Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Reinaldo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.creatorBatista, Heiracles Mariano Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4297361187985460pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-18T14:14:15Z-
dc.date.available2019-04-18T14:14:15Z-
dc.date.issued2013-05-06-
dc.identifier.citationBATISTA, Heiracles Mariano Dias. Evasão profissional docente: trajetória de formação e atuação de professores de matemática em Dourados (1987-2010). 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/642-
dc.description.abstractThis work it is turned for the study of history education Brazilian and reports on history, memory Teacher Mathematics in their formation and acting, with thematic teaching evasion. The clipping secular is 1987, when the former group started the course in Mathematics at the Federal University of Mato Grosso do Sul by the year 2010, a landmark for the implementations of the guidelines for Higher Education, with the implementation of the Programme of Support Plans Restructuring and Expansion of Federal Universities, and their proposals included in the project the pedagogical graduations. Uses a approach multidisciplinary between History, Sociology and Education, by means trajectory of the formation and performance of teachers of Mathematics in Dourados, with graduates at the Universidade Federal da Grande Dourados and Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, as well as students of mathematics and secondary school . Seeks to understand and / or verify evidence of evasion, with questionnaires and use of oral sources. Investigates the relationship of the memory of his trajectory, since by choice course in Mathematics, their training to their (no) acting in teaching with the evasiong of the teaching profession. A of goals it is evoke by through memory, on the formation and performance of teachers of mathematics, a trajectory of search marked in know the profession Teaching in Brazil the courses of Degrees in Mathematics institutions in higher education those involved in teaching, those not act and acted and have desisted. Thus, the reflections identified may contribute to reframe the teacher's role today. Besides, this research is a contribution to the knowledge of academic courses in Mathematics in Brazil and the complexity of the formacion, acting and evasion the teaching profession.en
dc.description.resumoEste trabalho está voltado para os estudos no campo da história da educação brasileira e relata sobre a história e memória de professores de Matemática na sua formação e sua atuação, com a temática evasão docente. O recorte temporal é de 1987, quando a primeira turma inicia-se no curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul até o ano de 2010, um marco para as implementações das orientações para o Ensino Superior, com a implantação do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, e suas propostas inseridas nos projetos pedagógicos das graduações. Utiliza uma abordagem multidisciplinar entre a História, Sociologia e Educação, por meio da trajetória da formação e atuação dos professores de Matemática no município de Dourados, licenciados na Universidade Federal da Grande Dourados e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, além de estudantes dos cursos de Licenciaturas em Matemática e do Ensino Médio. Busca-se perceber e/ou constatar indícios de evasão, com questionários e uso das fontes orais. Investiga a relação da memória dos licenciados sobre suas trajetórias, desde a escolha pelo curso de Licenciatura em Matemática, a sua formação até a sua (não) atuação na docência, com a evasão profissional docente. Um dos objetivos é evocar, por meio da memória, a formação e atuação dos professores de Matemática. Outro objetivo é saber sobre a profissão docente no Brasil, os cursos de Licenciaturas em Matemática das instituições em ensino superior, a trajetória dos profissionais que atuam na docência, os que não atuam e os que atuaram e desistiram. Assim, as reflexões apontadas podem colaborar para ressignificar o papel do professor na atualidade. Portanto, esta pesquisa pretende ser uma contribuição acadêmica para o conhecimento dos Cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil e da complexidade da formação, atuação e da evasão na profissão docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-18T14:14:15Z No. of bitstreams: 1 HeiraclesMarianoDiasBatista.pdf: 4859490 bytes, checksum: 0ace2709af4d02135abf96832dacf022 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-18T14:14:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HeiraclesMarianoDiasBatista.pdf: 4859490 bytes, checksum: 0ace2709af4d02135abf96832dacf022 (MD5) Previous issue date: 2013-05-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - históriapt_BR
dc.subjectEducational historyen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEvasão profissional docente: trajetória de formação e atuação de professores de matemática em Dourados (1987-2010)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HeiraclesMarianoDiasBatista.pdf4,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.