Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/648
Tipo: Dissertação
Título: Memórias e trajetórias de professores egressos do curso de magistério da escola “Menodora Fialho de Figueiredo” de Dourados (1971-2001)
Autor(es): Silva, Maria do Carmo Campos da Silva
Primeiro Orientador: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Reinaldo dos
metadata.dc.contributor.referee2: Sá, Elizabeth Figueiredo de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as trajetórias de professores egressos do Curso de Magistério da Escola Estadual ―Menodora Fialho de Figueiredo‖, do município de Dourados, Mato Grosso do Sul, no período de 1971 a 2001. A delimitação temporal começa com o ano de 1971, por marcar o início do curso de formação de professores nessa instituição de ensino, e encerra em 2001, pelo término do Curso de Magistério na Escola e o ano de conclusão da última turma de formandos. Nesta pesquisa utilizaram-se aportes teórico-metodológicos provenientes da interdisciplinaridade entre Educação, História e História da Educação. A parte bibliográfica tomou como base textos sobre História Cultural, História da Educação, Formação de Professores, Memória e História Oral. Para a construção do objeto e desenvolvimento da pesquisa, foi necessário se apropriar de documentos do arquivo da Escola, como as pastas de ex-alunos e antigos professores do Curso de Magistério, as listas de matrículas, os livros de registros de diplomas, diários oficiais, fotografias, entre outros. Na perspectiva da História Oral foi empregada a técnica da entrevista, com a realização de entrevistas temáticas com os professores egressos do Curso de Magistério da Escola ―Menodora Fialho de Figueiredo‖, por meio de um roteiro semiestruturado. A primeira parte do texto contém uma contextualização do espaço onde a escola está instalada, o Estado de Mato Grosso do Sul e a cidade de Dourados, a fim de articular o espaço e o tempo da realidade local com as razões sociais, políticas, econômicas, culturais e educacionais que levaram à instalação de curso público de formação de professores. A segunda parte aborda a história da instalação e consolidação da Escola "Menodora", e também a trajetória do Curso de Magistério, oferecido por 30 anos na instituição. A terceira parte apresenta a análise das entrevistas com os depoentes formados nesse curso de formação e destaca vários aspectos das trajetórias educacionais pesquisados. O resultado delineia a trajetória dos professores egressos do primeiro curso de formação de professores da rede pública da cidade de Dourados, onde são destacadas as razões para a escolha do curso e lembranças marcantes sobre os professores do curso, as disciplinas, as atividades práticas e amizades.
Abstract: This work aims to analyze the trajectories of the egresses of course to teaching profession of the Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, in the city of Dourados, in the period from 1971 to 2001. The year 1971 marks the beginning the course teacher training in this school and 2001 was the end of the course and the year of completion of the last graduating class. In this research it was used of the theoretical-methodological contributions from interdisciplinarity between Education, History and History of Education. The bibliographic part took as the basis the texts on Cultural History, History of Education, Teacher Training, Memory and Oral History. For the construction and development of the research, it were necessary researches in file documents, such as the folders of old alumni and former teachers of the teaching profession, the lists of registrations, the books of records of diplomas, Official Journals, photographs, among others. From the perspective of Oral History was used the technique to interview, conducting thematic interviews with teachers graduates of course to teaching profession of Escola Menodora Fialho de Figueiredo, by means of a semi-structured interview. The first part presents a contextualization of space where the school is installed, the State of Mato Grosso do Sul and the Dourados city, in order to articulate the space and time of the local reality with the social, political, economic, cultural and education reasons that led to the installation of public course of teacher training. The second part broaches the history of installation and consolidation of school "Menodora" and also the trajectory of the teaching course, offered for thirty years in the school. The third part presents the analysis of the interviews with the respondents graduated in this training course, and highlights several aspects of the educational trajectories surveyed. The result delineates the trajectory of the graduates of the first public course teachers training in the city of Dourados, where are highlighted the reasons for choice of the course and striking memories about teachers of the course, the disciplines, the practical activities and friendships.
Palavras-chave: Formação de professores
Teacher education
Educação - magistério
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SILVA, Maria do Carmo Campos da Silva. Memórias e trajetórias de professores egressos do curso de magistério da escola “Menodora Fialho de Figueiredo” de Dourados (1971-2001). 2013. -- f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/648
Data do documento: 25-Abr-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariadoCarmoCamposdaSilvaSilva.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.