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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6475
Tipo: | Tese |
Título: | A relação entre ensino médio e trabalho como dispositivo de governo dos jovens em Mato Grosso do Sul (1961-2021) |
Autor(es): | Hilário, Wesley Fernando de Andrade |
Primeiro Orientador: | Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Roberto Rafael Dias da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Osório, Antônio Carlos do Nascimento |
metadata.dc.contributor.referee3: | Furtado, Alessandra Cristina |
metadata.dc.contributor.referee4: | Perboni, Fábio |
Resumo: | A relação entre ensino médio e trabalho consiste em um dispositivo de governo dos jovens em Mato Grosso do Sul que conduz à regulação de subjetividades que sustentam as racionalidades econômicas características da sociedade brasileira desde a segunda metade do século XX. Tal dispositivo exibe duas configurações históricas delineadas em regime de práticas que posicionam os jovens desse estado no contexto da estrutura capitalista. Esta foi a tese defendida na pesquisa cujo objetivo foi analisar as práticas discursivas e não discursivas que, entre 1961 e 2021, produziram a relação entre ensino médio e trabalho no estado de Mato Grosso do Sul, e as regulações subjetivas dos jovens desse estado aí implicadas. A delimitação temporal abrange desde a criação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que não incluía o trabalho como princípio formativo do nível médio, até a publicação de um documento curricular orientador do ensino médio de Mato Grosso do Sul. Foram analisados diversos documentos, como textos publicados no jornal O Progresso, leis, currículos escolares, pronunciamentos políticos e dados estatísticos, sem estabelecer hierarquia entre eles, considerando-se sua produtividade indistinta. Utilizou-se os conceitos teórico-metodológicos de Michel Foucault, como dispositivo, enunciado, subjetividade e governo. Realizou-se uma história genealógica, de inspiração foucaultiana, problematizando práticas sob a perspectiva das relações de saber-poder. Inicialmente, analisou-se a origem e a emergência da relação entre ensino médio e trabalho, observando-se as lutas sociais e institucionais para escolarizar os jovens de Mato Grosso na perspectiva do trabalho e governá-los segundo a racionalidade liberal. Durante a década de 1960, houve uma incitação à necessidade de ofertar aos jovens uma escola articulada ao trabalho, frente à democratização da escola pública. Contudo, isso só se concretizou a partir de 1971, no contexto da Ditadura Civil-Militar, com a oferta de cursos técnico-profissionais que visavam constituir um capital humano qualificado para o nacional-desenvolvimentismo, mas que pouco contribuíram para solucionar os problemas da época. Em 1982, diante do fracasso desse modelo, implementou-se a oferta dual nas escolas de ensino médio, que perdurou até meados da década seguinte. A partir de 1996, a relação entre ensino médio e trabalho foi atravessada pela lógica neoliberal, direcionando o governo da população juvenil nessa racionalidade. Os enunciados analisados quanto a esse período evidenciam a subjetivação dos jovens como sujeitos que devem se autogerenciar, tornando-se autônomos, flexíveis e responsáveis por seus percursos de vida. Essa dinâmica reflete a constituição de um capital humano, onde o mercado de trabalho é o eixo norteador das ações individuais e concorrenciais. Por outro lado, identificaram-se resistências empreendidas pelos sujeitos, manifestas também na política, como possibilidades de invenção de outra realidade para os jovens sul-mato-grossenses. Até 2021, com a execução de um “novo” ensino médio, o trabalho conforma seu programa formativo, sendo o eixo central e manifestando-se de diversas formas. Historicamente, a relação entre ensino médio e trabalho em Mato Grosso do Sul tem sido composta por elementos heterogêneos, constituindo uma rede que captura os jovens, direcionando o governo de suas subjetividades em termos mercadológicos. |
Abstract: | The relationship between secondary education and work in Mato Grosso do Sul serves as a governance mechanism for the youth, influencing their subjectivities in a way that supports the economic rationalities typical of Brazilian society since the latter half of the 20th century. This governance mechanism has historically taken two forms, shaped by specific practices that position the state's youth at the context of the capitalist structure. This was the central thesis of research aimed at analyzing the discursive and non-discursive practices that, from 1961 to 2021, shaped the relationship between secondary education and work in Mato Grosso do Sul, and the related subjective regulations of the youth. The timeframe of the study spans from the enactment of the first Law of Guidelines and Bases of National Education, which did not incorporate work as a foundational principle of secondary education, to the publication of a guiding curriculum document for secondary education in Mato Grosso do Sul. The research analyzed a variety of documents, including newspaper articles, laws, school curricula, political statements, and statistical data, treating all sources as equally significant to understand their productivity. The theoretical and methodological frameworks of Michel Foucault, such as apparatus, statement, subjectivity, and governance, were employed. A genealogical history inspired by Foucault was conducted, questioning practices from the perspective of knowledge-power relations. Initially, the origin and emergence of the relationship between secondary education and work were analyzed, noting the social and institutional struggles to educate the youth of Mato Grosso in the perspective of work and govern them according to liberal rationality. During the 1960s, there was a push towards offering youth education aligned with work due to the democratization of public schooling. However, this only materialized from 1971 during the Civil-Military Dictatorship, with the provision of technical-professional courses aimed at forming a qualified human capital for developmental nationalism, which, however, did little to solve the problems of the time. In 1982, following the failure of this model, a dual offering in secondary schools was implemented, which lasted until the mid-next decade. From 1996 onwards, the relationship between secondary education and work was influenced by neoliberal logic, directing the governance of the youth population within this rationality. The analyzed statements from this period show the subjectivation of the youth as individuals who must self-manage, becoming autonomous, flexible, and responsible for their life paths. This dynamic reflects the formation of human capital where the job market is the guiding axis of individual and competitive actions. Meanwhile, resistance efforts by individuals, also evident in politics, have emerged as possibilities for creating a different reality for the youth of Mato Grosso do Sul. By 2021, with the implementation of a "new" secondary education, work forms the core of its formative program, manifesting in various ways. Historically, the relationship between secondary education and work in Mato Grosso do Sul has been composed of heterogeneous elements, forming a network that captures the youth, directing the governanceof their subjectivities in market terms. |
Palavras-chave: | História genealógica Genealogical history Ensino médio e trabalho High school and work relationship Dispositivo Dispositif |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | HILÁRIO, W. F. A. A relação entre ensino médio e trabalho como dispositivo de governo dos jovens em Mato Grosso do Sul (1961-2021). 2024. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6475 |
Data do documento: | 6-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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