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dc.contributor.advisor1Pereira, Levi Marquespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1669550558445333pt_BR
dc.contributor.referee1Barreto, João Paulo Limapt_BR
dc.contributor.referee2Cariaga, Diógenes Egídiopt_BR
dc.contributor.referee3Silvestre, Célia Maria Fosterpt_BR
dc.contributor.referee4Colman, Rosa Sebastianapt_BR
dc.contributor.referee5Oliveira, Maria Aparecida Mendes dept_BR
dc.creatorValiente, Makiel Aquinopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9713434429946081pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-27T20:54:30Zpt_BR
dc.date.available2023-08-07pt_BR
dc.date.available2025-05-27T20:54:30Zpt_BR
dc.date.issued2023-08-07pt_BR
dc.identifier.citationVALIENTE, M.A. Categorias kaiowá de construção e desconstrução da parentela - te’ýi - na reserva de Amambai-MS. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6381pt_BR
dc.description.abstractKo tembiapo jehaipyre ogueru peteῖ jechuka umi categoría Kaiowá oñehesamondóva te’ýi ñemopu’ãre - oñemopyendáva che tuva kuéra oiko ha oguata akuere, oikóva ko'anga Reserva Indígena Amambai-pe. Umi categoría ojegueruetéva oñeñe'ẽ ko jehaipyrápe ha'e jepota ha mba’éichapa ikatúta regueropu’ã ha reguerouapy, ypy - ojeikuaa ogueropu’ã há ombyatyva Kaiowá te’yi, ha ñemyrõ – omokanguyva te’yipe. Oñemopyendáva péva rehe, ohesa'ÿijo ohasáva ava kuéra Reserva Amambai-pe, ohechakuaávo mba'éichapa oñemombarete jepota ko tendápe, ha'éva peteῖ mba’e ombojoajúva tetã kuérape. Achuka che roguata ha aikoha ave mba’eichaitépa iporã temimbo’e rekópe, ahai ko tembiapóre ava reko ojepota. Mbo’eróy tembiasakue rehegua ogueru peteĩ jepota joavy umi mba’e ojepotaséva kara’i reko Reserva-pe, ajehechakuaa Kaiowá ramoha, péicha, ahechakuaa ha amomba’e che ypy rembiasakue; péva upe rire cheipyhy Antropología rehe. Avei amotenonde jehesamondo etnográfico ha jehesape’a tenda aikohápe ha ambyaty dados kogapegua añomongetávo che tuvakuéra ndive, Paulino Valiente ha Fidelia Aquino, umi Ñanderu ha Ñandesy Reserva Amambaigua ndive, umi tapicha aikohápe che rogayguápe ha tetã ambuérehe, che irũ ava kuéra ndive, ha’éva avei mbo’ehara kuéra, avei che mbo’eha ndive, ave amoñe’ẽ añehesamondo jehaipyre ojejapo akue ava rehegua. Ahechauka ko tembiapo rupive mba'éichapa umi Kaiowá ojapo tape reko, oúva ombohovái projeto reservape ojejapóva, ha mba'éichapa péva omyesakã umi categoría ogueropu’ãva te’ýi kaiowápe, oje’e va'ekue ñemombe’u ymaguare rehegua guive ko ára peve, ohesa’ỹijóvo umi categoría, umi ñe’ẽteva Kaiowá ha ohechaukáva mba’éicha ohasáva ko’angaguápe, avei umi joavy social ojejapóva ko’anga.gn
dc.description.resumoA presente pesquisa traz uma análise a respeito das categorias do pensamento kaiowá sobre construção e desconstrução da parentela - te’ýi - a partir da trajetória dos meus pais, atualmente radicados na Reserva Indígena de Amambai. As principais categorias discutidas na pesquisa são o jepota - encantamento e sua forma de administração, o ypy - entendido como a produção do coletivo kaiowá, e o ñemyrõ - como a desconstrução do coletivo kaiowá. A partir disso analiso a situação de coletivos na Reserva de Amambai, identificando a forma como o jepota se potencializa neste espaço, como força agregadora de parentes. Apresento a descrição da minha trajetória de vida para demonstrar como foi importante a minha experiência e formação acadêmica, enquanto oportunidade de descobrir e fazer o encanto – jepota do ava reko – o modo de ser kaiowá. Na graduação em História tive uma construção inversa do que é produzido na Reserva, me produzindo como Kaiowá e, desta forma, reconhecendo e valorizando a história da minha parentela; isto fez com que, posteriormente, eu me encantasse com a Antropologia. Também fiz análise e observação etnográfica da região onde resido e fiz coleta de dados de campo a partir do diálogo constante com meus pais, Paulino Valiente e Fidelia Aquino, com os rezadores da Reserva de Amambai, com as pessoas que convivo na minha parentela e fora dela, com meus colegas indígenas, igualmente pesquisadores, bem como com meu orientador, na elaboração da pesquisa e consulta bibliográfica. Demonstro, com esta pesquisa, como os Kaiowá produzem a trajetória – tape reko -, que vem em contraponto ao projeto de reserva, e como isto é explicado pelas categorias próprias dos Kaiowá da construção do te’ýi, compreendido desde os tempos míticos até o contexto de reserva, analisando as categorias, os conceitos kaiowá e refletindo a situação deles no contexto atual, bem como os problemas sociais que enfrentam.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-05-27T20:54:29Z No. of bitstreams: 1 MakielAquinoValiente.pdf: 2381350 bytes, checksum: 76f764dcb548ec4676bfe01acccca9aa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-27T20:54:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MakielAquinoValiente.pdf: 2381350 bytes, checksum: 76f764dcb548ec4676bfe01acccca9aa (MD5) Previous issue date: 2023-08-07en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParentela - te’ýipt_BR
dc.subjectTe’ýign
dc.subjectKaiowápt_BR
dc.subjectKaiowágn
dc.subjectGuaranipt_BR
dc.subjectGuaranign
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.titleCategorias kaiowá de construção e desconstrução da parentela - te’ýi - na reserva de Amambai-MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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