Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6470
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Perboni, Fábio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2492061344859342 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernandes, Solange Jarcem | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Militão, Silvio Nunes | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Souza, Kellcia Rezende | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Alves , Andréia Vicência Vitor | pt_BR |
dc.creator | Aranda, Flávia Paula Nogueira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9511318789550956 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-23T18:44:51Z | pt_BR |
dc.date.available | 2024-06-21 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-06-23T18:44:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-06-05 | pt_BR |
dc.identifier.citation | ARANDA, Flávia Paula Nogueira. Política salarial docente: valorização do profissional da rede pública municipal de Dourados/MS (2008–2020). 2024. 215 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6470 | pt_BR |
dc.description.abstract | This doctoral thesis addresses the theme of teacher valorization based on the elements: education (initial and continuous), salary, career, and working conditions. It investigates the salary and remuneration, elements that constitute teacher valorization. The research is inserted into the research line of Policies and Management of Education, belonging to the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Grande Dourados, located in the state of Mato Grosso do Sul (MS). The general objective is to analyze the policy of teacher valorization in the municipal public education network of Dourados, Mato Grosso do Sul, focusing on salary and remuneration. It is based on qualitative theoretical and methodological approaches and resorts to the combination of the following methodologies: bibliographic research, documentary research, and field research. The research was developed in pursuit of resolving the following question: how is the policy of teacher valorization constituted, through salary and remuneration, in the municipal public network of Dourados/MS? From the presented problem, the thesis holds that remuneration is an essential element of teacher valorization, because, like other professions, it is aimed that remuneration ensures the worker a decent quality of life and satisfactory financial stability for professional fulfillment. The relevance of the research to the field of education and research in educational public policies lies in the need to investigate, analyze, and disseminate research at the regional and local levels, such as this one, which focused on analyzing the municipality of Dourados/MS, with the temporal scope from the year of approval of Law No. 11.738/2008 to the year of entry of this researcher into the Postgraduate Program in Education (2020). It is considered research with a contribution to the area it is intended for, being able to fulfill the social role of providing theoretical subsidies to educational institutions, influencing the necessary decision-making for teacher valorization. Additionally, it can contribute to legitimizing debates, discussions, and concerns for future research. | en |
dc.description.resumo | Esta tese de doutoramento traz em seu bojo o tema da política salarial docente e como objeto de investigação o vencimento e a remuneração, elementos que constituem a valorização da profissão docente. A pesquisa está inserida na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, situada no estado de Mato Grosso do Sul (MS). O objetivo geral consiste em: analisar a política salarial docente na rede pública municipal de ensino de Dourados, Mato Grosso do Sul, com foco no vencimento e remuneração, no período 2008-2020. Pauta-se nas orientações teórico-metodológicas de abordagem qualitativa e recorre à combinação das seguintes metodologias: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A pesquisa se desenvolveu na busca da resolução da seguinte questão: como é constituída a política salarial docente, por meio do vencimento e da remuneração, na rede pública municipal de Dourados/MS, entre os anos de 2008 a 2020? A partir do problema apresentado, tem-se como tese que a remuneração se constitui elemento essencial da profissão docente, pois, assim como as demais profissões, almeja-se que a remuneração garanta ao trabalhador qualidade de vida digna e estabilidade financeira satisfatória para a realização profissional. A relevância da pesquisa para o campo da educação e das pesquisas em políticas públicas educacionais consiste na necessidade de investigar, analisar e disseminar pesquisas em âmbito regional e local, como esta, que se dedicou a analisar o município de Dourados/MS, tendo como recorte temporal o ano de aprovação da Lei n.º 11.738/2008 ao ano de ingresso desta pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (2020). Considera-se uma pesquisa com contribuição para a área a que se destina, podendo cumprir com o papel social em trazer subsídios teóricos para as instâncias educacionais, influenciando na tomada de decisões necessárias à valorização docente. Ainda, pode contribuir para legitimar debates, discussões e inquietações para pesquisas futuras. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-06-23T18:44:51Z No. of bitstreams: 1 FlaviaPaulaNogueiraAranda.pdf: 2116962 bytes, checksum: 05ad965f8735295c33bb9d8d45cf1a89 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-23T18:44:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FlaviaPaulaNogueiraAranda.pdf: 2116962 bytes, checksum: 05ad965f8735295c33bb9d8d45cf1a89 (MD5) Previous issue date: 2024-06-05 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educational policies | en |
dc.subject | Política salarial docente | pt_BR |
dc.subject | Teacher valorization | en |
dc.subject | Remuneração docente | pt_BR |
dc.subject | Teacher salary policy | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Política salarial docente: valorização do profissional da rede pública municipal de Dourados/MS (2008–2020) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FlaviaPaulaNogueiraAranda.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.