Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6489
Tipo: Dissertação
Título: Educação, inclusão e acessibilidade: proposta de avaliação de acessibilidade em escolas indígenas (Dourados - MS)
Autor(es): Marques, Josyele Moreira
Primeiro Orientador: Santos, Reinaldo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Aline Maira da
metadata.dc.contributor.referee2: Rezende, Maria Aparecida
metadata.dc.contributor.referee3: Nozu, Washington Cesar Shoiti
metadata.dc.contributor.referee4: Dutra, Fábio Mascarenhas
Resumo: A acessibilidade na escola indígena para o aluno indígena com deficiência, remete a um campo amplo de conceitos e valores que possam interferir efetivamente no acesso à educação escolar. Dentre essas as dificuldades de a família indígena compreender a necessidade de seus filhos estarem estudando em uma escola comum e não apenas recebendo a educação familiar. Entretanto, para obter um conhecimento eficaz sobre essa questão, torna-se necessário o desenvolvimento de um procedimento avaliativo que atenda a uma sequência de técnicas cientificamente pré-estabelecidas e que possam atender a futuras novas pesquisas sobre a temática da educação e acessibilidade indígena. O que levou a se adaptar um protocolo de avaliação de acessibilidade em escolas indígenas para ser usado em questões relacionadas do como atender a criança indígena, diante de suas necessidades especificas de atenção educacional frente a suas deficiências, e para tanto se fez necessário a análise da aplicação de um protocolo de avaliação da acessibilidade em escolas indígenas, tendo para esse intuito como objetivo de pesquisa desenvolver um protocolo de avaliação de acessibilidade em escolas indígenas para ser usado pelos próprios usuários (gestores, coordenadores e professores). Para isso foi utilizado como referencial teórico Bruno, Kraemer, Rossato, Souza, dentre outros, em uma abordagem metodológica prescritiva, propositiva e analítica por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo com levantamentos de dados sobre a aplicação de um protocolo de acessibilidade nas escolas indígenas do município de Dourados-MS, em que foi coletado mediante a sua aplicação, resultados que favorecem o conhecimento da comunidade em relação ao que há tanto de adequações de espaços físicos como de metodologias assertivas que favoreçam a acessibilidade do aluno com deficiência no contexto educacional. Em que se constatou como conclusão da pesquisa, a falta de estrutura física e organizacional destes atendimentos. Bem como das dificuldades da prestação de atendimento devido as precariedades do ambiente interno que se vivencia na Reserva Indígena Francisco Horta de Dourados-MS. Bem como de se considerar eficaz o uso do protocolo de avaliação para a obtenção dos resultados aqui apresentados.
Abstract: Accessibility at indigenous schools for indigenous students with disabilities refers to a broad field of concepts and values that can effectively interfere with access to school education. Among these are the difficulties for indigenous families to understand the need for their children to be studying in a common school and not just receiving family education. However, to obtain effective knowledge on this issue, it is necessary to develop an evaluation procedure that meets a sequence of scientifically pre-established techniques and that can meet future new research on the topic of indigenous education and accessibility. This led to the adaptation of an accessibility assessment protocol in indigenous schools to be used on issues related to how to serve indigenous children, given their specific needs for educational attention in the face of their disabilities, and for this purpose it was necessary to analyze the application of an accessibility assessment protocol in indigenous schools, with the research objective of developing an accessibility assessment protocol in indigenous schools to be used by the users themselves (managers, coordinators and teachers). For this, Bruno, Kraemer, Rossato, Souza, among others, was used as a theoretical framework, in a prescriptive, propositional and analytical methodological approach through bibliographical, documentary and field research with data collection on the application of an accessibility protocol in indigenous schools in the municipality of Dourados-MS, in which results were collected through its application that favor the community's knowledge in relation to both the adaptation of physical spaces and assertive methodologies that favor the accessibility of students with disabilities in the context educational. In which the research concluded, the lack of physical and organizational structure of these services. As well as the difficulties in providing care due to the precarious internal environment experienced in the Francisco Horta de Dourados-MS Indigenous Reserve. As well as considering the use of the evaluation protocol to be effective in obtaining the results presented here.
Palavras-chave: Educação
Education
Acessibilidade
Accessibility
Escolas indígenas
Indigenous schools
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: MARQUES, Josyele Moreira. Educação, inclusão e acessibilidade: proposta de avaliação de acessibilidade em escolas indígenas (Dourados – MS). 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6489
Data do documento: 6-Jul-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JosyeleMoreiraMarques.pdf919,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.