Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Troquez, Marta Coelho Castropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9142624348818516pt_BR
dc.contributor.referee1Furlan, Cássiapt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Heitor Queiroz dept_BR
dc.contributor.referee3Silva, Thaise dapt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Reinaldo dospt_BR
dc.creatorCarneiro, Daftali Jefferson Sobralpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4541356157671427pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-24T20:32:53Zpt_BR
dc.date.available2024-04-30pt_BR
dc.date.available2025-06-24T20:32:53Zpt_BR
dc.date.issued2024-04-30pt_BR
dc.identifier.citationCARNEIRO, Daftali Jefferson Sobral. Línguas e culturas no currículo das escolas indígenas municipais de Dourados no contexto da BNCC. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6483pt_BR
dc.description.abstractSince the Federal Constitution of 1988, indigenous people have guaranteed the right to a differentiated education with the use of their own learning processes and the use of their mother tongues, however the imposition of the BNCC has brought many challenges to indigenous schools. The aim, therefore, was to answer the question: What is the place given to indigenous languages and cultures for Indigenous Schools to reformulate their curricula in the context of the National Common Curricular Base? To this end, we used qualitative research using documentary analysis and semi-structured interviews, seeking, based on the data produced, to carry out analyzes on benefits and/or setbacks that the BNCC context can bring to Indigenous School Education. As for the results, it was possible to verify that the imposition of the BNCC in the curricular reformulation of municipal indigenous schools in the Indigenous Reserve of Dourados/MS has caused changes in the educational practice of these schools in the sense that, in order to contemplate the BNCC, it was necessary to make adaptations in there. The BNCC began to exert a strong influence on school curricula, causing tensions in the opposite direction to that of “curricular decolonization/decolonization”, proposed in this research through “Critical Interculturality”.en
dc.description.resumoA partir da Constituição Federal de 1988, os indígenas garantiram o direito a uma educação diferenciada com o uso de processos próprios de aprendizagem e a utilização de suas línguas maternas, porém a imposição da BNCC tem trazido muitos desafios às escolas indígenas. Pretendeu-se, portanto, responder à questão: Qual o lugar dado às línguas e culturas indígenas para que as Escolas Indígenas reformulem seus currículos no contexto da Base Nacional Comum Curricular? Para tal, utilizamos a pesquisa qualitativa com recurso à análise documental e entrevistas semiestruturadas, buscando, a partir dos dados produzidos, realizar análises, sobre benefícios e/ou retrocessos que o contexto da BNCC pode trazer à Educação Escolar Indígena. Quanto aos resultados, foi possível verificar, que a imposição da BNCC na reformulação curricular das escolas indígenas municipais da Reserva Indígena de Dourados/MS tem provocado mudanças na prática educacional dessas escolas no sentido de que, para contemplar a BNCC, foi preciso fazer adaptações nos seus currículos. A BNCC passou a exercer forte influência nos currículos das escolas, provocando tensões no sentido oposto ao da “descolonização/decolonização curricular”, proposto nesta pesquisa pela via da “Interculturalidade Crítica”.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-06-24T20:32:53Z No. of bitstreams: 1 DaftaliJeffersonSobralCarneiro.pdf: 1299251 bytes, checksum: 29acd23ead79c1a2591980a1725dab82 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-24T20:32:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DaftaliJeffersonSobralCarneiro.pdf: 1299251 bytes, checksum: 29acd23ead79c1a2591980a1725dab82 (MD5) Previous issue date: 2024-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectIndigenous school educationen
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectBNCCen
dc.subjectLínguas e culturas indígenaspt_BR
dc.subjectIndigenous languages and culturesen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleLínguas e culturas no currículo das escolas indígenas municipais de Dourados no contexto da BNCCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DaftaliJeffersonSobralCarneiro.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.