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Tipo: Dissertação
Título: A Expansão da educação superior e os efeitos no processo de revalidação de títulos de graduação em Mato Grosso do Sul
Título(s) alternativo(s): The expansion of higher education and the effects on the process of revalidation of the graduation titles in Mato Grosso do Sul
Autor(es): Conceição, Jullie Cristhie da
Primeiro Orientador: Real, Giselle Cristina Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, João Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Mancini, Ana Paula Gomes
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de revalidação de títulos de educação superior nas universidades públicas, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul, com vistas a explicitar demandas, atores e embates que envolvem o processo, a partir dos países fronteiriços com o Brasil, especificamente Paraguai e Bolívia. Essa temática justifica-se pelo processo de expansão, massificação e mercadorização da educação presente nos países da América Latina, que influencia o movimento de estudantes brasileiros para as instituições de educação superior, no contexto do MERCOSUL. O problema norteador pode ser sintetizado na seguinte questão: Que influências o movimento de expansão da educação superior brasileira trouxe ao processo de revalidação de títulos de graduação, considerando as universidades de Mato Grosso do Sul que se localizam em região de fronteira com os países do MERCOSUL, especialmente Paraguai e Bolívia? Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, com procedimentos metodológicos pautados na análise estatística e pesquisa documental, a partir da consulta às universidades que compõem o universo da pesquisa, a saber: a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Além da análise de documentos, foram realizadas entrevistas com os gestores responsáveis por dar encaminhamentos ao processo de revalidação de títulos junto às instituições. Os resultados apontam que o movimento desenhado pela política nacional para o processo de revalidação de diplomas é marcado pelo aumento da demanda, particularmente para os diplomas médicos, que gerou embates entre instituições e brasileiros de títulos estrangeiros. Os embates são visualizados na interferência do judiciário junto às instituições, o que implicou adesão destas aos programas e medidas formuladas no âmbito federal, como o Programa Revalida e a normas prescritas pelo Conselho Nacional de Educação. Embora as instituições tenham consciência de que as orientações do MEC induzem à revalidação, especialmente com a adoção do Revalida, há consenso de que a conformação dos processos trouxe maior tranquilidade para a implementação do processo junto a elas. Cabe destacar, ainda, que além da dimensão normativa da medida governamental traduzida nas resoluções do CNE, que conformou as ações junto às instituições, a dimensão educativa e pedagógica da política de revalidação de títulos concretizada na adoção da avaliação por meio de exames padronizados, como é o caso do Programa Revalida, contribuiu para a adesão da sociedade às medidas públicas, inclusive das instituições corporativas.
Abstract: This paper aims at analyzing the process of re-validation of the higher education titles in the public universities, located in the state of Mato Grosso do Sul, with a view to making the demands, the actors and the collisions that involve the process through the borderline countries with Brazil, mainly Paraguay and Bolívia explicit. This topic is justified in view of the process of expansion, massification and merchandization of the education from the Latin-American countries, which influences the movement of Brazilian students to the higher education institutions within the context of MERCOSUL. The guiding problem might be synthesized by the following question: What influences did the expansion movement of higher education bring to the re-validation process of graduation titles, taking into consideration the universities from Mato Grosso do Sul which are located in the borderline zone with the countries from MERCOSUL, mainly Paraguay and Bolívia? This research deals with a quantitative-qualitative research with methodological procedures based on the statistical analysis and document research through a search within the universities that encompasses the universe of the research: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) and Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Besides the analysis of the documents, interviews with the responsible managers were also done as they offer a way to the process of the titles re-validation for the institutions. The results show that the movement that the national politics designed for the process of degrees‟ re-validation is marked by an increase in demand, particularly for the medical school degree, which generated collisions between institutions and Brazilian holders of overseas degrees. The collisions are visualized in the judiciary‟s interference over the institutions as this has led to the endorsement of the institutions to the programs and measures formulated in the federal environment, such as the Revalida Program and the prescribed measures by the National Council of Education. Although the institutions are aware that MEC‟s guidelines lead to the re-validation, especially with the adoption of the Revalida, there is consensus that the conformance of the processes has made it calmer to implement the process along with the institutions. It should be highlighted that – besides the government‟s normative dimension mentioned in the CNE‟s resolutions that shape the actions along with the institutions – the educational and pedagogical dimension of the re-validation policy completed in the adoption of evaluation by means of standardized exams as is the case of the Revalida Program contributed to the adhesion of society to the public measures, including the corporative institutions.
Palavras-chave: Política educacional
Educational policy
Educação superior
Higher education
Avaliação educacional
Educational assessment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: CONCEIÇÃO, Jullie Cristhie da. A Expansão da educação superior e os efeitos no processo de revalidação de títulos de graduação em Mato Grosso do Sul. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/643
Data do documento: 12-Abr-2013
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