Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6436
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Paulo Custódio dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0359420143341199pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Alexandra dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Volmir Cardosopt_BR
dc.contributor.referee3Barzotto, Leoné Astridept_BR
dc.contributor.referee4Rodrigues, Lucilo Antôniopt_BR
dc.creatorLópes, Juliane Santanapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2205600233063642pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-05T17:56:42Zpt_BR
dc.date.available2025-03-19pt_BR
dc.date.available2025-06-05T17:56:42Zpt_BR
dc.date.issued2025-02-20pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Juliane Santana. Menino 23: a simbiose entre o estético e o histórico. 2025. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6436pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates the articulation between narrative and history, with particular emphasis on its expression through the cinematographic language of documentary cinema. This analysis object is the documentary Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil (2016), directed by Belisário Franca. This production was based on the historian doctoral thesis by Sidney Aguillar Filho. For a deep investigation of the fictional and factual elements that permeate the hybrid genre of documentary, we delve into a broad and interdisciplinary conceptual field, applying hermeneutic interpretation to speculations about time, as temporality intrinsic to being; narrative, as a creative mimetic activity of storytelling; self-consciousness, as a result of this temporality; and the representation of the individual in a fascist and exclusionary historical context. Drawing on the concepts of history and narrative from the hermeneut Paul Ricoeur (2010a, 2010b, 2010c), we follow the axiomatic deductive model of hermeneutics, the cinematic theories by Gaudreault and Jost (2009), the documentary framework by Nichols (2016), the historical perspectives by Rancière (2009, 2014, and 2018) and Ronsentone (1997 and 2010), the character studies by Candido (1974), among other theoreticians. These frameworks led us to explore the aesthetics of documentary as a representational imagery, seizing traces of the past and the organizational model of intrigue to render it intelligible. These concepts guided our discussion of history as epistemology and history as the consideration of a life. Anchored in the presence of the social actor as the individual representing themselves and the modes of storytelling and showing inherent in documentary language, which directs our gaze through the lens of the great imagist, we emphasize the documentary as a model of thought, aesthetically translated. We consider the elements of "history" and "narrative" as mutual representations, constructed to situate us in the present, with the constant concern of not repeating the mistakes of the past.en
dc.description.resumoEste estudo examina a articulação entre narrativa e história, com ênfase em sua expressão na linguagem cinematográfica do documentário. O objeto desta análise é o documentário Menino 23, infâncias perdidas no Brasil (2016), do diretor Belisário Franca. Essa produção foi baseada na tese de doutorado do historiador Sidney Aguillar Filho. Para uma investigação profunda dos elementos ficcionais e factuais que permeiam o gênero híbrido do documentário, nos enveredamos por um amplo e interdisciplinar campo conceitual, aplicando a interpretação hermenêutica às especulações acerca do tempo, enquanto temporalidade intrínseca ao ser; narrativa, enquanto atividade mimética criativa do narrar; consciência de si, como resultante dessa temporalidade; a representação da pessoa num contexto histórico fascista e excludente. Debruçados sobre os conceitos de história e narrativa, do hermeneuta Paul Ricoeur (2010a, 2010b, 2010c), seguimos o modelo dedutivo axiomático da hermenêutica, das teorias cinematográficas de Gaudreault e Jost (2009), do documentário de Nichols (2016), da história de Rancière (2009, 2014 e 2018) e de Rosenstone (1997 e 2010), da personagem de Candido (1974), entre outros pensadores, que nos levaram a perscrutar a estética do documental em sua imagética representativa, apoderando-se dos vestígios do passado e do modelo organizacional da intriga para ser compreendido de forma inteligível. Conceitos que levam à discussão da história tanto como epistemologia quanto consideração de uma vida. Alicerçada na presença do ator social, como a pessoa que representa a si mesma, e dos modos de contar e mostrar da linguagem documental, que guiam nosso olhar através da ótica do grande imagista, enfatizamos o documentário como um modelo de pensamento traduzido esteticamente. Consideramos os elementos “história” e “narrativa” como uma representação mútua, construída para nos situar no presente, na constante inquietação de não repetirmos os erros do passado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-06-05T17:56:42Z No. of bitstreams: 1 JulianeSantanaLopes.pdf: 1746760 bytes, checksum: 62c366761860809683aead3a71173eba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-05T17:56:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JulianeSantanaLopes.pdf: 1746760 bytes, checksum: 62c366761860809683aead3a71173eba (MD5) Previous issue date: 2025-02-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectDocumentaryen
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistoryen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleMenino 23: a simbiose entre o estético e o históricopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianeSantanaLopes.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.