Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Perboni, Fábiopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2492061344859342pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Solange Jarcempt_BR
dc.contributor.referee2Militão, Silvio Nunespt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Kellcia Rezendept_BR
dc.contributor.referee4Alves , Andréia Vicência Vitorpt_BR
dc.creatorAranda, Flávia Paula Nogueirapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9511318789550956pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-23T18:44:51Zpt_BR
dc.date.available2024-06-21pt_BR
dc.date.available2025-06-23T18:44:51Zpt_BR
dc.date.issued2024-06-05pt_BR
dc.identifier.citationARANDA, Flávia Paula Nogueira. Política salarial docente: valorização do profissional da rede pública municipal de Dourados/MS (2008–2020). 2024. 215 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6470pt_BR
dc.description.abstractThis doctoral thesis addresses the theme of teacher valorization based on the elements: education (initial and continuous), salary, career, and working conditions. It investigates the salary and remuneration, elements that constitute teacher valorization. The research is inserted into the research line of Policies and Management of Education, belonging to the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Grande Dourados, located in the state of Mato Grosso do Sul (MS). The general objective is to analyze the policy of teacher valorization in the municipal public education network of Dourados, Mato Grosso do Sul, focusing on salary and remuneration. It is based on qualitative theoretical and methodological approaches and resorts to the combination of the following methodologies: bibliographic research, documentary research, and field research. The research was developed in pursuit of resolving the following question: how is the policy of teacher valorization constituted, through salary and remuneration, in the municipal public network of Dourados/MS? From the presented problem, the thesis holds that remuneration is an essential element of teacher valorization, because, like other professions, it is aimed that remuneration ensures the worker a decent quality of life and satisfactory financial stability for professional fulfillment. The relevance of the research to the field of education and research in educational public policies lies in the need to investigate, analyze, and disseminate research at the regional and local levels, such as this one, which focused on analyzing the municipality of Dourados/MS, with the temporal scope from the year of approval of Law No. 11.738/2008 to the year of entry of this researcher into the Postgraduate Program in Education (2020). It is considered research with a contribution to the area it is intended for, being able to fulfill the social role of providing theoretical subsidies to educational institutions, influencing the necessary decision-making for teacher valorization. Additionally, it can contribute to legitimizing debates, discussions, and concerns for future research.en
dc.description.resumoEsta tese de doutoramento traz em seu bojo o tema da política salarial docente e como objeto de investigação o vencimento e a remuneração, elementos que constituem a valorização da profissão docente. A pesquisa está inserida na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, situada no estado de Mato Grosso do Sul (MS). O objetivo geral consiste em: analisar a política salarial docente na rede pública municipal de ensino de Dourados, Mato Grosso do Sul, com foco no vencimento e remuneração, no período 2008-2020. Pauta-se nas orientações teórico-metodológicas de abordagem qualitativa e recorre à combinação das seguintes metodologias: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A pesquisa se desenvolveu na busca da resolução da seguinte questão: como é constituída a política salarial docente, por meio do vencimento e da remuneração, na rede pública municipal de Dourados/MS, entre os anos de 2008 a 2020? A partir do problema apresentado, tem-se como tese que a remuneração se constitui elemento essencial da profissão docente, pois, assim como as demais profissões, almeja-se que a remuneração garanta ao trabalhador qualidade de vida digna e estabilidade financeira satisfatória para a realização profissional. A relevância da pesquisa para o campo da educação e das pesquisas em políticas públicas educacionais consiste na necessidade de investigar, analisar e disseminar pesquisas em âmbito regional e local, como esta, que se dedicou a analisar o município de Dourados/MS, tendo como recorte temporal o ano de aprovação da Lei n.º 11.738/2008 ao ano de ingresso desta pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (2020). Considera-se uma pesquisa com contribuição para a área a que se destina, podendo cumprir com o papel social em trazer subsídios teóricos para as instâncias educacionais, influenciando na tomada de decisões necessárias à valorização docente. Ainda, pode contribuir para legitimar debates, discussões e inquietações para pesquisas futuras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-06-23T18:44:51Z No. of bitstreams: 1 FlaviaPaulaNogueiraAranda.pdf: 2116962 bytes, checksum: 05ad965f8735295c33bb9d8d45cf1a89 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-23T18:44:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FlaviaPaulaNogueiraAranda.pdf: 2116962 bytes, checksum: 05ad965f8735295c33bb9d8d45cf1a89 (MD5) Previous issue date: 2024-06-05en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectEducational policiesen
dc.subjectPolítica salarial docentept_BR
dc.subjectTeacher valorizationen
dc.subjectRemuneração docentept_BR
dc.subjectTeacher salary policyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePolítica salarial docente: valorização do profissional da rede pública municipal de Dourados/MS (2008–2020)pt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FlaviaPaulaNogueiraAranda.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.