Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6463
Tipo: | Tese |
Título: | Por uma educação geográfica antirracista: possibilidades de pensamentos e diálogos com os anos iniciais a partir de fotografias em livros didáticos |
Autor(es): | Pauli, Marieli Maria |
Primeiro Orientador: | Nunes, Flaviana Gasparotti |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pires, Cláudia Luísa Zeferino |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Lorena Francisco de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Corrêa, Gabriel Siqueira |
metadata.dc.contributor.referee4: | Roma, Cláudia Marques |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar fotografias que apresentam r-existências negras em livros didáticos de Geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental tendo em vista a possibilidade de abordar questões étnico-raciais negras – temáticas obrigatórias para todo o currículo da Educação Básica conforme previsto na Lei 10.639 - com e a partir dessas fotografias. Para tanto, foram analisadas fotografias presentes nos livros didáticos de Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 10 coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2023, identificando limitações e possibilidades para tais abordagens. Todas as fotografias que apresentavam pessoas negras foram selecionadas, classificadas em diferentes categorias e organizadas em composições por coleção. A partir disso, foi possível observar a presença de um grande volume de fotografias de r-existências negras e que, embora nem sempre sejam tão diversificadas, podem viabilizar abordagens sobre questões étnico-raciais nesta etapa de ensino de forma mais constante. Para análise, foram organizados pequenos conjuntos de fotografias para discutir diferentes temáticas. Diante disso, identificou-se a necessidade de problematizar essas fotografias presentes no contexto escolar, de modo a promover discussões que corroborem uma educação geográfica antirracista com e a partir delas e que amplie e diversifique a construção de pensamentos (geográficos) afirmativos sobre as múltiplas r-existências negras. |
Abstract: | This work aimed to analyze photographs that present black r-existences in textbooks of Geography for the early years of elementary school with a view to addressing ethnic issues Black racials - mandatory themes for the entire curriculum of Basic Education as provided in Law 10.639 - with and from these photographs. To this end, photographs in the Geography textbooks of the early years of elementary school were analyzed from 10 collections approved in the National Program for Books and Teaching Materials (PNLD) of 2023, identifying limitations and possibilities for such approaches. All the photographs that presented black people were selected, classified in different categories and organized into compositions by collection. From this, it was possible to observe the presence of a large volume of photographs of black r-existences and that, although they are not always as diverse, can enable approaches on ethnic-racial issues in this stage of teaching more consistently. For analysis, small sets of photographs were organized to discuss different themes. Therefore, it was identified the need to problematize these photographs present in the school context, in order to promote discussions that corroborate an anti-racist geographic education with and from them and that broaden and diversify the construction of (geographical) thoughts affirmations about the multiple black rexistences. |
Palavras-chave: | Educação Geográfica Geographic Education Lei 10.639/2003 Law 10.639/2003 Fotografias Photographs |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Geografia |
Citação: | PAULI, Marieli Maria. Por uma educação geográfica antirracista: possibilidades de pensamentos e diálogos com os anos iniciais a partir de fotografias em livros didáticos. 2025. 250 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6463 |
Data do documento: | 22-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarieliMariaPauli.pdf | 8,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.