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Tipo: Tese
Título: Consultoria colaborativa: contribuições da psicologia para a inclusão escolar
Autor(es): Pinheiro, Mary Cristina Olimpio
Primeiro Orientador: Silva, Aline Maira da
metadata.dc.contributor.referee1: Lourenço, Gerusa Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Capellini, era Lucia Messias Fialho
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Morgana de Fátima Agostini
metadata.dc.contributor.referee4: Nozu, Washington Cesar Shoiti
Resumo: A Consultoria Colaborativa Escolar (CCE) tem sido indicada como modelo que pode favorecer o processo de inclusão escolar pautado na abordagem de colaboração e no atendimento às especificidades dos alunos com deficiência, podendo envolver diferentes profissionais, entre eles, o psicólogo escolar. Considerando que políticas públicas estão sendo elaboradas com o objetivo de prever a inserção dos psicólogos no contexto escolar e, com isso, fortalecer a Psicologia Escolar na Educação Básica, a seguinte questão norteia o presente estudo: como a CCE promovida pelo psicólogo pode contribuir com a promoção de habilidades sociais e com o processo de inclusão escolar? O objetivo principal deste estudo foi avaliar a CCE oferecida pelo psicólogo, como forma de promover habilidades sociais. Trata-se de uma pesquisa colaborativa, com abordagem quanti-qualitativa, cujo locus foi uma escola municipal da rede regular de ensino de um município do estado de Mato Grosso do Sul. Participaram da investigação, oito professoras que atuavam junto a alunos com deficiência no Ensino Fundamental, sendo quatro professoras regentes e quatro professoras da Educação Especial. Por ser uma pesquisa colaborativa, a pesquisadora assumiu o papel de participante, responsável pela oferta da CCE em Psicologia. A coleta de dados ocorreu em três etapas: 1) levantamento de demandas; 2) planejamento e implementação da CCE; 3) avaliação da CCE. Para tanto foram utilizados quatro instrumentos: roteiros de entrevista semiestruturada; Questionário de Relações Interpessoais na Escola (QRI); questionário de avaliação dos encontros da CCE; e diário de campo. A oferta da CCE ocorreu por meio de encontros formativos, nos quais foram abordados 11 diferentes temas, a partir das demandas das professoras. Além disso, a CCE possibilitou a organização de 15 práticas construídas colaborativamente, as quais foram aplicadas nas salas de aula das participantes. Os dados quantitativos foram analisados utilizando estatística descritiva, e os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo, com auxílio do software Atlas.ti. Nas entrevistas aplicadas na primeira etapa da pesquisa, identificou-se que as demandas iniciais estavam relacionadas ao desejo de ampliar a formação; aprender sobre como melhorar os comportamentos desafiadores dos alunos; e também construir melhores relações entre os profissionais da escola, e entre escola e familiares. Na segunda etapa, 94% dos encontros formativos foram considerados “muito produtivos”, destacando os temas abordados, estratégias compartilhadas e trocas de experiências entre participantes. Os resultados do QRI, coletados antes e após a oferta da CCE, indicaram que a consultoria favoreceu a consolidação do conhecimento sobre promoção de habilidades sociais na escola e auxiliou na diversificação de práticas, incorporando atividades lúdicas como jogos, dinâmicas e contação de histórias. Nas entrevistas conduzidas após a CCE, as professoras refirmaram os aspectos positivos da CCE e destacaram que o processo oportunizou trocas efetivas entre as participantes, favorecendo a formação das professoras. Conclui-se que a CCE È um modelo eficaz para a atuação do psicólogo escolar, que possibilita a promoção das habilidades sociais e contribui com o processo de inclusão escolar.
Abstract: Collaborative Consultation in Schools (CCS) has been indicated as a model that can help the school inclusion process based on a collaborative approach and providing the specific needs of students with disabilities, involving different professionals, including school psychologists. Considering that public policies are being developed with the aim of foreseeing the addition of psychologists in the school context and, thereby, strengthening School Psychology in Basic Education, the following question guides the present study: how can CCS, promoted by the psychologist, contribute to the promotion of social skills and the school inclusion process? The main objective of this study was to evaluate CCS offered by the psychologist, as a way to promote social skills. It is a collaborative research, with a quantitative-qualitative approach, whose locus was a local school in the regular education system in a city in the state of Mato Grosso do Sul. Eight teachers who worked with students with disabilities in Elementary Education participated in the investigation, four regular teachers and four Special Education teachers. As it is a collaborative research, the researcher took on the role of participant, responsible for offering CCS in Psychology. Data collection occurred in three stages: 1) gather of demands; 2) planning and implementation of CCS; 3) evaluation of CCS. Therefore, four instruments were used: semi-structured interview scripts; Interpersonal Relations Questionnaire in school; evaluation questionnaire of CCS meetings; and field diary. CCS was offered through formative meetings, addressing eleven different themes based on the teachers' demands. In addition, CCS enabled the organization of 15 practices collaboratively built, which were applied in the participants' classrooms. Quantitative data were analyzed using descriptive statistics and qualitative data were subordinated to content analysis, aided by the Atlas.ti software. In the interviews applied in the first stage of the research, it was identified that the initial demands were related to the desire to expand training; learn about how to improve challenging behaviors of students; and also build better relationships among school professionals, and also between school and families. In the second stage, 94% of the formative meetings were considered "very productive", highlighting the themes addressed, shared strategies, and exchanges of experiences among participants. The results of the IRQ, collected before and after the offer of CCS, indicated that the consultation favored the consolidation of knowledge about promoting social skills in school and helped the diversification of practices, incorporating playful activities such as games, dynamics, and storytelling. In the interviews conducted after CCS, the teachers reaffirmed the positive aspects of CCS and highlighted that the process provided effective exchanges among participants, favoring the teachers' training. It was concluded that CCS is an effective model for the school psychologist's work, enabling the promotion of social skills and contributing to the school inclusion process.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Inclusive education
Pesquisa colaborativa
Collaborative research
Alunos com deficiência
Students with disabilities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: PINHEIRO, M. C. O. Consultoria colaborativa: contribuições da psicologia para a inclusão escolar . 2024. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6473
Data do documento: 22-Mar-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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