Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Perboni, Fábiopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2492061344859342pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fernando Luíz Cássio dapt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Miriam Fábiapt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Kellcia Rezendept_BR
dc.contributor.referee4Aranda, Maria Alice de Mirandapt_BR
dc.creatorRocha, Adriana Alves de Limapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3957356342508613pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-23T17:45:39Zpt_BR
dc.date.available2024-08-30pt_BR
dc.date.available2025-06-23T17:45:39Zpt_BR
dc.date.issued2024-06-24pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, A. A. L. O novo ensino médio na rede estadual do Mato Grosso do Sul: organização dos itinerários formativos a partir dos desdobramentos da lei nº 13.415/2017. 2024. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6466pt_BR
dc.description.abstractThis Doctoral Thesis is enrolled in the Research Line Education Policies and Management within the scope of the Postgraduate Program in Education of the Faculty of Education (FAED) of the Federal University of Grande Dourados (UFGD) and is part of a Network Research Project, coordinated by the EMPesquisa Group - High School in Research - which aims to analyze the consequences of Law No. 13,415/2017 in the state public institutions of Mato Grosso do Sul. Its theme is the policy for high school education and takes as its object of study the implementation of the formative itineraries of/in the reference curriculum for high school education in Mato Grosso do Sul (MS) in the period from 2017 to 2023. It is a documentary research that uses as its main sources the federal and state regulations and guidance materials produced on the current policies for high school education based on Law No. 13,415/2017. The research problem starts from the question: how did the State Secretariat of Education of Mato Grosso do Sul (SED/MS) organize the provision of formative itineraries? To guide the research, the following general objective was elaborated: to analyze the provision of formative itineraries for high school education in the state of Mato Grosso do Sul, based on the determinations of Law No. 13,415/2017, and as specific objectives: to understand the organization of the Reference Curriculum for high school education in Mato Grosso do Sul, based on the determinations of Law No. 13,415/2017; to describe the organization and structure of the formative itineraries in the Reference Curriculum for High School Education in Mato Grosso do Sul; to map the provision of formative itineraries for high school education in the state of MS. As a result, this investigation demonstrated that there was significant participation from the private sector in the elaboration of the Reference Curriculum for Secondary Education (CRMS-EM), in the offer of itineraries there is a predominance of Propaedeutic Itineraries, despite this, there was an expansion in the offer of Professional Qualification Itineraries, however, with a concentration of offer, limiting opportunities of choice for many students.en
dc.description.resumoEsta Tese Doutoral está inscrita na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e integra um Projeto de Pesquisa em Rede, coordenado pelo Grupo EMPesquisa – Ensino Médio em Pesquisa - que visa analisar os desdobramentos da Lei nº 13.415/2017 nas instituições públicas estaduais de Mato Grosso do Sul. Tem como tema a política para o ensino médio e toma como objeto de estudo a implementação dos itinerários formativos do/no currículo de referência para o ensino médio no Mato Grosso do Sul (MS) no período de 2017 a 2023, trata-se de uma pesquisa documental que utiliza como principais fontes os normativos federais, estaduais e materiais de orientação produzidos sobre as atuais políticas para o ensino médio com base na Lei nº 13.415/2017. O problema de pesquisa parte do questionamento: como a Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul (SED/MS) organizou a oferta dos itinerários formativos? Para balizar a realização da pesquisa foi elaborado o seguinte objetivo geral: analisar a oferta dos itinerários formativos do ensino médio no estado de Mato Grosso do Sul, a partir das determinações da Lei nº 13.415/2017, e como objetivos específicos: compreender a organização do Currículo de Referência para o ensino médio do Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul, a partir das determinações da Lei nº 13.415/2017; descrever a organização e estrutura dos itinerários formativos no Currículo de Referência para o Ensino Médio no Mato Grosso do Sul; mapear a oferta dos itinerários formativos do ensino médio no estado do MS. Como resultados esta investigação demostrou que houve participação expressiva do setor privado na elaboração do Currículo de Referência para o Ensino Médio (CRMS-EM), na oferta dos itinerários há predominância dos Itinerários Propedêuticos, apesar disso, houve expansão na oferta dos Itinerários de Qualificação Profissional porém, com concentração de oferta, limitando oportunidades de escolha para muitos estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-06-23T17:45:39Z No. of bitstreams: 1 AdrianaAlvesdeLimaRocha.pdf: 3228872 bytes, checksum: 52fb0f4d1ba892aab94774622d168508 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-23T17:45:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AdrianaAlvesdeLimaRocha.pdf: 3228872 bytes, checksum: 52fb0f4d1ba892aab94774622d168508 (MD5) Previous issue date: 2024-06-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectReforma do ensino médiopt_BR
dc.subjectHigh school reformen
dc.subjectItinerários formativospt_BR
dc.subjectTraining itinerariesen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO novo ensino médio na rede estadual do Mato Grosso do Sul: organização dos itinerários formativos a partir dos desdobramentos da lei nº 13.415/2017pt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianaAlvesdeLimaRocha.pdf3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.