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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6476
Tipo: | Tese |
Título: | Educação do corpo e civilidade no território federal de Ponta Porã (1944-1946) |
Autor(es): | Silva, Shirley Ferreira Marinho |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Magda Carmelita Sarat |
metadata.dc.contributor.referee1: | Honorato, Tony |
metadata.dc.contributor.referee2: | Queiroz, Paulo Roberto Cimó |
metadata.dc.contributor.referee3: | Furtado, Alessandra Cristina |
metadata.dc.contributor.referee4: | Pessanha, Eurize Caldas |
metadata.dc.contributor.referee5: | Campos, Miria Izabel |
Resumo: | O desafio desta tese de doutorado é compreender como, no Território Federal de Ponta Porã (TFPP), se deu a educação do corpo em diálogo com a teoria processual de Norbert Elias, a partir de condutas e códigos de comportamentos construídos e estabelecidos em diferentes configurações e espaços, de forma a possibilitar um processo civilizador para a região. Esta pesquisa de Doutorado em Educação está ancorada na linha de pesquisa História, Memória e Sociedade do programa de Pós-graduação (PPGEDU) da UniversidadeFederal da Grande Dourados (UFGD/FAED). O objetivo geral da pesquisa foi problematizar e analisar como o Território Federal de Ponta Porã estabeleceu uma educação do corpo, no período de 1944 a 1946. Disto emergiram objetivos específicos: identificar e analisar o processo e o contexto histórico, fronteiriço, político, geográfico, educacional e social; identificar a educação do corpo como objeto de pesquisa e categoria historiográfica; analisar a educação do corpo por meio da teoria processual de Norbert Elias empreendida entre 1944 a 1946, conforme o Relatório do Território Federal de Ponta Porã (RFPP). A pesquisa tem como fonte principal esse Relatório, ainda pouco estudado, e que foi elaborado pelo governador após a extinção do Território em 18 de setembro de 1946. Alguns microfilmes e o jornal Gazeta Oficial da década de 1940 publicado em Ponta Porã, da Coleção do Território Federal do Centro de Documentação Regional da Universidadde Federal da Grande Dourados (CDR/UFGD), também foram utilizados como fontes. Trata-se de uma pesquisa que tem a educação do corpo como categoria historiográfica com o lócus na fronteira Brasil-Paraguai. O trabalho abrangeu o período de duração do Território Federal de Ponta Porã (1944 a 1946), quando foram intensificadas diversas ações do governo varguista. O projeto dos Territórios se justificaria diante da população local, porquanto as regiões selecionadas para a criação dos Territórios, consideradas atrasadas, e “sertão” vazio por serem fronteira, precisava de nacionalidade e proteção do governo. Assim, o programa da Marcha para Oeste se encaixava nessas regiões, levando à execução dos projetos. Ainda que se corresse o risco de cancelamento das obras por falta de recursos financeiros, pode-se afirmar que a criação do TFPP proporcionou considerável avanço para a região. O referencial teórico adotado está firmado na teoria processual de Norbert Elias (1897-1990), cujas obras baseiam-se em relações de poder, comportamentos e configurações, controle e autocontrole das emoções dos indivíduos. Recorro aos conceitos de interdependência, civilidade, controle e autocontrole. Para analisar o Relatório do Território Federal de Ponta Porã e as práticas corporais civilizadoras busquei indícios na escola, na saúde, nos clubes esportivos, igrejas, desfiles cívicos e bandas de música da guarda da cidade. Deste modo, percebe-se um processo educativo e formativo direcionado ao corpo dos indivíduos daquela região, por meio de novas vivências e experiências que foram sendo internalizadas e que naturalizaram determinados comportamentos moldando a consciência e a personalidade de cada indivíduo. Tais comportamentos alinhavam-se à proposta do governo varguista em formar uma nação de indivíduos fortes e saudáveis, além de incutir um sentimento nacionalista e patriota. |
Abstract: | The challenge of this doctoral thesis is to understand how the education of the body took place in the Federal Territory of Ponta Porã (FTPP), in dialogue with the procedural theory of Norbert Elias based on conduct and codes of behavior relating to the body, constructed, and established in different configurations and spaces, to enable a civilizing process for the region. This Doctorate in Education research is anchored in the History, Memory, and Society research line of the Postgraduate program (PPGEDU) at Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/FAED). The main objective of the research is to problematize and analyze how the FTPP established an education of the body, in the period from 1944 to 1946. As specific objectives: identify and analyze the historical, border, political, geographic, educational, and social process and context; identify the education of the body as an object of research and historiographical category; analyze the education of the body through the procedural theory of Norbert Elias undertaken between 1944 and 1946, according to the Relatório Federal de Ponta Porã (RFPP) (1944-1946). The main source of the research is this Report that is still little studied and “was prepared by the governor after the extinction of the Territory on September 18th, 1946. Some microfilms and the newspaper Gazeta Oficial from the 1940s published in Ponta Porã, from the Federal Territory Collection of UFGD’s Regional Documentation Center were also used as sources. This is a piece of research, which has body education as a historiographic category with the locus on the Brazil-Paraguay border. The study covered the period of the FTPP (1944 to 1946) and several actions by the Vargas government were intensified. The territory project would justify itself to the local population because the regions selected for the creation of the territories, considered backward, empty backlands, as they were borders, needed nationality and government protection. Thus, the Marcha para Oeste program fit into these regions, leading to the execution of the projects. Even though there was a risk of canceling the works due to lack of financial resources, it can be said that the creation of the FTPP provided considerable progress to the region. The theoretical framework adopted is based on Norbert Elia’s procedural theory (1897-1990), his works are based on power relations, behaviors and configurations, control and self-control of individuals' emotions. The concepts of interdependence, civility, control, and self-control were used. To analyze the RFPP and civilizing bodily practices, I looked for evidence in schools, health care system, sports clubs, churches, civic parades, and city guard bands. This way, we can see an educational and training process directed at the individuals’ bodies in that region, through new experiences that were internalized and that naturalized certain behaviors, shaping the consciousness and personality of each individual. Such behaviors were in line with the Vargas government's proposal to form a nation of strong and healthy individuals, in addition to instilling a nationalist and patriotic feeling. |
Palavras-chave: | Educação do corpo Body education Norbert Elias Norbert Elias Território Federal de Ponta Porã Relatório federal de Ponta Porã |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Shirley Ferreira Marinho. Educação do corpo e civilidade no território federal de Ponta Porã (1944-1946). 2024. 157 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6476 |
Data do documento: | 28-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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