Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/647
Tipo: Dissertação
Título: Ana Wollerman: educação e evangelização em Amambai-MS (1947-1954)
Autor(es): Rocha, Márcio José de Olveira
Primeiro Orientador: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
metadata.dc.contributor.referee1: Vidal, Diana Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee2: Gebara, Ademir
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Reinaldo dos
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o início da trajetória missionária da educadora Ana Wollerman em Amambai – MS entre os anos de 1947 à 1954, pois foi este o período que ela trabalhou nesta cidade no início de suas atividades missionárias, antes de seguir para outros lugares dando continuidade a sua missão de evangelizar abrindo escolas e fazendo treinamentos de lideranças. Para tanto parte-se dos pressupostos verificados em seu contexto e memórias de formação familiar e religiosa. Também da verificação do modelo de evangelização pela educação dos batistas, nas práticas de Ana Wollerman em Amambai, e, sua importância na construção de práticas culturais da Escola Batista e representações de seu perfil no trato com alunos, professoras e demais da sociedade amabaiense. Quanto a metodologia parte-se dos procedimentos da “operação historiográfica” de Certeau (2011) para analisar e problematizar os relatos autobiográficos de Ana Wollerman produzidos e degravados pela pesquisa de Nogueira (2003). Mas também utiliza-se da História Oral para produção e analise de relatos inéditos de professoras e alunos que estiveram ligados a Ana Wollerman em Amambai. Para tanto foi utilizado os seguintes referenciais metodológicos, Meihy e Ribeiro (2011), Thompson (1998) e Ferreira e Amado (2006). Quanto ao viés teórico de análise do material empírico, teve como base sociológica; Norbert Elias para entender o indivíduo, Ana Wollerman, na sua teia de relações interdependentes. Em diálogo com Elias utilizou-se alguns teóricos da História Cultural quais sejam; Chartier, Pesavento e Certeau para entender as práticas culturais de Ana Wollerman que chegam até o presente por meio de representações interpretadas da subjetividade dos sujeitos entrevistados. Estes, em cotejamento com a memória autobiográfica de Ana Wollerman, e outros documentos escritos, mais, a bibliografia de apoio, ajudam entender e reconstruir o início da trajetória de Ana Wollerman no Brasil.
Abstract: The present work aims to analyze the beginning of the trajectory of missionary and educator Ana Wollerman in Amambai - MS between the years 1947 to 1954, since this was the period that she has worked in this city at the beginning of her missionary activities, before moving on to other places giving continuity to her mission to evangelize by opening schools and the training of leaders. Therefore there shall be made assumptions verified in their context, and of familiar and religious memory formation. Also the verification of the model of evangelization for the education of Baptists, in the practices of Ana Wollerman in Amambai, and its importance in the construction of cultural practices of the Baptist School and representations of their profile in dealing with students, teachers and others of the amambai society. As for the methodology it is assumed on the procedures of Certeau´s (2011) "historiographical operation” to analyze and problematize the autobiographical reports of Ana Wollerman produced and transcribed by Nogueira´s (2003) research. However, it also uses Oral History for the production and analysis of unpublished reports of teachers and students who were involved in Ana Wollerman in Amambai. In dialog with Elias was used some Cultural History theorists of which are: Chartier, Pesavento and Certeau, to understand the cultural practices of Ana Wollerman that has come up to the present time by means of interpreted representations of the subjectivity of the interviewed subjects . These, in comparison with the autobiographical memory of Ana Wollerman, and other written documents, plus, the bibliography of support, help understand and rebuild the beginning of the trajectory of Ana Wollerman in Brazil.
Palavras-chave: Educação - história
Educational history
Wollerman, Ana, 1910-2008
Protestantismo
Protestantism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: ROCHA, Márcio José de Olveira. Ana Wollerman: educação e evangelização em Amambai-MS (1947-1954). 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/647
Data do documento: 26-Mar-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcioJosedeOliveiraRocha.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.