Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Perboni, Fabiopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2492061344859342pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Andreia Vicência Vitorpt_BR
dc.contributor.referee2Arévalos, José Manuel Silveropt_BR
dc.creatorNogueira, Isadora de Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7265217048751489pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-24T21:08:32Zpt_BR
dc.date.available2024-07-01pt_BR
dc.date.available2025-06-24T21:08:32Zpt_BR
dc.date.issued2024-06-13pt_BR
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Isadora de Souza. A influência dos organismos internacionais nas políticas de formação inicial de professores dos primeiros anos de escolarização no Brasil e Paraguai. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6486pt_BR
dc.description.abstractThis research is linked to the Postgraduate Program in Education of the Faculty of Education (PPGEdu/FAED) of the Federal University of Grande Dourados (UFGD) and the network research Basic Education in Mercosul countries, with funding from the Foundation for Support of Education, Science and Technology of Mato Grosso do Sul (FUNDECT) and inserted in the research line of Policies and Management of Education. Its theme is the analysis of the influence of international organizations on the initial teacher training of early years of schooling in Brazil and Paraguay, member countries of the Southern Common Market (Mercosul). The general objective of the investigation is to reflect on the existence of influence of international organizations on the teacher training policies of the early years in Brazil and Paraguay. The specific objectives are to characterize the World Bank, the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) and the United Nations Children's Fund (UNICEF), and to present the conceptions of globalization and international organizations; to analyze the conceptions of initial teacher training in Brazil and Paraguay; to examine the documents of the World Bank, UNESCO and UNICEF with proposals for teacher education in Brazil and Paraguay. The methodology relies on a qualitative approach, using bibliographic and documentary research. The focus on legislation is based on the current constitutions, national educational laws, and resolutions regarding teacher training in both countries. As a result, it has been observed that the influence of international organizations on teacher training policies in Brazil and Paraguay has evolved beyond the financial control exercised through loans. There is a noticeable control over the decisions made by the states through their role as intellectual actors by means of research, data generation, reports, and the implementation of actions for education in Brazil and Paraguay. The documents produced by international organizations have strengthened a technicist logic in education, aiming to meet market interests through educational privatization, blaming teachers for school failure, encouraging students to pay fees in public institutions, and promoting the reduction of educational investment.en
dc.description.resumoEsta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (PPGEdu/FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a pesquisa em rede A educação básica em países do Mercosul, com fomento da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), e inserida na linha de pesquisa de Políticas e Gestão da Educação. Tem como tema a análise da influência de organismos internacionais na formação inicial docente dos anos iniciais de escolarização no Brasil e no Paraguai, países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul). O objetivo geral da investigação é refletir sobre a existência de influência de organismos internacionais nas políticas de formação de professores dos anos iniciais do Brasil e do Paraguai. Os objetivos específicos são: caracterizar o Banco Mundial, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e apresentar as concepções de globalização e organismos internacionais; analisar as concepções de formação de professores dos anos iniciais no Brasil e no Paraguai; examinar os documentos do Banco Mundial, da UNESCO e do UNICEF com propostas para a formação de educadores no Brasil e no Paraguai. A metodologia conta com uma abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental. O foco nas legislações se deu a partir das constituições vigentes, leis educacionais nacionais e resoluções referentes à formação de professores de ambos os países. Como resultado, observou-se que a influência dos organismos internacionais nas políticas de formação docente no Brasil e Paraguai tem evoluído para além do controle financeiro exercido por intermédio de empréstimos, observa-se um controle sobre as decisões tomadas pelos Estados através da atuação como atores intelectuais por meio de pesquisas, geração de dados, relatórios e implementação de ações para a educação no Brasil e no Paraguai. Os documentos produzidos pelos organismos internacionais têm fortalecido uma lógica tecnicista na educação, a fim de atender os interesses do mercado através da privatização educacional, culpabilização docente pelo fracasso escolar, incentivo do pagamento de taxas pelos estudantes em instituições públicas e fomento a redução de investimento educacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-06-24T21:08:32Z No. of bitstreams: 1 IsadoradeSouzaNogueira.pdf: 1274756 bytes, checksum: ae82853ddd17b5c1209b4c1f10b28fe5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-24T21:08:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IsadoradeSouzaNogueira.pdf: 1274756 bytes, checksum: ae82853ddd17b5c1209b4c1f10b28fe5 (MD5) Previous issue date: 2024-06-13en
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrganismos internacionaispt_BR
dc.subjectInternational organizationsen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectBrazilen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA influência dos organismos internacionais nas políticas de formação inicial de professores dos primeiros anos de escolarização no Brasil e Paraguaipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IsadoradeSouzaNogueira.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.