Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6486
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Perboni, Fabio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2492061344859342 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, Andreia Vicência Vitor | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Arévalos, José Manuel Silvero | pt_BR |
dc.creator | Nogueira, Isadora de Souza | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7265217048751489 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-24T21:08:32Z | pt_BR |
dc.date.available | 2024-07-01 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-06-24T21:08:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-06-13 | pt_BR |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Isadora de Souza. A influência dos organismos internacionais nas políticas de formação inicial de professores dos primeiros anos de escolarização no Brasil e Paraguai. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6486 | pt_BR |
dc.description.abstract | This research is linked to the Postgraduate Program in Education of the Faculty of Education (PPGEdu/FAED) of the Federal University of Grande Dourados (UFGD) and the network research Basic Education in Mercosul countries, with funding from the Foundation for Support of Education, Science and Technology of Mato Grosso do Sul (FUNDECT) and inserted in the research line of Policies and Management of Education. Its theme is the analysis of the influence of international organizations on the initial teacher training of early years of schooling in Brazil and Paraguay, member countries of the Southern Common Market (Mercosul). The general objective of the investigation is to reflect on the existence of influence of international organizations on the teacher training policies of the early years in Brazil and Paraguay. The specific objectives are to characterize the World Bank, the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) and the United Nations Children's Fund (UNICEF), and to present the conceptions of globalization and international organizations; to analyze the conceptions of initial teacher training in Brazil and Paraguay; to examine the documents of the World Bank, UNESCO and UNICEF with proposals for teacher education in Brazil and Paraguay. The methodology relies on a qualitative approach, using bibliographic and documentary research. The focus on legislation is based on the current constitutions, national educational laws, and resolutions regarding teacher training in both countries. As a result, it has been observed that the influence of international organizations on teacher training policies in Brazil and Paraguay has evolved beyond the financial control exercised through loans. There is a noticeable control over the decisions made by the states through their role as intellectual actors by means of research, data generation, reports, and the implementation of actions for education in Brazil and Paraguay. The documents produced by international organizations have strengthened a technicist logic in education, aiming to meet market interests through educational privatization, blaming teachers for school failure, encouraging students to pay fees in public institutions, and promoting the reduction of educational investment. | en |
dc.description.resumo | Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (PPGEdu/FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a pesquisa em rede A educação básica em países do Mercosul, com fomento da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), e inserida na linha de pesquisa de Políticas e Gestão da Educação. Tem como tema a análise da influência de organismos internacionais na formação inicial docente dos anos iniciais de escolarização no Brasil e no Paraguai, países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul). O objetivo geral da investigação é refletir sobre a existência de influência de organismos internacionais nas políticas de formação de professores dos anos iniciais do Brasil e do Paraguai. Os objetivos específicos são: caracterizar o Banco Mundial, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e apresentar as concepções de globalização e organismos internacionais; analisar as concepções de formação de professores dos anos iniciais no Brasil e no Paraguai; examinar os documentos do Banco Mundial, da UNESCO e do UNICEF com propostas para a formação de educadores no Brasil e no Paraguai. A metodologia conta com uma abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental. O foco nas legislações se deu a partir das constituições vigentes, leis educacionais nacionais e resoluções referentes à formação de professores de ambos os países. Como resultado, observou-se que a influência dos organismos internacionais nas políticas de formação docente no Brasil e Paraguai tem evoluído para além do controle financeiro exercido por intermédio de empréstimos, observa-se um controle sobre as decisões tomadas pelos Estados através da atuação como atores intelectuais por meio de pesquisas, geração de dados, relatórios e implementação de ações para a educação no Brasil e no Paraguai. Os documentos produzidos pelos organismos internacionais têm fortalecido uma lógica tecnicista na educação, a fim de atender os interesses do mercado através da privatização educacional, culpabilização docente pelo fracasso escolar, incentivo do pagamento de taxas pelos estudantes em instituições públicas e fomento a redução de investimento educacional. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-06-24T21:08:32Z No. of bitstreams: 1 IsadoradeSouzaNogueira.pdf: 1274756 bytes, checksum: ae82853ddd17b5c1209b4c1f10b28fe5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-24T21:08:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IsadoradeSouzaNogueira.pdf: 1274756 bytes, checksum: ae82853ddd17b5c1209b4c1f10b28fe5 (MD5) Previous issue date: 2024-06-13 | en |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Organismos internacionais | pt_BR |
dc.subject | International organizations | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Brazil | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A influência dos organismos internacionais nas políticas de formação inicial de professores dos primeiros anos de escolarização no Brasil e Paraguai | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IsadoradeSouzaNogueira.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.