Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aranda, Maria Alice de Mirandapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155809586937730pt_BR
dc.contributor.referee1Bigarella , Nadiapt_BR
dc.contributor.referee2Perboni , Fabiopt_BR
dc.creatorSilva , Anna Karolina de Freitaspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4480292999682408pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-24T19:21:01Zpt_BR
dc.date.available2024-06-24pt_BR
dc.date.available2025-06-24T19:21:01Zpt_BR
dc.date.issued2024-05-24pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, A. K. F. A atuação do coordenador pedagógico na implementação do novo ensino médio na rede estadual de ensino de Dourados-MS. 2024. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6481pt_BR
dc.description.abstractThe master’s Dissertation is part of the “Education Policies and Management” Research Line of the Graduate Program in Education at the Faculty of Education of the Federal University of Grande Dourados (PPGEdu/FAED/UFGD) and is linked to a broader study entitled “The High School Reform with Law No. 13.415/2017: paths of implementation in the state and federal High School networks of Mato Grosso do Sul.” It intersects these two themes. The general objective is to analyze the role of the pedagogical coordinator in the process of implementing the New High School (NEM) in the State Education Network, focusing on schools located in the Municipality of Dourados, in the state of Mato Grosso do Sul. The research object is the role of the pedagogical coordinator in the New High School, covering the period from 2017 to 2022. The methodology adopted is a qualitative approach, involving bibliographic, documentary, and field research. The social relevance of the Dissertation is based on two points: the scarcity of studies on the role of the pedagogical coordinator in the New High School; and its aim to contribute to the training and qualification of these professionals, understanding their role in managing the High School reform. The statements highlighted the challenges faced by this professional in their daily routine, as much of their time is consumed in organizing bureaucratic issues that do not align with their responsibilities. As a result, the coordinator becomes a school manager, managing all processes to meet administrative and increasingly fewer pedagogical demands. The coordinator is urged to maintain a democratic stance, promoting participatory management. However, the question arises as to how to demand this stance in the face of implementing a reform introduced without proper debate with society. This creates another challenge for the pedagogical coordinator, who finds themselves mediating a process permeated by controversies and uncertainties. The answer to the guiding question shows, through the analyses conducted in the research, that the pedagogical coordination plays an essential and multifaceted role in this educational transition process. Through the analysis of the collected information, it became evident that the pedagogical coordination assumes the responsibility of leading and facilitating the implementation of the curricular and methodological changes required by the New High School. Thus, the role of the pedagogical coordinator is vital to ensure that the guidelines of the New High School are effectively incorporated into the school routine, even in the face of adversities and resistance encountered.en
dc.description.resumoA Dissertação de Mestrado está inserida na Linha de Pesquisa “Políticas e Gestão da Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/FAED/UFGD) e vinculada a um estudo mais amplo intitulado “A reforma do Ensino Médio com a Lei n. 13.415/2017: percursos da implementação nas redes estadual e federal de Ensino Médio do Mato Grosso do Sul”. Realizando uma intersecção entre as duas temáticas. O objetivo geral é analisar a atuação do coordenador pedagógico no processo de implementação do Novo Ensino Médio (NEM) na Rede Estadual de Ensino, com enfoque em escolas localizadas no Município de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul. O objeto de pesquisa é a atuação do coordenador pedagógico no Novo Ensino Médio, abrangendo o período de 2017 a 2022. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A relevância social da Dissertação está pautada em dois pontos, sendo eles: a escassez de estudos sobre a atuação do coordenador pedagógico no Novo Ensino Médio; segundo, por seu objetivo de contribuir para a formação e capacitação desses profissionais, compreendendo seu papel na gestão da reforma do Ensino Médio. As falas evidenciaram os desafios enfrentados por esse profissional em sua rotina diária, uma vez que grande parte de seu tempo é consumido na organização de questões burocráticas que não se alinham às suas atribuições. Como resultado, o coordenador vira um gerente da escola, gerenciando todos os processos para atender às demandas administrativas e cada vez menos pedagógicas. O coordenador é instigado a manter uma postura democrática, promovendo uma gestão participativa. No entanto, surge o questionamento sobre como demandar essa postura diante da implementação de uma reforma que foi introduzida sem o devido debate com a sociedade. Isso cria mais um desafio para o coordenador pedagógico, que se vê na posição de mediar um processo permeado por controvérsias e incertezas. A resposta à questão norteadora demonstra nas análises realizadas perante a pesquisa, que a coordenação pedagógica desempenha um papel essencial e multifacetado nesse processo de transição educacional. Através da análise das informações coletadas, ficou evidente que a coordenação pedagógica assume a responsabilidade de liderar e facilitar a implementação das mudanças curriculares e metodológicas exigidas pelo Novo Ensino Médio. Assim, a atuação do coordenador pedagógico se mostra vital para garantir que as diretrizes do Novo Ensino Médio sejam efetivamente incorporadas ao cotidiano escolar, mesmo diante das adversidades e resistências encontradas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-06-24T19:21:01Z No. of bitstreams: 1 AnnaKarolinaFreitasSilva.pdf: 3046310 bytes, checksum: 0b01ee8ad3b3e5620b469bfb431ced3d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-24T19:21:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AnnaKarolinaFreitasSilva.pdf: 3046310 bytes, checksum: 0b01ee8ad3b3e5620b469bfb431ced3d (MD5) Previous issue date: 2024-05-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica e gestão escolarpt_BR
dc.subjectSchool policy and managementen
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical coordinationen
dc.subjectReforma do ensino médiopt_BR
dc.subjectHigh School reformen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA atuação do coordenador pedagógico na implementação do novo ensino médio na rede estadual de ensino de Dourados-MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnnaKarolinaFreitasSilva.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.