Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6483
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Troquez, Marta Coelho Castro | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9142624348818516 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Furlan, Cássia | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Medeiros, Heitor Queiroz de | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Thaise da | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Santos, Reinaldo dos | pt_BR |
dc.creator | Carneiro, Daftali Jefferson Sobral | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4541356157671427 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-24T20:32:53Z | pt_BR |
dc.date.available | 2024-04-30 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-06-24T20:32:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-04-30 | pt_BR |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Daftali Jefferson Sobral. Línguas e culturas no currículo das escolas indígenas municipais de Dourados no contexto da BNCC. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6483 | pt_BR |
dc.description.abstract | Since the Federal Constitution of 1988, indigenous people have guaranteed the right to a differentiated education with the use of their own learning processes and the use of their mother tongues, however the imposition of the BNCC has brought many challenges to indigenous schools. The aim, therefore, was to answer the question: What is the place given to indigenous languages and cultures for Indigenous Schools to reformulate their curricula in the context of the National Common Curricular Base? To this end, we used qualitative research using documentary analysis and semi-structured interviews, seeking, based on the data produced, to carry out analyzes on benefits and/or setbacks that the BNCC context can bring to Indigenous School Education. As for the results, it was possible to verify that the imposition of the BNCC in the curricular reformulation of municipal indigenous schools in the Indigenous Reserve of Dourados/MS has caused changes in the educational practice of these schools in the sense that, in order to contemplate the BNCC, it was necessary to make adaptations in there. The BNCC began to exert a strong influence on school curricula, causing tensions in the opposite direction to that of “curricular decolonization/decolonization”, proposed in this research through “Critical Interculturality”. | en |
dc.description.resumo | A partir da Constituição Federal de 1988, os indígenas garantiram o direito a uma educação diferenciada com o uso de processos próprios de aprendizagem e a utilização de suas línguas maternas, porém a imposição da BNCC tem trazido muitos desafios às escolas indígenas. Pretendeu-se, portanto, responder à questão: Qual o lugar dado às línguas e culturas indígenas para que as Escolas Indígenas reformulem seus currículos no contexto da Base Nacional Comum Curricular? Para tal, utilizamos a pesquisa qualitativa com recurso à análise documental e entrevistas semiestruturadas, buscando, a partir dos dados produzidos, realizar análises, sobre benefícios e/ou retrocessos que o contexto da BNCC pode trazer à Educação Escolar Indígena. Quanto aos resultados, foi possível verificar, que a imposição da BNCC na reformulação curricular das escolas indígenas municipais da Reserva Indígena de Dourados/MS tem provocado mudanças na prática educacional dessas escolas no sentido de que, para contemplar a BNCC, foi preciso fazer adaptações nos seus currículos. A BNCC passou a exercer forte influência nos currículos das escolas, provocando tensões no sentido oposto ao da “descolonização/decolonização curricular”, proposto nesta pesquisa pela via da “Interculturalidade Crítica”. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-06-24T20:32:53Z No. of bitstreams: 1 DaftaliJeffersonSobralCarneiro.pdf: 1299251 bytes, checksum: 29acd23ead79c1a2591980a1725dab82 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-24T20:32:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DaftaliJeffersonSobralCarneiro.pdf: 1299251 bytes, checksum: 29acd23ead79c1a2591980a1725dab82 (MD5) Previous issue date: 2024-04-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.subject | Indigenous school education | en |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | BNCC | en |
dc.subject | Línguas e culturas indígenas | pt_BR |
dc.subject | Indigenous languages and cultures | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Línguas e culturas no currículo das escolas indígenas municipais de Dourados no contexto da BNCC | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DaftaliJeffersonSobralCarneiro.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.