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Tipo: Tese
Título: Professora Cleuza Campos Marques da Silva: trajetória profissional e de vida no município de Naviraí - MT/MS (1971- 2008)
Autor(es): Rodrigues, Giseli Tavares de Souza
Primeiro Orientador: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha, Maria Teresa Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Sá, Elizabeth Figueiredo de
metadata.dc.contributor.referee3: Campos, Míria Izabel
metadata.dc.contributor.referee4: Ziliani, Rosemeire de Lourdes
metadata.dc.contributor.referee5: Furtado, Alessandra Cristina
Resumo: Este estudo trata-se de uma pesquisa biográfica que contemplou a trajetória profissional e de vida de uma professora que atuou na Assistência Social ligada à Igreja Católica tornando-a também precursora na História da Educação de seu município. Deste modo, a pesquisa teve como intuito analisar a trajetória profissional e de vida da professora chamada Cleuza Campos Marques da Silva como uma forma de compreender parte da História da Educação de Naviraí, por meio do seu arquivo pessoal no período de 1971 a 2008. Os procedimentos teórico-metodológicos estiveram pautados na História Oral Temática e método empírico documental e as fontes foram coletadas no arquivo pessoal da professora colaboradora da pesquisa. Como fontes documentais: álbuns, fotos, jornais, certificados, pastas, quadros, banners entre outras, além da entrevista realizada com a professora Cleuza. Essas fontes foram analisadas, a partir dos conceitos eliasianos, entre os quais enfatizo os conceitos de: figuração, interdependência e relações de poder. Dessa forma, a tese corroborada nesta pesquisa revelou que a trajetória profissional e de vida da professora Cleuza Campos Marques da Silva, bem como os documentos arquivados por ela, ajudam a compreender parte do cenário histórico da educação e formação docente em Naviraí, tornando-a uma personagem central nessa conjuntura, e mostram como ela foi se constituindo nesse papel nos múltiplos espaços que ocupou e ajudou a formar. Esta tese indica ainda, que a história do povo naviraiense e sua educação têm sido construídas num processo de mudanças permeado por esforços coletivos com diferentes ideais, seguindo modelos educacionais trazidos pelos imigrantes que se instalaram no município, os quais foram estruturados e delineados conforme as necessidades e os interesses dos envolvidos com a educação de Naviraí. E deste modo, sinalizo que a vida privada e a vida pública da professora Cleuza, têm sido permeadas pelas nuances de poder e constituída por teias de interdependência, desde sua chegada a Naviraí até sua constituição na educação escolar e educação social perpetuada pelos espaços importantes dentro desses setores. Acrescento que a professora Cleuza, além de todos os seus contributos na educação escolar também tem ajudado a formar um protagonismo feminino na área da educação social frente a Assistência Social do município, através de suas ações de caridade, projetos e programas ligados à Igreja Católica. As análises também mostraram a importância dos arquivos pessoais, na sobrevivência das lembranças e memórias de experiências pessoais e profissionais que compõem as histórias de vida de professores, e no caso da professora em tela, seu arquivo pessoal dá visibilidade à vida, à sua trajetória profissional, às memórias e experiências construídas, e às organizações pedagógicas em determinado período, o que permitiu narrar um contexto importante na pesquisa em História da Educação no interior do estado.
Abstract: Este estudio es un estudio biográfico de la trayectoria profesional y vital de una profesora que trabajó en el sector de la Asistencia Social vinculada a la Iglesia Católica, lo que la convirtió en precursora de la historia de la educación en su municipio. De esta forma, la investigación pretendió analizar la trayectoria profesional y vital de una profesora llamada Cleuza Campos Marques da Silva como forma de comprender parte de la Historia de la Educación en Naviraí, a través de su archivo personal desde 1971 hasta 2008. Los procedimientos teórico-metodológicos se basaron en la Historia Oral Temática y en el método empírico documental, y las fuentes fueron recogidas del archivo personal de la profesora que colaboró en la investigación. Como fuentes documentales: álbumes, fotos, periódicos, certificados, carpetas, gráficos, pancartas, entre otros, así como la entrevista con la profesora Cleuza. Estas fuentes fueron analizadas utilizando conceptos eliasianos, entre ellos figuración, interdependencia y relaciones de poder. De esta forma, la tesis corroborada en esta investigación reveló que la trayectoria profesional y de vida de la profesora Cleuza Campos Marques da Silva, así como los documentos que archivó, ayudan a comprender parte del escenario histórico de la educación y de la formación de profesores en Naviraí, convirtiéndola en un personaje central de esta coyuntura, y muestran cómo se constituyó en este papel en los múltiples espacios que ocupó y ayudó a formar. Esta tesis también muestra que la historia del pueblo de Naviraí y su educación se ha construido en un proceso de cambio permeado por esfuerzos colectivos con diferentes ideales, siguiendo modelos educativos traídos por los inmigrantes que se asentaron en el municipio, los cuales se estructuraron y delinearon de acuerdo a las necesidades e intereses de los involucrados en la educación en Naviraí. De este modo, señalo que la vida privada y la vida pública de la profesora Cleuza han estado permeadas por los matices del poder y constituidas por redes de interdependencia, desde su llegada a Naviraí hasta su constitución en educadora escolar y educadora social perpetuada por los espacios importantes dentro de estos sectores. Yo añadiría que la profesora Cleuza, además de todas sus contribuciones a la educación escolar, también ha contribuido a formar un protagonismo femenino en el área de la educación social frente a la Asistencia Social del municipio, a través de sus acciones caritativas, proyectos y programas vinculados a la Iglesia Católica. Los análisis también mostraron la importancia de los archivos personales en la pervivencia de memorias y recuerdos de experiencias personales y profesionales que componen las historias de vida de los profesores, y en el caso de la profesora en cuestión, su archivo personal da visibilidad a su vida, a su trayectoria profesional, a los recuerdos y experiencias que construyó y a las organizaciones pedagógicas en un período determinado, lo que permitió narrar un contexto importante en la investigación de la historia de la educación en el interior del estado.
Palavras-chave: História da Educação
Historia de la educación
Abordagem biográfica
Enfoque biográfico
Arquivos pessoais
Archivos personales
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: RODRIGUES, Giseli Tavares de Souza. Professora Cleuza Campos Marques da Silva: trajetória profissional e de vida no município de Naviraí - MT/MS (1971- 2008). 2023. 164 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6471
Data do documento: 14-Nov-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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