, it was necessary to resort to the methodology of oral history. For researchers, the Oral History is seen as a methodology that uses the technique of the interview to record the narratives of people. In this paper, the results indicated that although the discipline of Educational Biology had a curriculum prescribed by the public administration of education in the course of the Magisterium of the Dom Bosco School, this discipline was administered either with content targeted specifically to the teaching of Biology Education, sometimes with the contents of General Biology. In fact, one can observe that this variation in content was related to the teacher who ministered in this subject term. Thus, it appears that in the Course of the Magisterium of the Dom Bosco School, with regard to the discipline of Educational Biology, was in relation to its contents a certain gap between the prescribed curriculum and the curriculum set in motion in the Course of Teaching.
Keywords: Biologia - ensino e aprendizagem
Biology - Study and teaching
Educação - história
Educational history
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citation: BORGES, Rozângela Soares Grangeiro. História da disciplina de biologia educacional no curso de magistério da Escola Dom Bosco de Indápolis, distrito de Dourados/MS (1977-2000). 2012. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/638
Issue Date: 27-Apr-2012
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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