Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6484
Tipo: | Dissertação |
Título: | Perspectivas de professores sobre a comunicação entre a família dos estudantes com deficiência e a escola |
Autor(es): | Moura, Débora Militão Trindade |
Primeiro Orientador: | Silva, Aline Maira da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cia, Fabiana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nozu, Washington Cesar Shoiti |
Resumo: | A relevância da relação entre a família de estudantes com deficiência e a escola tem sido indicada em estudos na área de Educação Especial, pois esses ambientes constituem a vida do estudante e ambos são responsáveis por seu aprendizado e desenvolvimento. De maneira geral, a escola irá se relacionar com os familiares durante toda a trajetória acadêmica e, nesse sentido, a comunicação entre a família dos estudantes com deficiência e os profissionais que atuam no ambiente escolar torna-se um dos fatores essenciais como busca por estratégias para contribuir com o processo de inclusão escolar. Em vista disso, as questões norteadoras do estudo são: como acontece a comunicação entre família e escola, na perspectiva de professores? Como a comunicação pode contribuir para a construção da parceria colaborativa entre familiares e professores? O estudo tem como objetivo geral analisar como ocorre a comunicação entre os familiares dos estudantes com deficiência e a escola, na perspectiva de professores. Para tanto, foi desenvolvido estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Os participantes foram professores do Ensino Fundamental I, de escolas regulares da rede municipal, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul: seis professoras regentes que lecionam em turmas nas quais estão matriculados estudantes com deficiência; seis professoras de apoio; e seis professoras que atuam em salas de recursos multifuncionais. Como procedimento de coleta de dados, foram realizadas entrevistas, por meio de roteiro semiestruturado, e os dados foram analisados por meio de análise temática. Os resultados foram organizados em sete eixos temáticos: meios/canais para a comunicação entre a família e a escola; assuntos/conteúdos abordados na comunicação com os familiares; atitudes/comportamentos adotados na comunicação com os familiares; objetivos a serem alcançados na comunicação com os familiares; participação dos familiares no processo de ensino e aprendizagem, avaliação quanto ao processo de comunicação com os familiares; e formas para melhorar a comunicação entre família e escola. Os resultados evidenciaram que as professoras têm diferentes perspectivas quanto à comunicação. Enquanto as professoras regentes indicaram que os familiares não buscam pela comunicação com a escola, as professoras de apoio relataram a necessidade de intensificar a abertura ao diálogo com essas famílias. Por sua vez, as professoras das salas de recursos multifuncionais apontaram assumir o papel de estabelecer relações próximas com os familiares. Além disso, os resultados mostraram que os professores necessitam de formação inicial e continuada sobre a relação família e escola, para favorecer o planejamento de estratégias capazes de aproximar os familiares do ambiente escolar e, mais especificamente, do processo de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | The significance of the relationship between the families of students with disabilities and the school has been highlighted in studies within the field of Special Education, as these environments constitute the student's life and are both responsible for their learning and development. Generally, the school will interact with the families throughout the entire academic journey, and, in this sense, communication between the families of students with disabilities and the professionals working in the school environment becomes one of the essential factors in seeking strategies to contribute to the process of school inclusion. Thus, the guiding questions of the study are: how does communication between family and school occur, from the perspective of teachers? How can communication contribute to building a collaborative partnership between families and teachers? The general objective of the study is to analyze how communication occurs between the families of students with disabilities and the school, from the perspective of teachers. For this purpose, a descriptive study with a qualitative approach was developed. The participants were primary school teachers from regular schools in the municipal network, located in the state of Mato Grosso do Sul: six lead teachers who teach classes with enrolled students with disabilities; six support teachers; and six teachers who work in multifunctional resource rooms. Data collection was conducted through interviews using a semi-structured script, and the data were analyzed through thematic analysis. The results were organized into seven thematic areas: means/channels for communication between family and school; subjects/content addressed in communication with families; attitudes/behaviors adopted in communication with families; objectives to be achieved in communication with families; family participation in the teaching and learning process; evaluation of the communication process with families; ways to improve communication between family and school. The results showed that teachers have different perspectives on communication. While lead teachers indicated that families do not seek communication with the school, support teachers reported the need to intensify openness to dialogue with these families. Meanwhile, teachers in multifunctional resource rooms pointed out that they assume the role of establishing close relationships with families. Additionally, the results showed that teachers need initial and continuous training on the family-school relationship to facilitate the planning of strategies capable of bringing families closer to the school environment and, more specifically, to the teaching and learning process. |
Palavras-chave: | Relação família-escola Family-school relationship Inclusão escolar School inclusion Educação especial Special education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | MOURA, Débora Militão Trindade. Perspectivas de professores sobre a comunicação entre a família dos estudantes com deficiência e a escola. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6484 |
Data do documento: | 15-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DéboraMilitãoTrindadeMoura.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.