Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Reinaldo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.contributor.referee1Bruno, Marilda Moraes Garcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5161935888982986pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo, Doracina Aparecida de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8083791584012105pt_BR
dc.creatorNascimento, Grazielly Vilhalva Silva do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4918113876037945pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-18T14:12:23Z-
dc.date.available2019-04-18T14:12:23Z-
dc.date.issued2013-03-26-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Grazielly Vilhalva Silva do. Educação, inclusão e TICs: o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso para inclusão de deficientes auditivos. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/641-
dc.description.abstractThis research addresses beyond the school inclusion, social inclusion of people deaf and with hearing loss, especially in relation to television, there for, the consume of television programs broadcast on the open chanels in Dourados, Mato Grosso do Sul. The study aimed to reflect the school's role in expanding the possibilities of use and the overcoming of limits on the consume of television programs mediated by accessibility features media (MAF), specifically the open captions, closed captioning and subtitle in sign language for deaf and hearing impaired. This is a quantitative and qualitative nature research with interdisciplinary feature, with theoretical approach based on authors who discuss communication, language and technology as preconditions for social participation, as Habermas, through Communicative Action Theory and Bourdieu in the Economics of Linguistic Exchanges, besides the use of theme authors who discuss about deaf education among others. The research was conducted through literature review, document analysis, panel study and field research. The results indicate that the accessibility features investigated, in compliance with legislation already available for some channels of broadcast television in Brazil, however, there are technical limitations that compromise the quality of the offer, as well as difficulties concerning the necessary skill to interaction with MAF by users: deaf and hearing impaired, making it impossible to access full ace information and entertainment provided by television, the study pointed out that lack of formal education by an instruction for these subjects can interact fully with these resources, mainly with regard to the effective development of language skills in Portuguese language in the written form and LBS. It is hoped that the study will contribute to overcoming the limitations in access to MAF, especially pointing out the role of the school, which can, through the use of these resources as a strategy for teaching-learning of reading and writing, expand the possibilities of use.en
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda para além da inclusão escolar, a inclusão social da pessoa surda e com deficiência auditiva, especialmente no que se refere à televisão, ou seja, o consumo de programas televisivos transmitidos nos canais abertos do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. O estudo teve como objetivo geral, refletir sobre o papel da escola na ampliação das possibilidades de uso e na superação de limites no consumo de programas televisivos mediados por recursos de acessibilidade midiáticos (RAM), especificamente o de legendas abertas, closed caption e janela de LIBRAS para deficientes auditivos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa com caráter interdisciplinar, com abordagem teórica fundamentada em autores que discutem a comunicação e a linguagem como pressupostos para a participação social e emancipação do sujeito, como Habermas por meio da Teoria da Ação Comunicativa e Bourdieu com a Economia das trocas Linguísticas, além da utilização de autores temáticos que discutem sobre a educação de surdos c e sobre as tecnologias da informação e comunicação na contemporaneidade. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, análise documental, estudo de painel e pesquisa de campo. Os resultados indicam que os recursos de acessibilidade investigados, em cumprimento à legislação já são disponibilizados por alguns canais da televisão aberta do Brasil, no entanto, há limitações de natureza técnica que compromete a qualidade da oferta, bem como dificuldades concernentes a habilidade necessária para a interação com RAM por parte dos usuários: surdos e deficientes auditivos, o que impossibilita o acesso pleno ás informações e entretenimento proporcionados pela televisão, o estudo apontou que falta por parte da educação formal uma instrução para que estes sujeitos possam interagir plenamente com estes recursos, essencialmente no que se refere ao desenvolvimento efetivo das competências linguísticas em Língua Portuguesa na modalidade escrita e em LIBRAS. Espera-se, que estudo possa contribuir para a superação das limitações no acesso ao RAM, especialmente, apontando o papel da escola, que pode através do uso destes recursos como estratégia de ensino-aprendizagem da leitura e escrita, ampliar as possibilidades de uso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-18T14:12:23Z No. of bitstreams: 1 GraziellyVilhalvaSilvadoNascimento.pdf: 4905279 bytes, checksum: 0f6893b2876be84ba12bac3885179bf6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-18T14:12:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GraziellyVilhalvaSilvadoNascimento.pdf: 4905279 bytes, checksum: 0f6893b2876be84ba12bac3885179bf6 (MD5) Previous issue date: 2013-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Technologyen
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectDeafnessen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação, inclusão e TICs: o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso para inclusão de deficientes auditivospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GraziellyVilhalvaSilvadoNascimento.pdf4,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.